Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NVMe é o melhor hardware de armazenamento?


Posts recomendados

15 minutos atrás, dlinknet disse:

1- NVMe é o melhor hardware de armazenamento? 

Sim. Porém, pra uso comum, a diferença entre um SATA e um NVMe é muito pequena, tendendo a insignificante.

 

16 minutos atrás, dlinknet disse:

Um técnico me disse que o NVMe é melhor que o SSD... Isso é verdade?

"Técnico" do bão esse, hein? O NVMe é um dos tipos de SSD, o outro é o SATA. NVMe é mais rápido que SATA mas, como dito, faz muito pouca diferença pra uso comum.

 

17 minutos atrás, dlinknet disse:

2 - NVMe é o mesmo que NAS?

Nada a ver. NAS é um sistema de armazenamento ligado à rede. Pode ser com HD, SSD NVMe, SATA, e uma mistura de todos.

 

18 minutos atrás, dlinknet disse:

3 - O HD ou SSD ou NVMe influenciam negativamente e positivamente no desempenho de jogos?

Não, apenas o tempo de carregamento (que tende a ser praticamente o mesmo, independentemente se o SSD é SATA ou NVMe).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, dlinknet disse:

1- NVMe é o melhor hardware de armazenamento? 

 

Um técnico me disse que o NVMe é melhor que o SSD... Isso é verdade?

Sim, isso é verdade, mas depende do uso. Porque para jogos e uso básico, a diferença entre SSD SATA e NVMe é mínima. Mas eu pessoalmente acho o NVMe mais conveniente, porque você só simplesmente instala na placa-mãe, não precisa se preocupar em conectar o cabo. Se sua placa-mãe possui o suporte à NVMe, compre o NVMe. Caso contrário, está tudo bem mesmo, não se esquenta com NVMe.

 

39 minutos atrás, dlinknet disse:

2 - NVMe é o mesmo que NAS?

Não, o NVMe e NAS são coisas diferentes. O NVMe é o tipo de SSD, já o NAS é o armazenamento ligado à sistema de rede.

 

41 minutos atrás, dlinknet disse:

3 - O HD ou SSD ou NVMe influenciam negativamente e positivamente no desempenho de jogos?

O HD é péssimo para jogos. Eu pegaria o SSD SATA ou NVMe para esse intuito, assim vai sentir a mais rápida e fluidez na experiência em jogos. A diferença de performance entre HDD e SSD SATA é bem enorme, enquanto que entre SSD SATA e NVMe é pequena, como eu já disse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, dlinknet disse:

@Shaman93 Obrigado pelas respostas. Resta ainda uma pequena dúvida, que não ficou clara.

 

3 - Se o pc tiver HD, o desempenho no jogo fica pior que se tivesse SSD?

Sim, eu não aconselho que instale os jogos no HDD. O HDD hoje é apenas para armazenar os arquivos e nada mais. Para jogos, o melhor é o SSD, seja SATA ou NVMe, pois vai sentir uma experiência mais rápida e fluída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, dlinknet disse:

1- NVMe é o melhor hardware de armazenamento? 

Não. NVMe é o mais RÁPIDO.

O MELHOR é o HD.

 

Citação

Um técnico me disse que o NVMe é melhor que o SSD... Isso é verdade?

NVMe, é o mais rápido

 

Citação

2 - NVMe é o mesmo que NAS?

NAS é um serviço.

 

Citação

3 - O HD ou SSD ou NVMe influenciam negativamente e positivamente no desempenho de jogos?

Sim. Acontece que em cada um deles, a velocidade de acesso é diferente... Impacta na tela do "loading".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, hc09 disse:

O MELHOR é o HD.

Melhor no que? Ao meu ver, única vantagem do HD é o preço por GB um pouco menor (principalmente se tratando de situações nas quais a necessidade é de dezenas, centenas de TB ou mais). Mas até isso tá caindo por terra com o barateamento do preço dos SSDs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Shaman93 disse:

Melhor no que? Ao meu ver, única vantagem do HD é o preço por GB um pouco menor (principalmente se tratando de situações nas quais a necessidade é de dezenas, centenas de TB ou mais). Mas até isso tá caindo por terra com o barateamento do preço dos SSDs...

O HD é tipo de armazenamento mais seguro que existe pela forma que é armazenada os dados. O HD vai demorar muito tempo pra deixar de existir, até que se crie uma alternativa tão mais segura quanto o HD. Uma vez que o SSD queima ou para de funcionar os dados são perdidos assim com um pendrive, já no HD existem diversos métodos para recuperação direta nos discos pelo fato do HD ainda ser mecânico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, hc09 disse:

O HD é tipo de armazenamento mais seguro que existe pela forma que é armazenada os dados.

Não é o que as estatísticas de servidores, que usam milhares de HDs e SSDs, mostram... Quando controlados pra serem comparados com a mesma idade de uso, SSDs falham até um pouco menos que HDs: https://www.backblaze.com/blog/are-ssds-really-more-reliable-than-hard-drives/

 

6 minutos atrás, hc09 disse:

Uma vez que o SSD queima ou para de funcionar os dados são perdidos assim com um pendrive, já no HD existem diversos métodos para recuperação direta nos discos pelo fato do HD ainda ser mecânico.

