Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. Antes de tudo, agradeço a ajuda e peço, por favor, leia até o final.

Estou interessado em fazer um upgrade básico no meu computador. No momento, ele se encontra com as configurações abaixo:

- Placa-mãe: POS-ECIG31BT (já vi em outros lugares ela com o nome de "VS G31T-M");

- Processador: Intel (R) Core (TM) 2 Duo E7500 2.93GHz;

- HD: 500gb;

- Windows 7 (32 bits);

- Memória: 2x2 DDR2 (4gb);

- Fonte: 250w genérica (não tenho tanta certeza, mas acredito que seja isso).

Estive dando uma pesquisada, e um dos melhores processadores para essa placa-mãe é o Core 2 Quad q9550, correto?

Meu Objetivo com esse upgrade: Jogar jogos 2D e alguns jogos 3D mais leves (principalmente de 2008 pra baixo). Abaixo segue alguns jogos como exemplo:

Jogos 2D:

- Hollow Knight;

- Monster Boy and the Cursed Kingdom;

- Wonder Boy: The Dragon's Trap;

- River City Girls 1 & 2;

- Castle of Illusion;

- Geometry Dash;

- Double Dragon Neon;

- Cyber Shadow;

- Pizza Tower;

- Sonic the Hedgehog Episode IV;

- Brok the Investigator;

Jogos 3D:

- Half-Life 2: Episode 1 & 2;

- Poly Bridge 1 & 2;

- Minecraft Story Mode;

Como você pôde ver, a maioria desses jogos é bem leve (dos 2D só tem Beat'em Up, Metroidvania e plataforma praticamente, e eles têm gráficos pixelados) e dos 3D são jogos bem simples e/ou antigos (Mesmo assim nenhum dos jogos acima roda no meu PC com a atual configuração).

O orçamento máximo que eu quero usar nesse PC é de R$600. Passando desse valor, acredito que valha mais a pena investir num computador novo (afinal, tenho esse desde 2009).

Também estaria interessado numa placa de vídeo. Como já vi que o processador é citado acima é 80 reais (Core 2 Quad q9550), então meu orçamento máximo para a placa de vídeo é de R$500 (aumentando no máximo pra R$600). Qual é a melhor placa de vídeo que eu posso comprar com esse orçamento e que melhor "casaria" com esse setup? Se possível, indicar alguma placa de vídeo que não será necessário trocar a fonte.

Por favor, não me digam frases como: "Não vale a pena investir em nada nesse PC" e coisas do gênero. No momento, não tenho $$$ suficiente para comprar outro computador do zero. Já tenho outros videogames, e se quero jogar algum jogo mais pesado, é só jogar neles. No PC eu quero jogar esses jogos mais leves por que eles são bem mais baratos na Steam do que em outras plataformas.

Quis deixar o post mais específico possível, pois percebi que outros posts dos mais diversos fóruns as pessoas não especificam o que querem (sempre falta informação), e isso acaba comprometendo a resposta dos outros usuários.

Se esqueci alguma informação ou você precisa de mais, por favor, me diga!

Novamente, agradeço a ajuda!

Postado

Se o processador é apenas 80 reais troque... mas não gaste o dinheiro na placa-mãe... pegue e coloque uma placa de vídeo... e mais memória.. se conseguir achar pentes de 4GB DDR2 pra ficar com 8GB já vai ser ótimo.. e uma placa de vídeo tipo uma GT 730 por exemplo... acho que tudo não ia dar 500...  a gt730 por exemplo acha por 150 reais no Ali Express

Postado

@bngomes  Obrigado por responder. Pelo que eu pesquisei, essa placa-mãe não aceita mais do que dois pentes de memória DDR2 de 2gb (então digamos que em relação a memória, já está no "talo"). Sobre a placa de vídeo, essa seria a melhor para se casar com esse setup: Core 2 Quad q9550 + 2x2gb DDR2 e GT 730?

Postado
26 minutos atrás, Matheus Leonardo T disse:

Estive dando uma pesquisada, e um dos melhores processadores para essa placa-mãe é o Core 2 Quad q9550, correto?

A placa-mãe suporta o Core 2 Quad Q9550 de acordo com site oficial do fabricante. Então vai dar para rodar. Mas você pode encontrar o Core 2 Quad Q9400 que é bem barato, está por R$40,00.

28 minutos atrás, Matheus Leonardo T disse:

- HD: 500gb;

O HD como unidade de boot em pleno 2023 é uma péssima ideia, porque ele é bem lento. Eu consideraria o SSD como unidade de boot e deixaria o HD apenas para armazenar os arquivos. Recomendo o Crucial BX500 500GB SSD SATA, está por R$209,99 no Kabum.

32 minutos atrás, Matheus Leonardo T disse:

- Memória: 2x2 DDR2 (4gb);

Infelizmente eu tinha visto que sua placa-mãe não suporta a RAM de mais de 4GBO chipset G31 suporta a RAM de até 4GB, enquanto que somente o G41 suporta 8GB RAM. Mas eu acredito que junto com SSD a 4GB RAM deve ainda dar com SO mais leve.

42 minutos atrás, Matheus Leonardo T disse:

- Windows 7 (32 bits);

O Windows 7 é um sistema que foi descontinuado faz há 3 anos atrás. Além de não ter mais updates de segurança lançadas recentemente, os programas e jogos mais modernos estão cortando suporte para Windows 7. Eu consideraria a troca pelo distro Linux mais leve, como Mint XFCE, já que eu não acho que o Windows 10 e 11 vão rodar muito bem nesse PC devido à pouca RAM, mesmo com SSD.

Quanto à placa de vídeo, eu vou na ideia de @bngomes.

Postado

@Joao531 Obrigado por responder. Tenho algumas dúvidas:

1°: Em relação ao processador Core 2 Quad q4400 que você recomendou: A diferença dele pro Core 2 Quad q9550 é muito grande? Digo, nos jogos, por exemplo. Vamos supor que eventualmente eu queira jogar outros jogos mais pesados. Esse Core 2 Quad q4400 aguentaria? Ou melhor, a diferença de desempenho dele seria muito diferente em relação ao q9550?

2°: A placa de vídeo que você recomenda é a GT 730. Não entendo nada de placa de vídeo, então poderia falar mais? Pesquisei ela no Aliexpress mas apareceram vários modelos de diversas marcas diferentes. A mais barata que achei foi essa. Ela seria a ideal? Se não, por favor, poderia indicar uma outra (colocando o link específico dela).

3°: Sobre o Sistema Operacional. Nunca usei Linux. Gostaria que você me falasse mais informações, como: Instalação, compatibilidade dos jogos (por que pelo que eu já ouvi falar, não são todos os jogos da Steam que funcionam, correto?) e programas (Uso alguns programas como Visual Studio Code e Pycharm). Será que o Windows 10 iria rodar tão lento assim?

4°: A minha fonte aguentaria essa placa de vídeo? (outro tópico que não entendo nada).  Se possível, anexo um print de uma foto dela aqui nesse post para saber melhor.

Agradeço!

• 4 semanas depois...
Postado

Fala @Matheus Leonardo T já estive na mesma situação que você por tanto vou te passar a receita do bolo.
Para o seu PC ficar perfeito, com o máximo que ele aceita sem dar gargalo é isso:

• Intel Core2 Quad Q9650 @ 3.00GHz
  • Radeon RX 550X
  • 2x 2GB RAM DDR2 800MHz (Sua placa aceita até 4gb)
  • SSD 120GB 
  • Não precisa trocar a fonte

Agora é ir a caça dessas peças. Abraço.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!