Ir ao conteúdo

Bitola de fio para enrolamento de trafo .

Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal .

Ó eu aqui de novo com minhas dúvidas "padrão creche" .

Estou tentando descobrir qual fio usar para enrolar o primário de um trafo.

Pesquisei muitos tutoriais no google, olhei videos do assunto, mas trata-se de um caso específico e não consegui linkar todas as informações.

Pretendo usar o antigo primário do trafo como secundário, e enrolar na janela restante alguma coisa que faça produzir 15V nesse secundário.

Conforme as fotos, o núcleo do trafo tem 20,15 cm2  .

Já colocando o enrolamento existente me sobra uma janela de  4,5 cm2  que supostamente vai caber um novo enrolamento.

Usei varios sites de calculadora online para descobrir qual fio e quantas voltas colocar, eles dão opções diferentes para cada item porém a pior parte é que não me permitem predefinir um enrolamento preexistente .

No caso tenho esse enrolamento com fio  de aprox 1mm  diâmetro  e contendo aprox 196 voltas .

Já fiz até o carretel para enrolar , mas não comprei o fio por não conseguir descobrir a bitola adequada.

Grato desde já por qualquer orientação .

P.S.:

Complementando: 

o numero de voltas nesse enrolamento preexistente eu posso diminuir se necessário .

A tensão de entrada não precisa ser bivolt , será 220V  fixo.

A corrente de saida nos 15V pretendo extrair o máximo possível .

'_'

20230404_161634.jpg

20230404_161646.jpg

20230404_161705.jpg

20230404_161814.jpg

• Obrigado 1
Postado

@Tito Fisher

E será que consegue encontrar em lojas esse fio de cobre á venda pois acho que essas leis ambientais proibiram a compra e venda de fios de cobre no Brasil mas posso estar enganado.

As exigências legais criadas pelo Estado nos dias de hoje estão cada vez mais insuportáveis. Na China se pode tudo e aqui não se pode nada e a tendência é piorar. O Brasil já vem acabando com suas indústrias tem tempo e se tornando um país cada vez mais pobre, basicamente extrativista e agrícola.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

ok sei que já era pois você detonou o outro enrolamento... mas...

Numa visão minimalista.. este trafo é de m. ondas. Ao aplicar 220 você tem (tinha) 2000V = 10x+ . E se invertesse = 10x- ...220->22V... uma doidera: para reduzir+= ... +algumas espiras em série no [agora] primário .. é muita flatulência pra poucos resíduos digestivos?

• Curtir 1
Postado

@Mega Blaster

É que teve uma ocasião que fui comprar um fio duplo encapado a metro para montar uma extensão em uma loja de ferragens aqui perto e não tinham para vender, só tinham extensões prontas. Como essas leis ambientais estão abusivas pois não se pode nem podar uma árvore na rua, achei que fosse esse o motivo.

Postado

Se tem um secundário ou primário definido, basta uma regra de três para definir o outro lado. Mas pra isso é necessário usar o mesmo material dos dois lados. 

Esses enrolamentos costumam ser de alumínio, portanto ao fazer a relação com o cobre não dá certo, pois suas resistências são diferentes. 

Nesse caso teria que fazer os cálculos da 2ª Lei de Ohm para relacionar metais diferentes. 

Eu preferia mais trocar tudo por cobre caso não seja, além dos cálculos serem mais fáceis haverá um rendimento maior. 

4 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@Mega Blaster

É que teve uma ocasião que fui comprar um fio duplo encapado a metro para montar uma extensão em uma loja de ferragens aqui perto e não tinham para vender, só tinham extensões prontas. Como essas leis ambientais estão abusivas pois não se pode nem podar uma árvore na rua, achei que fosse esse o motivo.

Detalhe que essas extensões usam material do mais ruim que tem, pondo em risco quem as usa. 

• Curtir 2
Postado

Ola .

1 hora atrás, .if disse:

ok sei que já era pois você detonou o outro enrolamento... mas...

Na verdade eu consegui manter os enrolamentos intactos, o que antes era secundário ainda está aqui, aquele com fios bem fininhos .  Acontece que a ligação ao inverso me dá pouca corrente de saíida por isso resolvi desmontar e trocar por um fio de outra bitola .

1 hora atrás, Mega Blaster disse:

Veja se ajuda.

Eu havia lido esse mundo da eletrica, ali não trouxe a informação das bitolas .

O site do Newton Braga já me ajudou inúmeras vezes . Nesse caso a explicação dele é bastante detalhada mas eu não consegui fazer a engenharia reversa a partir dos dados que já disponho, no caso a seção do núcleo e o diametro do fio já existente.

