Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AREA DE TI: Por onde começar?


Posts recomendados

Fala galera, beleza?!

 

Eu gostaria de tirar umas dúvidas com profissionais ou alunos que atuam/atuaram na área de T.I. Gostaria que me dessem um norte.

 

Tempos atrás, eu tinha iniciado uma graduação na área de Administração, mas, infelizmente acabei desistindo do curso pelo caminho. Acabei tendo um choque de realidade e notei que não era algo que eu queria para minha vida. E desde pequeno, eu sempre fui apaixonado por informática; porém, na época que eu tiver que escolher entre ADM ou TI, acabei optando por ADM. É uma escolha do qual eu me arrependo profundamente. E desde então estou sem estudar, apenas trabalho em varejo mesmo. E desde então, eu vejo que sem estudos eu não vou chegar a lugar nenhum (principalmente aqui no BRASIL) e novamente alimentei esse meu interesse em me graduar nesse mundo tão vasto que é T.I, pois é a única área que eu me vejo trabalhando daqui há uns anos. Porém, como eu citei logo acima, o mundo de T.I é vasto demais e eu não saberia por qual curso começar. Eu tive pouquíssimas experiências com cursos de informática desde então. Uma delas foi um curso bem básicão de pacote office há muitos anos atrás. Eu nunca tive contato com programação e nem nada do tipo, ou seja, sou basicamente um zero à esquerda, experiência zero. E nessa área de T.I, eu acho que eu iria preferi seguir carreira com Hardware ao invés de software, mas é claro que eu estarei sempre aberto para adquirir mais conhecimento a respeito dos dois. Gostaria de receber indicações de cursos dessas área T.I. Eu estava de olho no curso de Engenharia da Computação, mas gostaria de saber mais a respeito de outros cursos, como por exemplo: Ciência da Computação, Tecnologia da Informação etc..

 

Uma dúvidas finais:

 

- A pessoa precisa saber inglês p/ atuar em T.I?

- Precisa ser gênio da Matemática?

- Como é o mercado de T.I atualmente?

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Ximenes Vai desde manutenção, montagem de hardware até programação, e no momento eu trabalho com manutenção/ montagem de computadores e estudo programação.

Respondendo suas perguntas. Não precisa saber inglês mas você vai acabar estudando, e entendendo o básico, porém, se você for bom com essa língua vai ser um diferencial desde para facilitar o seu estudo até maiores chance de conseguir um emprego.

Não precisa ser um Isaac Newton para se tornar um bom programador, mas a matemática esta ligada com a programação, pois, computadores são máquinas que trabalham com muita lógica, porém, existem diversas linguagens de programação que tem o objetivo facilitar a vida do programador.

O mercado paga bem, e tem muito a melhorar, e na minha visão só vejo cenários positivos para o futuro, então, quem dominar uma habilidade nessa área vai se destacar no mercado de trabalho.

 

Enfim, espero que você consiga se decidir sobre.

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Ximenes Sou Analista de Tecnologia da Informação em uma Industria da minha cidade, estou para completar 3 anos aqui.

Fiz 3 anos de Engenharia da Computação e depois mudei de curso para Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

 

Engenharia e Ciência da Computação são cursos bem parecidos, a diferença é a parte de Engenharia mesmo, vai aprender a base de cálculos e algumas matérias a mais comum em todas as Engenharias. As outras graduações são mais teóricas e geralmente focadas mais em Software, recomendo que entre no site da universidade que deseja e lá é para eles disponibilizarem as grades de matérias dos cursos, da uma olhada e veja os nomes que mais te chamam atenção, que te despertam vontade de estudar e trabalhar sobre.

 

Porém posso afirmar para você que eu aprendi muito mais no meu trabalho (tive sorte de arrumar um emprego na área logo com 18 anos) do que na faculdade, mas é muito importante ainda ter alguns cursos ou graduação na área sim.

A área de TI realmente é bem ampla, mas no fim você acaba fazendo de tudo um pouco kkkkk.

 

As empresas mais focadas em tecnologia costumam ter bem separado as áreas de TI, porém em algumas Industriais, como no meu caso, sou apenas eu responsável pelo TI, então mexo com Software, Hardware, Redes, Servidores e até Ar-condicionado kkkkkkkkkk.

 

 

43 minutos atrás, Lucas Ximenes disse:

- A pessoa precisa saber inglês p/ atuar em T.I?

- Precisa ser gênio da Matemática?

- Como é o mercado de T.I atualmente?

 

1- O inglês é um grande diferencial, recomendo todo mundo estudar Inglês, independente da área profissional.

No T.I. você acaba usando bastante sim, inclusive se não me engano tem um artigo aqui no Clube do Hardware falando sobre isso, recomendo a leitura.

 

2- Não precisa ser nenhum gênio da matemática não, claro que ter um bom raciocínio lógico ajuda bastante, mas isso em qualquer coisa que vá fazer ajuda.

 

3- O mercado está cheio de boas oportunidades, digo por experiência própria.

É uma área que só tende a crescer e desenvolver, a maioria dos amigos que tenho que já terminaram a faculdade de Computação hoje estão trabalhando para o exterior, alguns morando lá e outros de Home Office aqui do Brasil mesmo

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lucas Ximenes disse:

- A pessoa precisa saber inglês p/ atuar em T.I?

- Precisa ser gênio da Matemática?

- Como é o mercado de T.I atualmente?

  1. Sim
  2. Não
  3. Tenso

Lucas, recomendo fortemente que siga a carreira de programação. Aproveite e economize dinheiro cursando Análise de Sistemas e seja programador. Esse mundo do Hardware você vai acabar indo para o mundo da Infraestrutura e é um caminho doloroso, bem doloroso.

