Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ajusto a tensão do processador na placa-mãe TUF B660M D4?


lionlucas
Ir à solução Resolvido por lionlucas,

Posts recomendados

Buenas mestres. 
Montei uma maquina com essa ASUS tuf b660m d4 , i5 13600k. 
Atualizei a BIOS dela pra funcionar a 13ª geração. 
A default BIOS seta a tensão do processador em mais de 1.4v, ocasionando altas temperaturas em idle(60º+).
alguém tem ideia do que da pra fazer pra baixar a tensão sem perder desempenho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@1lokos @Goner  então. as configuraçoes default da BIOS ativam o TURBO MODE, o que faz o processador trabalhar sempre em 5.1GHZ, com vcore em 1.4v. 
Acho que tem algo errado. Meu antigo processador 10400f trabalhava com o TURBO BOOST porém a tensão não passava de 1.05v. 
Não é normal rodar a 1.4v um processador. Certamente vai perder vida util com o tempo. Ja tentei muita coisa e ainda não descobri se tem solução ou se o 13600k é feito pra ser assim mesmo. Aí comprei uma bomba, deveria ter pegado 13400. Paguei um 13600k pra ter desempenho de 11400.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, lionlucas disse:

@1lokos @Goner  então. as configuraçoes default da BIOS ativam o TURBO MODE, o que faz o processador trabalhar sempre em 5.1GHZ, com vcore em 1.4v. 
Acho que tem algo errado. Meu antigo processador 10400f trabalhava com o TURBO BOOST porém a tensão não passava de 1.05v. 
Não é normal rodar a 1.4v um processador. Certamente vai perder vida util com o tempo. Ja tentei muita coisa e ainda não descobri se tem solução ou se o 13600k é feito pra ser assim mesmo. Aí comprei uma bomba, deveria ter pegado 13400. Paguei um 13600k pra ter desempenho de 11400.

É normal, meu R5 3600 em stock bate 1.5v

Creio que não seja normal para intel, sua placa-mãe pode estar sim exagerando nas tensões

Undervolt é a melhor solução como já te foi indicado, e em que mundo você tá vendo um 13600K com performance de 11400?

Se você pega uma CPU que consome 200W fácil tem que investir em bom arrefecimento, thermal throttle é puramente culpa sua

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Goner por mais que tenha uma refrigeração boa, rodar um processador i5 a 1.4v afeta a vida util dele, pelo menos é o que dizem. o ponto que quero chegar é diminuir a tensão e não a temperatura. se a tensão estiver segura (1,00 - 1,3v) e a temperatura estiver alta, tudo bem, eu refrigero minha maquina. mas primeiro preciso resolver essa tensão alta demais.

48 minutos atrás, Goner disse:

Undervolt é a melhor solução como já te foi indicado, e em que mundo você tá vendo um 13600K com performance de 11400?

 

Se eu pego um 13600k pra rodar a 3.5GHZ, visto que não vou dar uma de louco e deixar rodando a 1.4v, no benchmark do CPU-Z não chega a 7000 pontos. um 11400 atinge isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, lionlucas disse:

@Goner por mais que tenha uma refrigeração boa, rodar um processador i5 a 1.4v afeta a vida util dele, pelo menos é o que dizem. o ponto que quero chegar é diminuir a tensão e não a temperatura. se a tensão estiver segura (1,00 - 1,3v) e a temperatura estiver alta, tudo bem, eu refrigero minha maquina. mas primeiro preciso resolver essa tensão alta demais.

Se eu pego um 13600k pra rodar a 3.5GHZ, visto que não vou dar uma de louco e deixar rodando a 1.4v, no benchmark do CPU-Z não chega a 7000 pontos. um 11400 atinge isso.

E de onde você tá tirando que 1.4 vai matar seu processador? Ele chega nisso em stock, é só pesquisar.

image.png.da510968f933d0aa334f9194274a5e0f.png

image.png.65d5ba28a9fa895c3d0bdea3b7166efe.png

Inclusive como eu já disse a placa-mãe pode estar exagerando nas tensões padrões, você precisa fazer undervolt, mas sua afirmação de que vai matar sua CPU está errada.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Goner pode ser que em uso extremo chegue perto de 1.4v. porém em IDLE ele fica nisso, claro que prejudica. e o undervolt acaba diminuindo a performance. deve ter alguma opcao na BIOS pra resolver isso, mas ate agora nada...

