Ir ao conteúdo

Comprar Ryzen 7 5700X ou Ryzen 7 5800X3D?

Ir à solução Resolvido por Diego Mendes Rodrigues,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, por favor vejam se podem me ajudar:

Estou pensando em trocar meu processador para aproveitar o último tempo de vida útil da minha placa-mãe (não queria trocar de placa-mãe agora...). 

Minha configuração está assim:

placa-mãe: MSI x370 SLI Plus
CPU: Ryzen 7 1800X + WaterCooler CoolerMaster Masterliquid Lite 120
GPU: Zotac GeForce RTX 3060 Twin Edge, 12GB, GDDR6, 192-Bit
Memória: 2 X 8GB Corsair Vengeance 3200MHz(max) DDR4 CL16
Fonte: EVGA 600B

Estou em dúvida entre:

Ryzen 7 5700X - Vantagem: Menor TDP: 65W e mais barato - Desvantagem: Menor cache

ou

Ryzen 7 5800X3D - Vantagem: Maior cache e melhor desempenho para jogos - Desvantagem: Mais caro e maior TPD: 105W 
+ Dúvidas sobre o Ryzen 7 5800X3D: Será que teria que trocar a minha fonte? O meu watercooler dará conta?

Em suma: Qual devo escolher, considerando que eu setup é para games apenas.

Agradeço de antemão!

PS: Não cogitei o Ryzen 7 5800X porque é mais caro, com um TPD de 105W e não vi um desempenho para games que compense isso em minha pesquisa. 

Postado

@Ale4psi Tarde!

O 5700x já vai extrair o máximo da sua GPU, então não faz sentido pegar o 5800X3D (se for apenas para jogos).

Se quiser economizar ainda mais, o 5600 também vai extrair todo o potencial da sua placa de vídeo.

Abs!

• Curtir 1
Postado

@Ale4psi Sua GPU segura um bom tempo ainda. E quando você for trocá-la, já pode ter novos processadores melhores no mercado. Vai da sua necessidade e bolso.

Eu mesmo peguei o 5700x de teimoso. Não havia necessidade rsrs.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@Ale4psi , boa tarde.

Sua placa-mãe MSI X370 SLI PLUS, junto com suas memórias RAM 16GB DDR4 3200MHz (2*8GB) e uma boa placa de vídeo RTX 3060 12GB, irão rodar muito bem com o Ryzen 7 5700X.

Como mencionado pelo @Marlão1 , esse processador já irá tirar o máximo da sua placa de vídeo.

Quando você for trocar essa placa de vídeo no futuro, provavelmente, irá comprar uma com PCIe 4.0 ou superior, tendo então que trocar placa-mãe, processador, memória e etc.

Quanto a sua dúvida entre comprar um processador Ryzen 7 5700X ou o Ryzen 7 5800X3D, compre o Ryzen 7 5700X, pois:

• Ambos possuem 8 núcleos / 16 threads
  • A diferença de clock deles é muito baixa, não valendo pela diferença de valor
  • O Ryzen 7 5800X3D possui um cache interno bem maior que os outros da família 5000, mas que faz sentido apenas para quem trabalha com edições e renderizações pesadas de vídeo
  • O Ryzen 7 5800X3D possui um consumo de energia maior que o 5700X, então você provavelmente precisaria trocar sua fonte
  • Seu WaterCooler CoolerMaster Masterliquid Lite 120 faz sentido no 5700X, mas para o 5800X3D você precisará comprar um novo water cooler de 240mm

Outra opção mais econômica, mas com um excelente custo/benefício é a com o processador Ryzen 5 5600, com 6 núcleos e 12 threads.

Espero ter ajudado!

Abraço,

Diego

• Curtir 2
Postado
Em 13/04/2023 às 16:46, Diego Mendes Rodrigues disse:

@Ale4psi

• O Ryzen 7 5800X3D possui um cache interno bem maior que os outros da família 5000, mas que faz sentido apenas para quem trabalha com edições e renderizações pesadas de vídeo

Na verdade o VCache do 5800X3D beneficia é em jogos - rende até uns 20-25% a mais que o 5700X, para edição e renderização o 5800X sem este cache se sai melhor, por ter mais clock base.

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado

@Diego Mendes Rodrigues Acrescentando à explicação do colega @1lokos, vale a pena ressaltar que devemos tomar cuidado ao comparar especificações, mesmo se tratando de processadores de mesma arquitetura. 😉

Quem opta pelo Ryzen 7 5800X3D o faz porque o benefício real do cache é completamente voltado a jogos, e não renderizações ou edições. É um processador puramente gamer, lançado para atender ao público que quer jogar em altíssimas taxas de quadros.

O Ryzen 7 5700X é que é interessante para quem trabalha com renderizações ou edições, uma vez que o desempenho se aproxima ao do Ryzen 7 5800X3D nesse cenário, mas o custo é muito menor. O Ryzen 9 5900X, que tem custado valor semelhante ao Ryzen 7 5800X3D, acaba sendo muito superior para trabalhar com esse tipo de atividade devido aos núcleos extras.

De qualquer forma, mesmo para jogos o Ryzen 7 5700X desempenha muito bem (assim como o Ryzen 5 5600 também desempenharia) e atende à maioria das situações.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...