Ir ao conteúdo

Como ajusto a tensão do processador na placa-mãe TUF B660M D4?

Ir à solução Resolvido por lionlucas,

Posts recomendados

Postado

Buenas mestres. 
Montei uma maquina com essa ASUS tuf b660m d4 , i5 13600k. 
Atualizei a BIOS dela pra funcionar a 13ª geração. 
A default BIOS seta a tensão do processador em mais de 1.4v, ocasionando altas temperaturas em idle(60º+).
alguém tem ideia do que da pra fazer pra baixar a tensão sem perder desempenho?

• 2 semanas depois...
Postado

@1lokos @Goner  então. as configuraçoes default da BIOS ativam o TURBO MODE, o que faz o processador trabalhar sempre em 5.1GHZ, com vcore em 1.4v. 
Acho que tem algo errado. Meu antigo processador 10400f trabalhava com o TURBO BOOST porém a tensão não passava de 1.05v. 
Não é normal rodar a 1.4v um processador. Certamente vai perder vida util com o tempo. Ja tentei muita coisa e ainda não descobri se tem solução ou se o 13600k é feito pra ser assim mesmo. Aí comprei uma bomba, deveria ter pegado 13400. Paguei um 13600k pra ter desempenho de 11400.

Postado
1 hora atrás, lionlucas disse:

@1lokos @Goner  então. as configuraçoes default da BIOS ativam o TURBO MODE, o que faz o processador trabalhar sempre em 5.1GHZ, com vcore em 1.4v. 
Acho que tem algo errado. Meu antigo processador 10400f trabalhava com o TURBO BOOST porém a tensão não passava de 1.05v. 
Não é normal rodar a 1.4v um processador. Certamente vai perder vida util com o tempo. Ja tentei muita coisa e ainda não descobri se tem solução ou se o 13600k é feito pra ser assim mesmo. Aí comprei uma bomba, deveria ter pegado 13400. Paguei um 13600k pra ter desempenho de 11400.

É normal, meu R5 3600 em stock bate 1.5v

Creio que não seja normal para intel, sua placa-mãe pode estar sim exagerando nas tensões

Undervolt é a melhor solução como já te foi indicado, e em que mundo você tá vendo um 13600K com performance de 11400?

Se você pega uma CPU que consome 200W fácil tem que investir em bom arrefecimento, thermal throttle é puramente culpa sua

• Curtir 1
Postado

@Goner por mais que tenha uma refrigeração boa, rodar um processador i5 a 1.4v afeta a vida util dele, pelo menos é o que dizem. o ponto que quero chegar é diminuir a tensão e não a temperatura. se a tensão estiver segura (1,00 - 1,3v) e a temperatura estiver alta, tudo bem, eu refrigero minha maquina. mas primeiro preciso resolver essa tensão alta demais.

48 minutos atrás, Goner disse:

Undervolt é a melhor solução como já te foi indicado, e em que mundo você tá vendo um 13600K com performance de 11400?

Se eu pego um 13600k pra rodar a 3.5GHZ, visto que não vou dar uma de louco e deixar rodando a 1.4v, no benchmark do CPU-Z não chega a 7000 pontos. um 11400 atinge isso.

Postado
4 minutos atrás, lionlucas disse:

@Goner por mais que tenha uma refrigeração boa, rodar um processador i5 a 1.4v afeta a vida util dele, pelo menos é o que dizem. o ponto que quero chegar é diminuir a tensão e não a temperatura. se a tensão estiver segura (1,00 - 1,3v) e a temperatura estiver alta, tudo bem, eu refrigero minha maquina. mas primeiro preciso resolver essa tensão alta demais.

Se eu pego um 13600k pra rodar a 3.5GHZ, visto que não vou dar uma de louco e deixar rodando a 1.4v, no benchmark do CPU-Z não chega a 7000 pontos. um 11400 atinge isso.

E de onde você tá tirando que 1.4 vai matar seu processador? Ele chega nisso em stock, é só pesquisar.

image.png.da510968f933d0aa334f9194274a5e0f.png

image.png.65d5ba28a9fa895c3d0bdea3b7166efe.png

Inclusive como eu já disse a placa-mãe pode estar exagerando nas tensões padrões, você precisa fazer undervolt, mas sua afirmação de que vai matar sua CPU está errada.

• Curtir 2
Postado

@Goner pode ser que em uso extremo chegue perto de 1.4v. porém em IDLE ele fica nisso, claro que prejudica. e o undervolt acaba diminuindo a performance. deve ter alguma opcao na BIOS pra resolver isso, mas ate agora nada...

