Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Alguns dias tenho percebido meu pc não quer ligar de primeira. E depois de muito insistir apertando o botão de ligar, ele inicia, porém com um erro na tela que agora não me lembro ao certo. Mas me parece algo da bateria do CMOS, porque ele sempre perde a configuração da placa-mãe (hora e datas errados, e a velocidade do cooler volta para os padrões de fábrica). Daí pergunto:

Bateria fraca da placa-mãe impede o pc de ligar de primeira?

Ou pode ser algum outro erro ou problema na placa-mãe ou fonte?

Depois que ligo ou o pc funciona normal. Sem problema aparente nenhum. E se eu reiniciar ele ele liga normal de primeira. Se eu desligar e deixa-lo na tomada, ele liga também normal. Daí a dúvida sobre a bateria.

• Membro VIP
Postado

Pode ser a bateria, recomendo comprar e trocar. Basta remover os parafusos da parte de baixo (procure deixar eles na mesa colocados de forma que você consiga colocar eles de volta no mesmo lugar).

Possivelmente deve ter algum vídeo no Youtube mostrando como fazer.

Postado

@Roberth R. Garci4  sinceramente a bateria fraca impedir de ligar o PC, eu nunca vi então acredito que esse não é o motivo de não ligar de primeira.

A bateria fraca vai sim ficar mostrando esses alertas conforme voce mencionou, as vezes até entra na BIOS direto sem voce apertar nada, mas não deixar ligar...

O que já vi impedir o PC de ligar de primeira é: Problema com a fonte ou então Capacitores estufados na placa-mãe.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Fause disse:

sinceramente a bateria fraca impedir de ligar o PC

Acredito que ela possa estar atrapalhando o Boot apenas, por isso:

3 horas atrás, Roberth R. Garci4 disse:

E depois de muito insistir apertando o botão de ligar, ele inicia,

• Curtir 1
Postado

@Pedroou Troquei a bateria aquela hora mesmo e de lá para cá já tirei da tomada algumas vezes e o pc ligou de primeira em todas as tentativas. Agora não sei  pode ser o cabo de energia que chega na fonte, porque eu tirei pra trocar a bateria e recolei no lugar, apertando bem.

Vou testar mais uma semana e volto aqui pra relatar se deu certo. Mas em todo caso me parece ser a bateria mesmo...

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Voltando aqui pra relatar que meu problema foi resolvido definitivamente. Depois que troquei a bateria o computador voltou a ligar sem nenhum problema. É apertar o botão e o pc liga!

Porém eu fiquei com uma dúvida, já que retirei e recoloquei o cabo de energia da fonte.

Seria mesmo a bateria? É uma placa-mãe ASUS. Nenhum placa-mãe faz isso?

Obrigado!

Postado

@Roberth R. Garci4  vou deixar aqui meu relato baseado em minha experiencia... Mas é APENAS meu relato!!

Eu, particularmente, em todos esses anos de TI, nunca vi a bateria bichada não deixar o PC ligar.

Quando a bateria está fraca ou sem carga ou seja lá qual for o problema... O PC vai ligar normalmnete, mas logo no POST vai começar a aparecer alguma informação sobre a bateria, ou então vai ficar entrando na BIOS, coisas assim... Mas o PC vai ligar.

Por isso acho estranho a bateria não deixar o PC ligar.

Só se for uma particularidade do modelo dessa placa-mãe... Fora isso, acredito mais no cabo de energia que voce desplugou e plugou.

Esse é mais um caso que pode ir para a Caixinha de Mistérios doTI hehehe

• Amei 1
Postado

@Fause olá!

Estive pensando aqui então... talvez esse fim de semana (com mais tempo e calma) eu retire a bateria para tentar simular o problema novamente. Seria um teste válido? Não corro risco de estragar a placa-mãe né? Se não não der BO no sentido de estragar fisicamente a placa-mãe, vou tentar fazer.

• Membro VIP
Postado

Ligar sem a bateria não causa danos, só vai perder alguma configuração que fez na placa-mãe, pois quando não tem ou tira a bateria, ela reseta.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!