No site do Toni eu baixei o aplicativo,  mas é uma versão antiga e não meu PC não aceitou rodar por ser 64 bits .

53 minutos atrás, Renato.88 disse:

Esses enrolamentos costumam ser de alumínio, portanto ao fazer a relação com o cobre não dá certo, pois suas resistências são diferentes. 

Sim , Sr @Renato.88 .    Eu tenho aqui uma dezena de trafos desses, alguns tem fios de cobre em ambos os enrolamentos, e ambos tem fios de aluminio também em ambos . 

Mas foi como respondi para a Sra. @.if ,  com o atual diametro do fio no secundário original  a corrente de saída não é satisfatória, mesmo eu já tendo alterado o numero de voltas .  

Existe um limite de corrente para cada bitola e quando excedido o trafo aquece a ponto de danificar o enrolamento .

Eu fui tirando voltas do secundário invertido até fritar um deles.  Então alguém me disse que eu precisaria um fio de outro calibre para manter a carga no secundário sem superaquecimento do conjunto .

'_'

• Obrigado 1
Postado
2 minutos atrás, Tito Fisher disse:

meu PC não aceitou rodar por ser 64 bits .

Usa o Hyper-V e roda uma VM com qualquer SO de 32 bits. Percorre as perguntas e respostas. Tem um outro link, mas não investiguei.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Tito Fisher disse:

a corrente de saída não é satisfatória

Minha teoria é que este trafo não foi projetado pra operar por tempo longo...  tipo pra carregar uma bateria. Portanto não se preocupam com eficiência nem mesmo qualidade do material... p.ex. acho que a lâmina nem é grão orientado (g.o.) que é + cara. Alumínio? aff nem sabia que apelavam tanto assim pra potência toda.

Tenta o inverso... recoloque o fio fino e enrole outro + grosso.. coloque uma ou duas voltas e meça a Vac. Use a intuição visual pra saber se vai caber e dar a V que procuras.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Respondendo agora com mais tempo..... 

8 horas atrás, Tito Fisher disse:

Pretendo usar o antigo primário do trafo como secundário, e enrolar na janela restante alguma coisa que faça produzir 15V nesse secundário.

Deve estabelecer uma corrente primeiro. 

Se não ficam muitas incógnitas na conta e fica difícil de resolver. 

No caso daquele enrolamento que mostrou ele tem muitas voltas pra somente 15V. 

Quanto a espessura é tabelada junto com a corrente, se tiver 1mm de diâmetro a corrente fica em 2,5A para fio de cobre, se for alumínio é menos. 

Se você tiver o acesso fácil a fio de cobre novo, compensa enrolar o trafo do zero. 

Há pouco tempo enrolei um trafo de tamanho parecido.

As tensões originais dele não me eram úteis, então contei quantas voltas tinha o enrolamento original para calcular a proporção que era de 2,5 voltas para cada volt. 

Isso significa que para 15V são necessárias 37,5 voltas que podemos arredondar para 38. 

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, Renato.88 disse:

Detalhe que essas extensões usam material do mais ruim que tem, pondo em risco quem as usa. 

Naquela ocasião eu estava á procura de fio mais espesso exatamente por isso mas a impressão que ficou foi a de que houvessem proibido a venda no comércio.

Acho que se eu tivesse procurado em loja de eletrônica teria encontrado alguma coisa de fio de cobre encapado vendido a metro e não em loja de ferragens.

Hoje há uma carga excessiva de exigências legais para tudo e a cada dia os governantes vomitam mais e mais leis fazendo o custo Brasil ir ás nuvens subindo a taxa inflacionária, tornando tudo caríssimo e difícil.

• Curtir 1
Postado

Ola, pessoal

Processo em andamento, seguindo as dicas dos colegas

Em 05/04/2023 às 01:31, Renato.88 disse:

Deve estabelecer uma corrente primeiro. 

Fiz isso, para obter a corrente de saída desejada consegui calcular a bitola do novo enrolamento primário,

no caso seria o fio AWG 21 , em torno de 512 voltas. 

Isso cabe naquela janela mostrada nas fotos, então ....

Em 04/04/2023 às 20:58, .if disse:

recoloque o fio fino e enrole outro + grosso

Essa ideia não me dá o aproveitamento do núcleo para geração de corrente. No trafo original a quantidade e bitola do fio fino são apenas para gerar tensão, ele não tem bitola para suportar a corrente necessária se ligar ao contrário.