@Goner nesse mesmo topico da imagem q você postou, o cara disse q em stock o 13900k dele roda em 1.3v. sem chances um 13600k rodar a 1.4v.

Postado
1 hora atrás, lionlucas disse:

@Goner pode ser que em uso extremo chegue perto de 1.4v. porém em IDLE ele fica nisso, claro que prejudica. e o undervolt acaba diminuindo a performance. deve ter alguma opcao na BIOS pra resolver isso, mas ate agora nada...

@Goner nesse mesmo topico da imagem q você postou, o cara disse q em stock o 13900k dele roda em 1.3v. sem chances um 13600k rodar a 1.4v.

Não cara, não prejudica. Tensões altas em IDLE são normais quando a placa-mãe tá exagerando nas tensões, se você fizer um teste de stress vai ver a tensão descer rapidinho.

Ah, e não reparei quando disse que undervolt diminui a performance, outra vez, você está COMPLETAMENTE ERRADO. Undervolt diminui consumo de energia, tensão e mantém a mesma performance ou até superior.

Meu R5 3600 em stock em stress fica operando entre 1.2-1.25V (IDLE oscila entre 1.3 e 1.5v) a 4075MHz, consigo utilizar meu chip a 1.05V a 4.2GHz diminuindo temperatura e tensão e aumentando a performance

• Curtir 1
Postado

Outro complemento: O cara respondeu num tópico sobre a tensão do 13600K, em momento nenhum ele disse que o I9 desse opera dessa forma.

• Curtir 1
Postado

Esses vídeos é sobre under-volt  para 1.2v  e overclock num i5-13600K numa ASUS Z690, tenta com os mesmos ajustes do FVIR configuration, no seu caso ignore os ajustes de overclock.

Citação

I use voltage offsets in the BIOS.

overclocked undervolt profile (-40mv cores, -20mv ring)

undervolt profile (at stock clocks) (-115 mv cores, -90mv ring)

The cache/ring ratio is left at auto

Sem overclock, diminuiu o consumo e até ganhou performance.

O i5-13600K de baixo no gráfico é de algum review.

image.png.1dab8efcb1e811353ff5a711b791806e.png 

Esse para 1,18v - com overclock menor.

16 horas atrás, lionlucas disse:

Meu antigo processador 10400f trabalhava com o TURBO BOOST porém a tensão não passava de 1.05v. 

O i5-10400F é litografia 14nm. 

O i5-13600K é litografia Intel7 (10 nm).

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Goner disse:

Não cara, não prejudica. Tensões altas em IDLE são normais quando a placa-mãe tá exagerando nas tensões, se você fizer um teste de stress vai ver a tensão descer rapidinho.

Ah, e não reparei quando disse que undervolt diminui a performance, outra vez, você está COMPLETAMENTE ERRADO. Undervolt diminui consumo de energia, tensão e mantém a mesma performance ou até superior.

Meu R5 3600 em stock em stress fica operando entre 1.2-1.25V (IDLE oscila entre 1.3 e 1.5v) a 4075MHz, consigo utilizar meu chip a 1.05V a 4.2GHz diminuindo temperatura e tensão e aumentando a performance

Tu diz que não prejudica, mas usuarios do forum da ASUS , da intel e do reddit afirmam o contrario. assim como tu usou a opiniao de uma pessoa dizendo que 1.3 - 1.4v é normal em jogos pesados, tem outras opinioes que diferem. Fiz teste de stress e a tensão não desce, estou te dizendo que ela fixa em 1.4v e não sai dali por nada. 
Não estou errado, voce não entende o que se passa. O undervolt em placas B660 que não foram feitas para overclock ocasiona perda de desempenho. https://rog-forum.ASUS.com/t5/previous-forum/b660-i-performance-drop-with-voltage-offset-undervolting/td-p/907293
Não é só comigo. Parece ser um problema com esse modelo de placa-mãe. Por isso estou até cogitando trocar ela por uma superior.

@Goner

3 horas atrás, Goner disse:

Outro complemento: O cara respondeu num tópico sobre a tensão do 13600K, em momento nenhum ele disse que o I9 desse opera dessa forma.

O cara afirmou que o 13900k dele opera em stock com 1.3v, então como um 13600 operaria em 1.4 ? 

@1lokos valeu mestre, vou dar uma olhada

@1lokos então como falei pro Goner, quando faço o undervolt de forma manual igual o vídeo, acabo perdendo desempenho. Fiz o bench no CPUZ, sem undervolt pega mais de 9mil pontos, se eu ajusto manualmente a tensão pra menos, a pontuação cai pra 6 ou 7 mil. Vi comentarios sobre "IA CEP", que ocasiona essa perda de desempenho nesses modelos de placa B. Se souber de algo sobre me avisa.