Em programação, tenho muitas histórias de vida que deram certo em menos de 2 anos, já estavam ganhando muito bem. Aproveite que você é jovem e a área está em uma constante.

 

Parte decepcionante: Você será uma "porta" em informática, mas terá dinheiro. No problems.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, hc09 disse:

Lucas, recomendo fortemente que siga a carreira de programação. Aproveite e economize dinheiro cursando Análise de Sistemas e seja programador. Esse mundo do Hardware você vai acabar indo para o mundo da Infraestrutura e é um caminho doloroso, bem doloroso.

Como assim doloroso?

 

Eu discordo um pouco de você, dinheiro não é tudo na vida, eu acredito que quando você trabalha com o que gosta então nunca vai trabalhar na vida.

Concordo que a parte de programação hoje é mais reconhecida e remunerada do que a parte de Hardware, mas não acho que seja um fator crucial na hora de escolher sua profissão, posso estar enganado também.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo_gs doloroso no sentido de que algumas pessoas próximas a mim, que eu fiz o direcionamento de carreira, começaram a ganhar 2k no estágio, 4k no primeiro emprego e 8k~10k no segundo para o terceiro ano de trabalho. Na infraestrutura esse mundo não existe.

 

não posso ignorar a frase "dinheiro não é tudo na vida", sim concordo. mas a vida fica muito melhor com dinheiro em muitas situações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, hc09 disse:
  1. Sim
  2. Não
  3. Tenso

Lucas, recomendo fortemente que siga a carreira de programação. Aproveite e economize dinheiro cursando Análise de Sistemas e seja programador. Esse mundo do Hardware você vai acabar indo para o mundo da Infraestrutura e é um caminho doloroso, bem doloroso.

Em programação, tenho muitas histórias de vida que deram certo em menos de 2 anos, já estavam ganhando muito bem. Aproveite que você é jovem e a área está em uma constante.

 

Parte decepcionante: Você será uma "porta" em informática, mas terá dinheiro. No problems.

A parte inicial desse curso envolve muita lógica, algoritmos né?

Eu fico meio que com receio de não dar certo, pois eu nunca fui tão bom assim em lógica e cia..

Não sei, talvez me falte um pouco de auto-confiança em mim mesmo; medo de acontecer a mesma coisa que ocorreu ali na minha primeira graduação.

 

 

E a respeito do inglês: Eu sei um pouquinho de nada. Possivelmente eu teria que aprender na marra estudando em casa mesmo, pois o que eu menos tenho hoje é tempo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Lucas Ximenes disse:

A parte inicial desse curso envolve muita lógica, algoritmos né?

Eu fico meio que com receio de não dar certo, pois eu nunca fui tão bom assim em lógica e cia..

Não sei, talvez me falte um pouco de auto-confiança em mim mesmo; medo de acontecer a mesma coisa que ocorreu ali na minha primeira graduação.

Cara, não tem almoço grátis, confie mais em você. Na faculdade Administração tem contas bem piores para se aprender (e não é só uma matéria, desde matemática aplicada até administração de materiais tem um universo de matérias que envolve cálculo).


Na faculdade Engenharia piora bem mais, é muito mais trabalhoso e você terá que aprender uma série de fundamentos que envolve cálculos, desde lógica até programação. Faculdade é trabalho amigo. Respeito todas as graduações, porque olha, tem que se dedicar.

 

Você vai sobreviver. kk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, hc09 disse:

Cara, não tem almoço grátis, confie mais em você. Na faculdade Administração tem contas bem piores para se aprender (e não é só uma matéria, desde matemática aplicada até administração de materiais tem um universo de matérias que envolve cálculo).


Na faculdade Engenharia piora bem mais, é muito mais trabalhoso e você terá que aprender uma série de fundamentos que envolve cálculos, desde lógica até programação. Faculdade é trabalho amigo. Respeito todas as graduações, porque olha, tem que se dedicar.

 

Você vai sobreviver. kk

Vou pensar com bastante cuidado e carinho a respeito desse curso. E vi também que o tempo de curso é bem curto 2,5 anos. E os demais cursos de T.I tem duração de 4 - 5 anos, inclusive Engenharia da Computação. Talvez seja uma boa opção numa eventual pós graduação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Lucas Ximenes disse:

Vou pensar com bastante cuidado e carinho a respeito desse curso. E vi também que o tempo de curso é bem curto 2,5 anos. E os demais cursos de T.I tem duração de 4 - 5 anos, inclusive Engenharia da Computação. Talvez seja uma boa opção numa eventual pós graduação.

É só toma cuidado, vê bem rs

Analise de Sistemas Bacharelado, não o Tecnólogo. O tecnólogo é 2 anos, o bacharel é 4.

Link: https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=86&codcur=86200&codhab=202&tipo=N

 

Esse curso tem vários nomes: Sistemas de Informação, Analise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Analise de Sistemas... Enfim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, hc09 disse:

É só toma cuidado, vê bem rs

Analise de Sistemas Bacharelado, não o Tecnólogo. O tecnólogo é 2 anos, o bacharel é 4.

Link: https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=86&codcur=86200&codhab=202&tipo=N

 

Esse curso tem vários nomes: Sistemas de Informação, Analise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Analise de Sistemas... Enfim.

Ah, sim. Geralmente Bacharelado é de 4 anos pra cima. Tecnólogos é até 3 anos +-

 

Nas Faculdades daqui do RJ, eu não encontrei Bacharel em ADS. Apenas Tecnólogo. Mas é interessante saber que tem Bacharel em ADS.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!