Ir ao conteúdo

Qual processador devo escolher?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, tudo bem com vocês? Bom, espero que sim!

Minha dúvida é a seguinte, estou montando um PC novo, na verdade um upgrade de placa-mãe + ram + processador, e eu já estou com o kit quase inteiro só falta o processador, no caso eu tenho 16gb DDR5 4800mhz e uma Gigabyte B760M Aorus Elite AX DDR5, a questão é que eu não sei qual processador seria o melhor custo beneficio uma vez que meu alvo é o i5 13400, mas eu já cogitei o 13600k e até mesmo o i7 12700. Não pretendo fazer overclock então série k pra mim é tanto faz (óbvio que em uma boa promoção eu pegaria um) mas também pretendo montar o melhor setup "high end" até 1500/2000$ (preço do processador).

Qual a opinião de vocês?

Um adendo que futuramente pretendo usar 2x 16gb 4800mhz e uma RTX 3060 ou equivalente até o final do ano, não sei se isso interfere nas sugestões.

Desde já agradeço.

Postado

13600K não é só desbloqueado pra OC, possui mais núcleos e clock maior que o 13400

Ele é a melhor opção pra você

Não recomendo nada colocar uma 3060 com um setup desses. No mínimo uma 4070 TI

Postado

Aí entra outra dúvida minha, o 13600K vem sem cooler, então eu teria que comprar um, porém não poderia ser um tão caro já que não vou fazer overclock acho que não preciso de nada muito exagerado nesse quesito, ou o 13600k em uso sem over é meio esquentadinho também?

Postado
4 minutos atrás, Fael727 disse:

Aí entra outra dúvida minha, o 13600K vem sem cooler, então eu teria que comprar um, porém não poderia ser um tão caro já que não vou fazer overclock acho que não preciso de nada muito exagerado nesse quesito, ou o 13600k em uso sem over é meio esquentadinho também?

Todos os processadores da 13 geração esquentam consideravelmente, o 13600K vem sem cooler justamente por precisar de um bom arrefecimento

O 13400 pode chegar até 154W de consumo com Turbo Boost e o 13600K até 180W com Turbo

Recomendo pegar no mínimo um AK400 mas para ter temperaturas baixas em qualquer situação é melhor um AK620

Postado

Eu vou usar o computador pra um uso misto de edição, jogos, solidworks, sem overclock, então creio que o ak400 é suficiente pra manter temperaturas normais? O padrão que considero normal é o mesmo que cooler inbox (de 35 a 75 graus a depender do uso).

Postado
agora, Fael727 disse:

Eu vou usar o computador pra um uso misto de edição, jogos, solidworks, sem overclock, então creio que o ak400 é suficiente pra manter temperaturas normais? O padrão que considero normal é o mesmo que cooler inbox (de 35 a 75 graus a depender do uso).

Não sei te dar a performance exata mas creio que em stress deve chegar nos 100C, em uso normal deve operar entre 60-70C

• Solução
Postado

DeepCool AG620 tem o mesmo desempenho do AK620 - em alguns testes chega baixar ~1 grau - R$ 329,90

36 minutos atrás, Fael727 disse:

... o ak400 é suficiente pra manter temperaturas normais? O padrão que considero normal é o mesmo que cooler inbox (de 35 a 75 graus a depender do uso).

O AK400 consegue manter no "normal"  do 13600K - que é na faixa dos 80 em uso intensivo (ex. Blender), porém o CPU mantem o clock e performance nestas temperatura.

image.png.d3890bb95847c7e6990fb86f2711f129.png

Teste do Hardware Canucks, em jogos fica na casa dos 60 graus com o AK400.

Um detalhe: não informaram a temperatura ambiente durante o testes, mas deve ser AC a 22 graus.

O cooler acima do AK400 é o AK620 o qual o AG620 - mais barato: iguala na performance.

Postado

Esse AG620 no caso pro meu uso então, provavelmente manteria sempre na casa dos 70 graus em uso intenso no meu cenário? Aliás, sou meio leigo quando a coolers que não sejam inbox, qualquer um desses 3 que eu comprar é totalmente compatível com o kit 13600k + b760m aorus?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!