• 4 meses depois...
Postado

@lionlucas  boa noite Amigo, tudo bem? pode me tirar uma duvidazinha, eu tenho o mesmo processador, i5 13600k +16gb de ram, placa-mãe TUF GAMINH B660M-PLUS D4, FONTE RIOTOURO 750W 80PLUS BRONZE, (comprada em 2018) e um cooler AIR BOREAS E1 410 LITE, sobre o processo da Foto que foi sua solução, eu fiz o processo, porém uma duvida, na parte que pede para colocar o "-" menos negativo, é apenas isso mesmo ne, não preciso colocar 0,1 ou 0,15? ja vai automatico quando coloco negativo?  

Fiz esse processo da foto e no cinebench r23 peguei 20502 pontos, e a temperatura ficou em 100graus, sabe o que posso fazer pra melhorar isso? 

imagem_2023-08-07_214042014.png

imagem_2023-08-07_214145055.png

• Curtir 1
Postado

@CatiorroCrente boa noite, tem que mudar pro microcode 0x104 na sessão tweakers paradise, depois alterar ambos global core svid e cache svid pra offset mode e no campo de baixo "-", depois vai testando que cada processador chega num nível diferente mesmo sendo o mesmo modelo. Mas já adianto que vai ser entre 0,12500 e 0,15000 pelo que tenho visto na internet. O meu ficou estável em 0,15000. Nem tente pôr um em cada valor, os 2 tem que ser o mesmo, é a mesma trilha do vrm, então tem que alterar os dois iguais pra fazer efeito.

@CatiorroCrente

• Curtir 1
Postado

@Renato88

13 minutos atrás, Renato88 disse:

@CatiorroCrente boa noite, tem que mudar pro microcode 0x104 na sessão tweakers paradise, depois alterar ambos global core svid e cache svid pra offset mode e no campo de baixo "-", depois vai testando que cada processador chega num nível diferente mesmo sendo o mesmo modelo. Mas já adianto que vai ser entre 0,12500 e 0,15000 pelo que tenho visto na internet. O meu ficou estável em 0,15000. Nem tente pôr um em cada valor, os 2 tem que ser o mesmo, é a mesma trilha do vrm, então tem que alterar os dois iguais pra fazer efeito.

@CatiorroCrente

Renato boa noite, eu testei essas configurações aqui  e o teste ficou em 80 graus no maximo,  queria saber se ficou bom, se esta seguro usar ou devo me preocupar? ou ta ruim e tem algo errado? (desculpe se ficou confusa minha resposta, não sei usar muito bem esse site)

@Renato88 @lionlucas  boa noite Amigo, tudo bem? pode me tirar uma duvidazinha, eu tenho o mesmo processador, i5 13600k +16gb de ram, placa-mãe TUF

novo.PNG

novo2.PNG

novo3.PNG

novo4.PNG

Postado

@CatiorroCrente tá bom sim, o meu é um 13600k com um watercooler masterliquid 120 simples 1 fan e chega a 95 nesse teste, isso com undervolt de 0,15000. Mas isso é devido ao meu watercooler ser fraco e o gabinete pequeno. Pra você ter certeza que tá estável, roda um OCCT, pesquisa no Google, é um teste de estabilidade pra over ou under. Se rodar a Mei horinha, depois só testar nos jogos que você gosta e já era

Postado
2 minutos atrás, Renato88 disse:

@CatiorroCrente tá bom sim, o meu é um 13600k com um watercooler masterliquid 120 simples 1 fan e chega a 95 nesse teste, isso com undervolt de 0,15000. Mas isso é devido ao meu watercooler ser fraco e o gabinete pequeno. Pra você ter certeza que tá estável, roda um OCCT, pesquisa no Google, é um teste de estabilidade pra over ou under. Se rodar a Mei horinha, depois só testar nos jogos que você gosta e já era

As tensão ficaram estáveis? e a pontuação do cinebench também? a ultima foi 10085.

Como vou saber  se o teste do OCCT foi bom? desde ja agradeço a ajuda 

(baixo print do BF2042)

imagem_2023-08-07_224306764.png

Postado

@CatiorroCrente a pontuação tá extremamente baixa, não tinha reparado. Com esse processador tem que ser entre 22 mil e alguma coisa e 23 mil e alguma coisa. Sobre o OCCT é só deixar ele rodando no padrão, se finalizar e não acusar erro tá tudo certo. Mas antes você tem que ver o porquê a pontuação do cinebench ficou tão baixa, você alterou o microcode? Isso é importante.