Isso não é verdade... Existem empresas que trabalham com recuperação de SSDs e pen drives sim, alguns exemplos: https://bot.rec.br, https://www.datadisk.com.br/, https://utidosdados.com.br/, https://cbltech.com.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Shaman93 disse:
  1. Não é o que as estatísticas de servidores, que usam milhares de HDs e SSDs, mostram... Quando controlados pra serem comparados com a mesma idade de uso, SSDs falham até um pouco menos que HDs: https://www.backblaze.com/blog/are-ssds-really-more-reliable-than-hard-drives/
  2. Isso não é verdade... Existem empresas que trabalham com recuperação de SSDs e pen drives sim, alguns exemplos: https://bot.rec.br, https://www.datadisk.com.br/, https://utidosdados.com.br/, https://cbltech.com.br/

Bom, eu não vou entrar nesse debate. kk Porque você vai dizer que eu estou errado e eu vou dizer que você está errado. Mas pra decidir, vamos deixar para o Mercado. Quando você queimar ou perder o seu SSD, leve para recuperação.

Nas empresas que você entrar, corre no CPD e veja se tem mais máquinas de backup por FITA magnética ou SSD.

 

Fechou? Aquele abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, hc09 disse:

Porque você vai dizer que eu estou errado e eu vou dizer que você está errado.

Pois é, mas eu trouxe dados baseados em mais de 3.000 equipamentos pra mostrar o porquê de você estar errado...

 

11 minutos atrás, hc09 disse:

Quando você queirmar ou perder o seu SSD, leve para recuperação.

Tenho cópias redundantes dos meus dados importantes, se queimar o SSD eu compro outro e pronto. Aliás, o que tá começando a dar cara de falha (ruídos, lentidões, etc.) é o meu HD, com 4 anos de uso.
 

11 minutos atrás, hc09 disse:

Nas empresas que você entrar, corre no CPD e veja se tem mais máquinas de backup por FITA magnética ou SSD.

Fitas são ainda mais baratas que HDs em termos de preço por TB, por isso acabam sendo opção preferencial pro armazenamento massivo de alguns tipos de dados. Em servidores em geral, SSDs estão paulatinamente substituindo os HDs, como você pode ver nas estatísticas do blackblaze que mostra que já está 50-50, com a tendência de ser tudo substituído por SSDs nos próximos anos. Eu discordo que 'HD vai demorar muito tempo pra deixar de existir', pra mim em 10 anos vai ser tecnologia obsoleta como CDs ou DVDs já são hoje em dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Shaman93 disse:

Pois é, mas eu trouxe dados baseados em mais de 3.000 equipamentos pra mostrar o porquê de você estar errado...

 

Tenho cópias redundantes dos meus dados importantes, se queimar o SSD eu compro outro e pronto. Aliás, o que tá começando a dar cara de falha (ruídos, lentidões, etc.) é o meu HD, com 4 anos de uso.
 

Fitas são ainda mais baratas que HDs em termos de preço por TB, por isso acabam sendo opção preferencial pro armazenamento massivo de alguns tipos de dados. Em servidores em geral, SSDs estão paulatinamente substituindo os HDs, como você pode ver nas estatísticas do blackblaze que mostra que já está 50-50, com a tendência de ser tudo substituído por SSDs nos próximos anos. Eu discordo que 'HD vai demorar muito tempo pra deixar de existir', pra mim em 10 anos vai ser tecnologia obsoleta como CDs ou DVDs já são hoje em dia.

  1. Errado não estou porque ainda não vi nenhuma empresa com Full SSD nos servidores, quando eu ver eu volto aqui e te aviso;
  2. Muito bacana, mas o meu vizinho não tem backup redundante, assim como milhões de pessoas que nem sabem fazer um backup redundante.
  3. Como já disse, não vi nenhuma empresa trabalhar com SSD ainda dentro das centenas de racks, segue HD cada vez maiores, coisa que o SSD não está entregando (Você sabia que está havendo migração pra HD de 20 TERA né?) e Fitas Magnéticas, tenho certeza absoluta que grandes empresas não usam SSD em servidores de dados, muito menos de backup. E o resto é tempo que vai dizer e é aquilo, vamos ficar nessa de um discordar do outro. 

Você que perguntou, já eu não estou te perguntando nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, hc09 disse:

tenho certeza absoluta que grandes empresas não usam SSD em servidores de dados

Tá falando bobagem, abriu o link no qual a Blackblaze (empresa multimilionária, com centenas de funcionários, especializada em backup em nuvem e no armazenamento de dados...) compara os seus 1.666 SSDs em operação com os seus 1.607 HDs em operação? Tu é muito cabeça dura, cara... Mas enfim, acredite no que quiser.

8 minutos atrás, hc09 disse:

Você que perguntou, já eu não estou te perguntando nada.

Você afirmou que HD é o "melhor" dispositivo de armazenamento por supostamente durar mais ou ser mais seguro que SSD. Achei importante demonstrar que essa é uma afirmação baseada no seu achismo, não em fatos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Shaman93 disse:

Abriu o link no qual a Blackblaze (empresa multimilionária, com centenas de funcionários, especializada em backup em nuvem e no armazenamento de dados...) compara os seus 1.666 SSDs em operação com os seus 1.607 HDs em operação? Tu é muito cabeça dura, cara... Mas enfim, acredite no que quiser.

Poxa cara, eu não, o mercado é cabeça dura, ninguém tá montando rack com SSD pra Backup amigo. Não viaja, HD de 20TB está sendo colocada em Workstation... Até o novo PC Gamer da Dell vem com 20TB de HD.

Para o seu uso pessoal faz sentido, pro mercado não faz. É HD e Fita, se tá achando ruim, põe um terno e gravata e vai vender SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!