Ir ao conteúdo

o que é ' overclock '?

Ir à solução Resolvido por Goner,

Posts recomendados

Postado

possuo varias duvidas sobre pc, e surgem mais cada vez que eu pesquiso sobre algo, e uma delas hoje é sobre esse tal de 'overclock', o que seria isso? e como funciona?  

(off topic: Hoje desmontei meu PC e montei de volta pela primeira vez e foi um sucesso 😄 tirando a parte em que puxei a parte da frente do gabinete e acabei torando o cabo conectado ao botão de ligar, sorte que tenho outro gabinete velho em casa, só isso mesmo kk valeu)

• Solução
Postado

Aumentar a frequência de certo componente acima do padrão definido pela fabricante.

Eu por exemplo tenho um Ryzen 5 3600 que por padrão opera até 4.2GHz mas a maior parte do tempo fica a 4GHz, fazendo overclock consigo subir a frequência pra 4.6GHz tendo maior ganho de performance, mas pra isso você precisa ter uma placa-mãe que tenha capacidade disso e ter conhecimento já que vai precisar mexer com tensões e vai aumentar a temperatura, necessitante de um método de arrefecimento

A mesma lógica se aplica pra memórias RAM e Placas de vídeo, com exceção de que na placa de vídeo você não precisa de uma placa-mãe compatível, é só fazer

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, jeisyellen1 disse:

@Goner resumindo é um recurso utilizado para aumentar a potencia do processador/ram?

A "potência" é resultado da corrente elétrica multiplicada pela diferença de potencial elétrico (ou "tensão"). Normalmente um overclock aumenta a potência, mas as vezes é possível fazer undervolt (diminuir a tensão) e overclock ao mesmo tempo. Nesse caso o processador fica mais rápido, mas com menor potência porque roda com menor tensão. Já em overclocks muito agressivos não tem jeito, a potência aumenta exponencialmente para um pequeno incremento de clock.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!