@Goner nesse mesmo topico da imagem q você postou, o cara disse q em stock o 13900k dele roda em 1.3v. sem chances um 13600k rodar a 1.4v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, lionlucas disse:

@Goner pode ser que em uso extremo chegue perto de 1.4v. porém em IDLE ele fica nisso, claro que prejudica. e o undervolt acaba diminuindo a performance. deve ter alguma opcao na BIOS pra resolver isso, mas ate agora nada...

@Goner nesse mesmo topico da imagem q você postou, o cara disse q em stock o 13900k dele roda em 1.3v. sem chances um 13600k rodar a 1.4v.

Não cara, não prejudica. Tensões altas em IDLE são normais quando a placa-mãe tá exagerando nas tensões, se você fizer um teste de stress vai ver a tensão descer rapidinho.

Ah, e não reparei quando disse que undervolt diminui a performance, outra vez, você está COMPLETAMENTE ERRADO. Undervolt diminui consumo de energia, tensão e mantém a mesma performance ou até superior.

Meu R5 3600 em stock em stress fica operando entre 1.2-1.25V (IDLE oscila entre 1.3 e 1.5v) a 4075MHz, consigo utilizar meu chip a 1.05V a 4.2GHz diminuindo temperatura e tensão e aumentando a performance

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses vídeos é sobre under-volt  para 1.2v  e overclock num i5-13600K numa ASUS Z690, tenta com os mesmos ajustes do FVIR configuration, no seu caso ignore os ajustes de overclock.

 

Citação

I use voltage offsets in the BIOS.

overclocked undervolt profile (-40mv cores, -20mv ring)

undervolt profile (at stock clocks) (-115 mv cores, -90mv ring)

The cache/ring ratio is left at auto

 

Sem overclock, diminuiu o consumo e até ganhou performance.

O i5-13600K de baixo no gráfico é de algum review.

 

image.png.1dab8efcb1e811353ff5a711b791806e.png 

 

 

 

Esse para 1,18v - com overclock menor.

 

 

 

16 horas atrás, lionlucas disse:

 Meu antigo processador 10400f trabalhava com o TURBO BOOST porém a tensão não passava de 1.05v. 

 

O i5-10400F é litografia 14nm. 

O i5-13600K é litografia Intel7 (10 nm).

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Goner disse:

Não cara, não prejudica. Tensões altas em IDLE são normais quando a placa-mãe tá exagerando nas tensões, se você fizer um teste de stress vai ver a tensão descer rapidinho.

Ah, e não reparei quando disse que undervolt diminui a performance, outra vez, você está COMPLETAMENTE ERRADO. Undervolt diminui consumo de energia, tensão e mantém a mesma performance ou até superior.

Meu R5 3600 em stock em stress fica operando entre 1.2-1.25V (IDLE oscila entre 1.3 e 1.5v) a 4075MHz, consigo utilizar meu chip a 1.05V a 4.2GHz diminuindo temperatura e tensão e aumentando a performance

Tu diz que não prejudica, mas usuarios do forum da ASUS , da intel e do reddit afirmam o contrario. assim como tu usou a opiniao de uma pessoa dizendo que 1.3 - 1.4v é normal em jogos pesados, tem outras opinioes que diferem. Fiz teste de stress e a tensão não desce, estou te dizendo que ela fixa em 1.4v e não sai dali por nada. 
Não estou errado, voce não entende o que se passa. O undervolt em placas B660 que não foram feitas para overclock ocasiona perda de desempenho. https://rog-forum.ASUS.com/t5/previous-forum/b660-i-performance-drop-with-voltage-offset-undervolting/td-p/907293
Não é só comigo. Parece ser um problema com esse modelo de placa-mãe. Por isso estou até cogitando trocar ela por uma superior.

@Goner

3 horas atrás, Goner disse:

Outro complemento: O cara respondeu num tópico sobre a tensão do 13600K, em momento nenhum ele disse que o I9 desse opera dessa forma.

O cara afirmou que o 13900k dele opera em stock com 1.3v, então como um 13600 operaria em 1.4 ? 

