Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

A algum tempo venho enfrentando um problema de desempenho do meu computador que só está utilizando 3.97gb dos 8gb, eu tenho dois pentes de 4 GB e instalados devidamente para o uso do dual Channel, pesquisei para ver se era problema de BIOS, atualizei a BIOS e o problema persistiu, fiz algumas das configurações que aparece no YouTube e nada, o Pc reconhece os dois pentes de 4gb mas só está utilizando apenas um, preciso de ajuda urgente porque nem a formatação ajudou.

Minha configuração é a seguinte:

Processador AMD Ryzen 1400

placa-mãe ASRock b450m HDV r4.0

2 x 4gb ballistix 2400Mhz

Gigabyte G1 gaming GTX 1060 6gb

Não sei mais o que fazer para reconhecer totalmente os 8gb.

Postado

@Kohari pelo que olhei está com a versão 64bits, será que tem como fazer dowgrade sem ter que formatar?

2 minutos atrás, Rdyzen disse:

@Kohari pelo que olhei está com a versão 64bits, será que tem como fazer dowgrade sem ter que formatar?

32bits reconhece até 3gb e 64bits já reconhece uma quantidade maior, pelo que eu vi no vídeo é isso que ele ensina, ou eu me enganei?

Postado

você ainda não informou qual a versão do windows que está utilizando.. windows 7, 10, 11.. 32 ou 64 bits.?

porque isso claramente é sistema, se o setup da BIOS está reconhecendo os 8gb, o problema está depois da BIOS.

Gera um pendrive do strelec (que é um windows bootavel para pendrive), e inicializa a maquina usando ele. Se nem nele reconhecer os 8gb, aí ferrou. Já tentou reset de BIOS? .. atualização de BIOS?
https://www.majorgeeks.com/files/details/sergei_strelecs_winpe.html
(joga no youtube o nome STRELEC, vai ter uma porrada de videos ensinando a gerar esse pendrive inicializavel)

Postado
4 horas atrás, Kohari disse:

@Rdyzen Tentou trocar a posição das RAMs nos slots?

Sim, isso foi uma das primeiras coisas que fiz, limpei ela, e nada também.

3 horas atrás, boinard disse:

você ainda não informou qual a versão do windows que está utilizando.. windows 7, 10, 11.. 32 ou 64 bits.?

porque isso claramente é sistema, se o setup da BIOS está reconhecendo os 8gb, o problema está depois da BIOS.

Gera um pendrive do strelec (que é um windows bootavel para pendrive), e inicializa a maquina usando ele. Se nem nele reconhecer os 8gb, aí ferrou. Já tentou reset de BIOS? .. atualização de BIOS?
https://www.majorgeeks.com/files/details/sergei_strelecs_winpe.html
(joga no youtube o nome STRELEC, vai ter uma porrada de videos ensinando a gerar esse pendrive inicializavel)

A versão que uso atualmente e windows 11, mas esse problema tive também no 10 (64bits) daí adiante atualizei pra o Win 11 (64bits). Eu cheguei a pensar que era a BIOS e na época quando comprei em 2021 estava com uma BIOS de 2019 (se não me falha a memória) atualizei aos poucos cada versão, o problema persistiu daí desisti, vou tentar o strelec e logo retornarei com imagens e respostas.

Postado

Após algumas verificações, consegui identificar o motivo da memória utilizável estar aparecendo, consultei o CPU suport na página oficial da ASRock, e o Ryzen 5 1400 codinome "Summit Ridge" não aceitava as memórias que eu comprei (assim também outras CPUs com outros codinomes não eram aceitas), tinha algumas da ballistix que eram aceitas, fiz um UP que já era previsto e passei para o Ryzen 3 2600g, já com a BIOS atualizada, essa CPU suporta as memórias que eu já uso, ao lugar o Pc já não estava com o erro de memória utilizável. Muito obrigado aos que ajudaram ou deram algum conselho, foram úteis, mas enfim consegui chegar a resolução do erro!

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...