Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duas conexões Ethernet diferentes numa mesma casa


Ir à solução Resolvido por arfneto,

Posts recomendados

  • Membro VIP

É possível ter duas conexões Ethernet diferentes operando numa mesma rede, e numa mesma casa? Exemplo: em determinada casa de 3 quartos; o quarto "A" está com o roteador, mas o indivíduo que dorme no quarto "B" quer ter uma conexão Ethernet também (para jogar online com mais estabilidade). É o Access Point que cumpre esta função? Eu vi imagens de alguns Access Point's que têm antenas longas e portas ethernet atrás: seria esta a função que ele poderia cumprir? Ou a antena longa do 'A.P.' serve apenas para transmitir conexão wi-fi a mais usuários, porém permanece dependente fisicamente do roteador (através de conexão cabeada) para funcionar? Seria possível, hipoteticamente, um 'A.P.' conectar-se remotamente com o roteador, pelas antenas, e transmitir o ethernet (RJ-45) ao usuário do quarto "B"? Isso seria algo meio louco, já que ele receberia uma conexão sem-fio do roteador, mas apenas conectaria seu dispositivo (notebook/PC) ao cabo ethernet... como se fosse "um cabo conectando-se a um wireless (??)". Claro que eu fiz essa pergunta pelo seguinte motivo: seria bastante inconveniente forçar o usuário do "quarto B" a contratar um segundo serviço de internet para sua casa, agora com dois roteadores, para poder ter sua conexão ethernet 🤣 -- e com as exigências competitivas em jogos hoje, é bem mais viável e recomendável usar RJ-45, porém nem todo moleque jovem/adolescente tem o próprio quarto com o roteador presente (não é o meu caso, ainda bem!).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
4 horas atrás, marttini7 disse:

É possível ter duas conexões Ethernet diferentes operando numa mesma rede, e numa mesma casa?

 

Uma conexão ethernet é entre dois pontos. Uma rede ethernet é um conjunto dessas conexoes e nada tem a ver com INTERNET, não sei se é disso que está falando.

 

4 horas atrás, marttini7 disse:

Ou a antena longa do 'A.P.' serve apenas para transmitir conexão wi-fi a mais usuários, porém permanece dependente fisicamente do roteador (através de conexão cabeada) para funcionar?

 

Um AP, ponto de acesso no popular, oferece acesso a um recurso que chega de alguma maneira, por radio ou por algum cabo, de rede, de fibra otica ou por eletricidade mesmo. O recurso pode vir de um roteador, de um switch, de um computador, qualquer coisa.

 

5 horas atrás, marttini7 disse:

Seria possível, hipoteticamente, um 'A.P.' conectar-se remotamente com o roteador, pelas antenas, e transmitir o ethernet (RJ-45) ao usuário do quarto "B"? Isso seria algo meio louco, já que ele receberia uma conexão sem-fio do roteador, mas apenas conectaria seu dispositivo (notebook/PC) ao cabo ethernet... como se fosse "um cabo conectando-se a um wireless (??)"

 

Sim, é possível e bem comum. Um exemplo doméstico trivial:  numa casa comprida do outro lado da piscina tem uma TV que tem conexão de rede mas não tem wifi. Então se pode usar um AP nessa configuração: o sinal vem por wifi de outro ponto de acesso e se liga a TV na saída RJ45 desse aparelho.

 

 

5 horas atrás, marttini7 disse:

Claro que eu fiz essa pergunta pelo seguinte motivo: seria bastante inconveniente forçar o usuário do "quarto B" a contratar um segundo serviço de internet para sua casa, agora com dois roteadores, para poder ter sua conexão ethernet 🤣 -- e com as exigências competitivas em jogos hoje, é bem mais viável e recomendável usar RJ-45

 

Não é preciso ter um segundo provedor. E ter um segundo provedor não implica em uma segunda rede ethernet. Pode ter vários provedores ligados na mesma rede ethernet física. Como pode não ter nenhum provedor. Rede local, a LAN, nada tem a ver com a internet. Os pacotes que não são de sua rede vão para o gateway padrão a menos de alguma rota armazenada em algum roteador. Só isso. 

 

5 horas atrás, marttini7 disse:

mas apenas conectaria seu dispositivo (notebook/PC) ao cabo ethernet... como se fosse "um cabo conectando-se a um wireless (??)"

 

Ainda sobre isso, considere que wifi também é ethernet, só muda a mídia física de cabo para rádio.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, arfneto disse:

 

Uma conexão ethernet é entre dois pontos. Uma rede ethernet é um conjunto dessas conexoes e nada tem a ver com INTERNET, não sei se é disso que está falando.

 

 

Um AP, ponto de acesso no popular, oferece acesso a um recurso que chega de alguma maneira, por radio ou por algum cabo, de rede, de fibra otica ou por eletricidade mesmo. O recurso pode vir de um roteador, de um switch, de um computador, qualquer coisa.

 

 

Sim, é possível e bem comum. Um exemplo doméstico trivial:  numa casa comprida do outro lado da piscina tem uma TV que tem conexão de rede mas não tem wifi. Então se pode usar um AP nessa configuração: o sinal vem por wifi de outro ponto de acesso e se liga a TV na saída RJ45 desse aparelho.

 

 

 

Não é preciso ter um segundo provedor. E ter um segundo provedor não implica em uma segunda rede ethernet. Pode ter vários provedores ligados na mesma rede ethernet física. Como pode não ter nenhum provedor. Rede local, a LAN, nada tem a ver com a internet. Os pacotes que não são de sua rede vão para o gateway padrão a menos de alguma rota armazenada em algum roteador. Só isso. 

 

 

Ainda sobre isso, considere que wifi também é ethernet, só muda a mídia física de cabo para rádio.

 

Pesquisando bastante sobre isso, eu descobri que é um recurso chamado WDS (Wireless Distribution System), que faz a comunicação sem-fio entre roteadores. E se o segundo roteador (dependente) tiver entrada RJ-45, ela funcionará normalmente no dispositivo. O exemplo que você deu das televisões com rede cabeada foi ótima -- aqui em casa mesmo existe uma, que só se conecta por cabo... teoricamente, a única maneira disso ser possível seria fazendo um Access Point na sala, e conectando o cabo ethernet do Access Point a ela (sendo que o 'A.P.' se comunicaria com o roteador principal via wireless, pelo recurso 'W.D.S.'). Tinha me esquecido de algo tão simples que você me lembrou aqui. Um bom vídeo que encontrei no Youtube explicando isso, em inglês, foi esse: 

 

 

Existem outros vídeos em português sobre o tema, que também são bons, mas são mais curtos.

 

Já o comentário do @hc09pareceu uma piadinha... claro que eu sei que se trata de uma comunicação entre dois roteadores numa mesma rede, e isso é popularmente conhecido... Porém, na maioria dos casos, essa conexão é feita por cabos (cabeamento estruturado), que é bem mais complicado. Imagine por exemplo, se o sujeito quiser trocar seu cabo ethernet, depois de um certo tempo; e o cabo está lá preso na parede... vai ter toda uma "burocracia" pra fazer essa troca. Então o W.D.S simplifica tudo isso!! Lembrando que não são todos os roteadores que suportam essa função... os da TP-Link, por exemplo, suportam -- e é ótimo que isso exista!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!