@1lokos valeu mestre, vou dar uma olhada

 

@1lokos então como falei pro Goner, quando faço o undervolt de forma manual igual o vídeo, acabo perdendo desempenho. Fiz o bench no CPUZ, sem undervolt pega mais de 9mil pontos, se eu ajusto manualmente a tensão pra menos, a pontuação cai pra 6 ou 7 mil. Vi comentarios sobre "IA CEP", que ocasiona essa perda de desempenho nesses modelos de placa B. Se souber de algo sobre me avisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

@lionlucas  boa noite Amigo, tudo bem? pode me tirar uma duvidazinha, eu tenho o mesmo processador, i5 13600k +16gb de ram, placa-mãe TUF GAMINH B660M-PLUS D4, FONTE RIOTOURO 750W 80PLUS BRONZE, (comprada em 2018) e um cooler AIR BOREAS E1 410 LITE, sobre o processo da Foto que foi sua solução, eu fiz o processo, porém uma duvida, na parte que pede para colocar o "-" menos negativo, é apenas isso mesmo ne, não preciso colocar 0,1 ou 0,15? ja vai automatico quando coloco negativo?  

 

Fiz esse processo da foto e no cinebench r23 peguei 20502 pontos, e a temperatura ficou em 100graus, sabe o que posso fazer pra melhorar isso? 

imagem_2023-08-07_214042014.png

imagem_2023-08-07_214145055.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CatiorroCrente boa noite, tem que mudar pro microcode 0x104 na sessão tweakers paradise, depois alterar ambos global core svid e cache svid pra offset mode e no campo de baixo "-", depois vai testando que cada processador chega num nível diferente mesmo sendo o mesmo modelo. Mas já adianto que vai ser entre 0,12500 e 0,15000 pelo que tenho visto na internet. O meu ficou estável em 0,15000. Nem tente pôr um em cada valor, os 2 tem que ser o mesmo, é a mesma trilha do vrm, então tem que alterar os dois iguais pra fazer efeito.

@CatiorroCrente

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato88

13 minutos atrás, Renato88 disse:

@CatiorroCrente boa noite, tem que mudar pro microcode 0x104 na sessão tweakers paradise, depois alterar ambos global core svid e cache svid pra offset mode e no campo de baixo "-", depois vai testando que cada processador chega num nível diferente mesmo sendo o mesmo modelo. Mas já adianto que vai ser entre 0,12500 e 0,15000 pelo que tenho visto na internet. O meu ficou estável em 0,15000. Nem tente pôr um em cada valor, os 2 tem que ser o mesmo, é a mesma trilha do vrm, então tem que alterar os dois iguais pra fazer efeito.

@CatiorroCrente

Renato boa noite, eu testei essas configurações aqui  e o teste ficou em 80 graus no maximo,  queria saber se ficou bom, se esta seguro usar ou devo me preocupar? ou ta ruim e tem algo errado? (desculpe se ficou confusa minha resposta, não sei usar muito bem esse site)

 

@Renato88 @lionlucas  boa noite Amigo, tudo bem? pode me tirar uma duvidazinha, eu tenho o mesmo processador, i5 13600k +16gb de ram, placa-mãe TUF

novo.PNG

novo2.PNG

novo3.PNG

novo4.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CatiorroCrente tá bom sim, o meu é um 13600k com um watercooler masterliquid 120 simples 1 fan e chega a 95 nesse teste, isso com undervolt de 0,15000. Mas isso é devido ao meu watercooler ser fraco e o gabinete pequeno. Pra você ter certeza que tá estável, roda um OCCT, pesquisa no Google, é um teste de estabilidade pra over ou under. Se rodar a Mei horinha, depois só testar nos jogos que você gosta e já era

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Renato88 disse:

@CatiorroCrente tá bom sim, o meu é um 13600k com um watercooler masterliquid 120 simples 1 fan e chega a 95 nesse teste, isso com undervolt de 0,15000. Mas isso é devido ao meu watercooler ser fraco e o gabinete pequeno. Pra você ter certeza que tá estável, roda um OCCT, pesquisa no Google, é um teste de estabilidade pra over ou under. Se rodar a Mei horinha, depois só testar nos jogos que você gosta e já era

As tensão ficaram estáveis? e a pontuação do cinebench também? a ultima foi 10085.