Postado
13 horas atrás, Renato88 disse:

@CatiorroCrente a pontuação tá extremamente baixa, não tinha reparado. Com esse processador tem que ser entre 22 mil e alguma coisa e 23 mil e alguma coisa. Sobre o OCCT é só deixar ele rodando no padrão, se finalizar e não acusar erro tá tudo certo. Mas antes você tem que ver o porquê a pontuação do cinebench ficou tão baixa, você alterou o microcode? Isso é importante.

Bom dia Renato, realmente ficou baixo aqui, eu fui na BIOS liguei o microcode e continuou, vou fazer as alterações novamente, uma duvida, o modo turbo no processo fica ativado? 

Postado

@CatiorroCrente Eu vou ter que olhar na minha BIOS quando chegar em casa pra verificar as configs, tiro uma foto e envio aqui. Mas lembro de cabeça que o MCE fica ativado. O modo turbo acho que é no "auto" A minha é uma TUF B660M Plus D4 com 13600k e 32gb ram 3000 C15 da corsair vengeance... Não tenho nada de componente super especial e deu certo. O seu tem que dar também

@CatiorroCrente Desabilita o undervolt protection também, pode estar barrando seu undervolt

Postado
15 minutos atrás, Renato88 disse:

@CatiorroCrente Eu vou ter que olhar na minha BIOS quando chegar em casa pra verificar as configs, tiro uma foto e envio aqui. Mas lembro de cabeça que o MCE fica ativado. O modo turbo acho que é no "auto" A minha é uma TUF B660M Plus D4 com 13600k e 32gb ram 3000 C15 da corsair vengeance... Não tenho nada de componente super especial e deu certo. O seu tem que dar também

@CatiorroCrente Desabilita o undervolt protection também, pode estar barrando seu undervolt

Sua placa-mãe é igual a minha também, eu deixei agora as config igual a foto da (BIOS vermelha do processo acima) com undervolt protection desativado e o microcode em 104, nas tensão coloquei 0.12500 e 0.12500 abaixo também. o que acha? 

a.PNG

Imagem do WhatsApp de 2023-08-08 à(s) 13.04.24.jpg

Postado

@CatiorroCrente Show, deu certo! Vitória. Agora você pode testar a 0,15 e ver se fica estável pra ficar mais frio ainda. Outra coisa é gravar o perfil de BIOS num pendrive e subir numa nuvem sua, onedrive ou googledrive por exemplo. Assim sempre que atualizar a BIOS ou der um clear cmos é só dar load no perfil e já era. Ah! Não esqueça que o pendrive tem que estar em fat32 pra conseguir gravar o perfil de BIOS

• Obrigado 1
Postado
6 minutos atrás, Renato88 disse:

@CatiorroCrente Show, deu certo! Vitória. Agora você pode testar a 0,15 e ver se fica estável pra ficar mais frio ainda. Outra coisa é gravar o perfil de BIOS num pendrive e subir numa nuvem sua, onedrive ou googledrive por exemplo. Assim sempre que atualizar a BIOS ou der um clear cmos é só dar load no perfil e já era. Ah! Não esqueça que o pendrive tem que estar em fat32 pra conseguir gravar o perfil de BIOS

Agradeço amigo, tem so mais uma coisinha que ta acontecendo aqui desde ontem, eu fui limpar e trocar a pasta termica, e quando ativo o XMP na BIOS pra minha memória ram pegar uma frequência maior (Memória Kingston Fury Beast, RGB, 32GB (2x16GB), 3733MHz, DDR4) a BIOS inicia em modo segurança e so inicia o windows quando desativo

Postado

@CatiorroCrente Então, vou ficar devendo aprofundamento nessa questão pois só tenho experiência com as minhas memórias Corsair. O que eu posso dizer é que essa placa-mãe tem o perfil XMP 1 e XMP 2, o 1 é mais agressivo nas tensões primárias e deixa o restante em auto, secundárias e terciárias (XMP 1 é o da ASUS) e o XMP 2 é o padrão do consorcio de memórias JDEC global, logo não será tão agressivo mas a compatibilidade tende a ser bem maior e melhor com módulos de memórias variados. Como no seu caso tá apresentando problema, prefira o XMP 2. Se mesmo assim não funcionar, é aí que vou ficar te devendo aprofundamento, eu só consigo ajudar até aqui. Boa sorte

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...