Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fan de 120mm com LEDs queimados. A ventoinha funciona, pode usar mesmo assim?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Tenho uma Fan traseira de 120mm da AKASA, ela tem mais de 10 anos de uso, com LEDs Azuis, fui ligar o computador hoje, mas esses LEDS não ligaram, parece que queimaram, mas a ventoinha está funcionando normalmente e na velocidade de 1700 RPM. Posso continuar utilizando essa FAN sem problemas de dar defeito na minha placa-mãe?

 

Não senti nenhum cheiro de queimado.

1700 RPM é a velocidade normal dessa ventoinha.

Não sei o modelo, mas é de acrílico transparente ventoinha e no suporte.

 

É bem parecida com essa da foto, mas de cor transparente meio azulada.

 

image.png.155934e0091db85bc79170ed76f3bdda.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Pedroou

5 minutos atrás, Pedroou disse:

Você pode tentar descobrir qual é o fio de led e simplesmente tirar ele. Ela está conectada diretamente na placa-mãe?

Não causa dano, deve ter queimado por conta do tempo de uso, já são 10 anos...

 

Sim, está conectado na entrada AUX_FAN da placa-mãe, se não me engano são 3 pinos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Pedroou

15 minutos atrás, Pedroou disse:

Se descobrir qual fio alimenta o led, pode tirar ele. Mas deixar assim não será um problema.

Não te entendi, é realmente necessário eu cortar o fio que alimenta LED? Porque não sei qual deles é e você recomenda isso pra todo mundo? Tem que cortar mesmo? Porque?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Não precisa cortar, é só pra não ficar passando corrente onde não precisa.

41 minutos atrás, knraf2 disse:

e você recomenda isso pra todo mundo?

Até hoje não tinha visto um post similar ao seu, apenas em parte dos leds queimando, e como eram novos recomendei tentar troca.

É a mesma ideia de deixar o carregador na tomada sem estar usando, ele fica passando uma corrente mínima, mas não estraga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Pedroou disse:

Você pode tentar descobrir qual é o fio de led e simplesmente tirar ele. 

 

Citação

Não te entendi, é realmente necessário eu cortar o fio que alimenta LED?

 

Não tem fio exclusivo para o LED nestes modelos de fan com LED de cor fixa, o LED é ligado pelos mesmos fio ( + e -) que alimenta o motor do fan, ou o LED queimou (afinal era "velhinho) ou o resistor limitador de corrente para o LED queimou.

 

Pela foto (do fan verde) da para ver que o cabo só tem 3 fios - preto, amarelo, vermelho, correspondentes a negativo, +12V,  sensor de RPM do fan. Não corte nada, e nem precisa fazer nada.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...