Como vou saber  se o teste do OCCT foi bom? desde ja agradeço a ajuda 

(baixo print do BF2042)

imagem_2023-08-07_224306764.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CatiorroCrente a pontuação tá extremamente baixa, não tinha reparado. Com esse processador tem que ser entre 22 mil e alguma coisa e 23 mil e alguma coisa. Sobre o OCCT é só deixar ele rodando no padrão, se finalizar e não acusar erro tá tudo certo. Mas antes você tem que ver o porquê a pontuação do cinebench ficou tão baixa, você alterou o microcode? Isso é importante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Renato88 disse:

@CatiorroCrente a pontuação tá extremamente baixa, não tinha reparado. Com esse processador tem que ser entre 22 mil e alguma coisa e 23 mil e alguma coisa. Sobre o OCCT é só deixar ele rodando no padrão, se finalizar e não acusar erro tá tudo certo. Mas antes você tem que ver o porquê a pontuação do cinebench ficou tão baixa, você alterou o microcode? Isso é importante.

Bom dia Renato, realmente ficou baixo aqui, eu fui na BIOS liguei o microcode e continuou, vou fazer as alterações novamente, uma duvida, o modo turbo no processo fica ativado? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CatiorroCrente Eu vou ter que olhar na minha BIOS quando chegar em casa pra verificar as configs, tiro uma foto e envio aqui. Mas lembro de cabeça que o MCE fica ativado. O modo turbo acho que é no "auto" A minha é uma TUF B660M Plus D4 com 13600k e 32gb ram 3000 C15 da corsair vengeance... Não tenho nada de componente super especial e deu certo. O seu tem que dar também

@CatiorroCrente Desabilita o undervolt protection também, pode estar barrando seu undervolt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Renato88 disse:

@CatiorroCrente Eu vou ter que olhar na minha BIOS quando chegar em casa pra verificar as configs, tiro uma foto e envio aqui. Mas lembro de cabeça que o MCE fica ativado. O modo turbo acho que é no "auto" A minha é uma TUF B660M Plus D4 com 13600k e 32gb ram 3000 C15 da corsair vengeance... Não tenho nada de componente super especial e deu certo. O seu tem que dar também

@CatiorroCrente Desabilita o undervolt protection também, pode estar barrando seu undervolt

Sua placa-mãe é igual a minha também, eu deixei agora as config igual a foto da (BIOS vermelha do processo acima) com undervolt protection desativado e o microcode em 104, nas tensão coloquei 0.12500 e 0.12500 abaixo também. o que acha? 

a.PNG

 

 

Imagem do WhatsApp de 2023-08-08 à(s) 13.04.24.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CatiorroCrente Show, deu certo! Vitória. Agora você pode testar a 0,15 e ver se fica estável pra ficar mais frio ainda. Outra coisa é gravar o perfil de BIOS num pendrive e subir numa nuvem sua, onedrive ou googledrive por exemplo. Assim sempre que atualizar a BIOS ou der um clear cmos é só dar load no perfil e já era. Ah! Não esqueça que o pendrive tem que estar em fat32 pra conseguir gravar o perfil de BIOS

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Renato88 disse:

@CatiorroCrente Show, deu certo! Vitória. Agora você pode testar a 0,15 e ver se fica estável pra ficar mais frio ainda. Outra coisa é gravar o perfil de BIOS num pendrive e subir numa nuvem sua, onedrive ou googledrive por exemplo. Assim sempre que atualizar a BIOS ou der um clear cmos é só dar load no perfil e já era. Ah! Não esqueça que o pendrive tem que estar em fat32 pra conseguir gravar o perfil de BIOS

Agradeço amigo, tem so mais uma coisinha que ta acontecendo aqui desde ontem, eu fui limpar e trocar a pasta termica, e quando ativo o XMP na BIOS pra minha memória ram pegar uma frequência maior (Memória Kingston Fury Beast, RGB, 32GB (2x16GB), 3733MHz, DDR4) a BIOS inicia em modo segurança e so inicia o windows quando desativo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CatiorroCrente Então, vou ficar devendo aprofundamento nessa questão pois só tenho experiência com as minhas memórias Corsair. O que eu posso dizer é que essa placa-mãe tem o perfil XMP 1 e XMP 2, o 1 é mais agressivo nas tensões primárias e deixa o restante em auto, secundárias e terciárias (XMP 1 é o da ASUS) e o XMP 2 é o padrão do consorcio de memórias JDEC global, logo não será tão agressivo mas a compatibilidade tende a ser bem maior e melhor com módulos de memórias variados. Como no seu caso tá apresentando problema, prefira o XMP 2. Se mesmo assim não funcionar, é aí que vou ficar te devendo aprofundamento, eu só consigo ajudar até aqui. Boa sorte

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!