Usando o fio adequado, o 21 AWG no novo primário eu  preciso  enrolar umas 35 voltas do fio 10 ou 11 AWG , como disse o sr. @Renato.88 .  Só que não tenho espaço para isso .

Como minha intenção de hobbista é ( inicialmente ) o reaproveitmento de material pesquisei um pouco mais e vi que algumas pessoas tem conseguido colar dois núcleos E contrapostos para aumentar a area da janela .

Conforme imagem abaixo, pegando 2  carcaças dos trafos de microondas .

Aquela minha intenção inicial de aproveitar o antigo primario para usar como secundário não vai rolar , porque aquele fio não vai me gerar mais que 4 Amperes sem  derreter caso pretenda  aplicar em regime de trabalho permanente .

Então, aumentando a area da janela  eu terei espaço para as voltas do fio 10 AWG  e tirar os 10 Amperes continuos em baixa temperatura .

Nessa semana vou fazer os cortes e soldagens para confecção do novo núcleo e retornarei com  os resultados .

'_'

nucleos ctp.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
25 minutos atrás, Tito Fisher disse:

não tem bitola para suportar a corrente necessária se ligar ao contrário.

25 minutos atrás, Tito Fisher disse:

o 21 AWG no novo primário eu  preciso  enrolar umas 35 voltas do fio 10 ou 11 AWG

você pode tentar manter o primario original

20230404_161814.jpg

eu contei umas 130 voltas nesta foto. Sério que neste vão não cabe umas x voltas voltas de um fio 10mm2 ou até +?  x=(15*130)/220 🤔

Tomara que seja fio de cobre...

Em tempo ... Memórias... que acho que já registrei aqui... já fiz algo assim na infância literal.Não era m.o. e sim de um regulador de tensão pra tv a valvula. O fio era da grossura de um dedinho. Sem multímetro, nunca tive a oportunidade de medir mas derretia prego e fundia moedas

• Curtir 1
Postado

Ola @.if

50 minutos atrás, .if disse:

você pode tentar manter o primario original

O primário original é justamente o fio 21 AWG  que preciso enrolar as 512 voltas . 

Ali existem somente 150 voltas, o que aumenta muito a resistência e faz aquecer no caso de uso permanente.

Então .... minha ideia é :

colocar  4 primários desse em série, daí não aquece . 

Mas daí não sobra espaço para o secundário com 35 voltas de fio 10 AWG  ( os ditos 15V com 10 amperes ) , por isso se eu "criar" um núcleo mais longo colando dois tipo "E" do post anterior  acredito que a coisa funcione !!!

Existe o núcleo desejado já pronto , como mostrei na imagem anterior, mas a parte divertida é o DIY .

nucleo E-longo.jpg

• Amei 1
Postado
1 hora atrás, Tito Fisher disse:

Usando o fio adequado, o 21 AWG no novo primário eu  preciso  enrolar umas 35 voltas do fio 10 ou 11 AWG , como disse o sr. @Renato.88 .  Só que não tenho espaço para isso .

Coloca fio 22 no primário e 11 no secundário. 

• 4 meses depois...
Postado

Ola !

Aqui uma foto do meu Frankenstein !

Funcionou maravilhosamente bem , mesmo ainda sem soldar as laminas, apenas com uma junção parafusada .

Vejam que tenho 3 primários originais de trafo microondas ligados em série, e o secundário consegui enrolar um fio 6 AWG que me fornece 14 VCA  e uma corrente  de 50 amperes não dando qualquer indicio de aquecimento !

Agora vou partir para os finalmentes, retificar, filtrar , soldar os chassis , e penso  que como só desejo uns 20 ou 30 Amperes   esse trafo vai durar  duas eternidades !

Até coloquei segmentos de metal gerando curto-circuito e ele furou o metal, bancando uma maquina de solda !

Grato a todos , fiquei satisfeito !

WhatsApp Image 2023-08-31 at 16.59.31.jpeg

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado
Em 09/04/2023 às 16:11, .if disse:

Em tempo ... Memórias... que acho que já registrei aqui... já fiz algo assim na infância literal.Não era m.o. e sim de um regulador de tensão pra tv a valvula. O fio era da grossura de um dedinho. Sem multímetro, nunca tive a oportunidade de medir mas derretia prego e fundia moedas

Sim, era para aquela sua TV Admiral C2326Z Television, com válvula MARCONI MPT4 .....  Você contou sobre isso em algum lugar nos anos 70, quem me disse foi meu avô kkkkkkk !

Paulo

• Haha 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!