Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe MSI A520M-A PRO suporta o processador Ryzen 5 4600G?


Ir à solução Resolvido por Alexsandro Krzj,

Posts recomendados

@VitorAlvim O suporte inicial das A520 é processadores Ryzen 3000, o 4600G é Ryzen 4000, logo precisa sim atualizar a BIOS.

 

Terabyte e Pichau atualiza BIOS, você pode solicitar o procedimento.

 

Algumas vezes a placa já pode vir com a atualização de fábrica também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, bngomes disse:

Possivelmente é por que esse chipset foi lançando junto com os Ryzen 5000

Isso faz bastante sentido, mas eu vejo que não é o que acontece, a maioria da placas mãe, pelo menos as que eu comprei da Gigabyte com o chipset A520 vieram com a BIOS desatualizada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso a versão que seria compatível é a 7C96v10, só não sei qual é a versão que vem de fabrica nessa placa-mãe, porque a Pichau atualiza a BIOS para a última versão, e a última versão é a 7C96v1C, então eu acho que não seria compatível. Alguém sabe qual BIOS vem de fábrica nessa placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na pagina da MSI está assim:

Support 3rd Gen AMD Ryzen™ Desktop Processors and AMD Ryzen™ 4000 G-Series Desktop Processors

 

A BIOS que suporta o 4600G é a 7C96v10.zip que me parece ser a versão inicial.. logo a probabilidade de suportar é grande... 

Mas se a loja puder enviar com a BIOS já atualizada, melhor... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
4 minutos atrás, VitorAlvim disse:

a última versão é a 7C96v1C, então eu acho que não seria compatível

Normalmente versões da BIOS mais recentes tendem a manter a maioria dos processadores já compatíveis nas versões anteriores (em alguns casos eles precisam tirar alguns processadores por limitação do tamanho da BIOS, mas se isso ocorre são com processadores menos populares), mas acho que esse não é o caso. Como Ryzen 5 4600G funciona desde a primeira versão, nas teoria é só comprar a placa e plugar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, bngomes disse:

Possivelmente é por que esse chipset foi lançando junto com os Ryzen 5000 mas o ideia é ver qual é versão inicial que suporta esse processador no site da MSI

13 minutos atrás, Alexsandro Krzj disse:

Isso faz bastante sentido, mas eu vejo que não é o que acontece, a maioria da placas mãe, pelo menos as que eu comprei da Gigabyte com o chipset A520 vieram com a BIOS desatualizada.

 

Sim, o A520 foi lançado junto com os Ryzen 5000 em Agosto de 2020, porém na época foi lançado apenas os Ryzen 5600X, 5800X, 5900X, 5950X, então para usar o Ryzen 5500, 5600, 5700X, 5500, 4100...  lançados em Abril de 2022;  é preciso atualizar o BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, VitorAlvim disse:

@bngomes Então, mas no caso a Pichau iria atualizar para a última versão, que é a 7C96v1C, essa versão seria compatível?

 

Sim a última atualização do BIOS contem o suporte para todos os processadores já lançados além de correção de bugs e falhas.

 

O BIOS de algumas placas-mãe da ASRock remove o suporte para CPUs antigos, por limitação da memória da EPROM, como Athlons, Ryzen 1500... e outras velharias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, 1lokos disse:

Sim, o A520 foi lançado junto com os Ryzen 5000 em Agosto de 2020, porém na época foi lançado apenas os Ryzen 5600X, 5800X, 5900X, 5950X, então para usar o Ryzen 5500, 5600, 5700X, 5500, 4100...  lançados em Abril de 2022;  é preciso atualizar o BIOS.

é um bom ponto, mas acho que isso não vale para todas as placas mãe do chipset A520, um exemplo é a minha placa-mãe, Gigabyte A520 DS3H, segundo o site da Gigabyte os processadores, como: 5600X e 5800X só dão suporte a partir da versão F10 e os 5500, 5600 e 5700X partir do F14, sendo que a primeira versão é a F2, que só dava suporte a 4 geração de processadores AMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!