Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala gente.
Tinha a configuração
Ryzen 3 3100
MOB B450 AORUS M Gigabyte
RTX 3050
16GB ram
Corsair 650W
120gb SSD

Troquei o processador pra um Ryzen 7 5700x

•Atualizei BIOS da placa
•Tirei bateria e coloquei novamente
•Troquei memória RAM
•Tirei placa de vídeo
•Usei uma chave de fenda pra fechar o circuito dos jumpers do CleanCMOS com o pc desligado.

Nada funcionou.
• O computador liga, todos os fans e leds funcionam, mas não dá vídeo.
• O led vermelho "VGA" está aceso na placa.
Quando volto pro processador antigo, o PC liga normalmente.

Uma observação: estou usando o Cooler do Ryzen 3100 nesse Ryzen 7 5700x, não sei se influência em algo.

Podem me ajudar, amigos?

Postado

Provavelmente vai ter que atualizar a BIOS da placa-mãe para que ela reconheça o processador.

EDIT: Ah, tu já atualizou. tem certeza que colocou a versão certa? A partir da F61.

Postado

@ANONIMOSF coloca o Ryzen antigo, vai na BIOS e define na prioridade de boot para ele ligar pelo PCI-E. possivelmente, pelo erro de VGA a sua maquina está procurando os graficos integrados do processador anterior que não existem no 5700x. Se atenta a ligar a maquina sempre pela placa de vídeo, não adianta por cabo na placa-mãe que n vai funcionar devido a falta de GPU integrada

Postado
6 minutos atrás, ANONIMOSF disse:

@Trudys Sabe me dizer onde fica essa opção na gigabyte? 

Faz isso na BIOS:

1- Peripherals>PCIe1

2-Chipset>internal graphics>disable

Postado
44 minutos atrás, ANONIMOSF disse:

estou usando o Cooler do Ryzen 3100 nesse Ryzen 7 5700x, não sei se influência em algo.

Bom, é evidente que o Cooler não aguenta(o i3 dissipa 35W e o 5700X 65W até 90W).

Mas o mais necessário é que precisa ver como está sendo a atualização da BIOS:existe uma ordem certa:

Na situação atual:

1) CLEAR CMOS da placa-mãe(tá fazendo certo? precisa "jumpear" os pinos e ligar o PC)

2) voltar a CPU R3 e aí instalar a BIOS correspondente á CPU nova(nem mais nem menos, tem que ser a recomendada no site do fabricante)

3) Logo depois deve fazer a troca da CPU velha pela CPU nova e reinstalar o Cooler

4) ao religar, o PC deve bootar normal. No seu lugar faria o procedimento de máquina mínima, ou seja: 1 pente de RAM, a CPU e o COOLer

E a VGA, claro...

E a VGA, claro...

Postado

@PedraX Pode me descrever como faço plenamente o CLEAR CMOS?

Em relação a BIOS correspondente, não tem uma recomendada, pelo que vi aqui. Somente pede que atualize a BIOS.

Postado

Bom, está descrito acima, em caso de dúvida é melhor procurar no YouTube e com a recomendação da placa-mãe igual a sua 

E pode trocar o Cooler 

Vi q você não tem o jumper,tem que achar um(pode encontrar em HD ou outro periférico q use). Não use chave fenda com a MB ligada porque vai queimar 

Postado

Meu amigo, boa noite.

- Pimeiro mito é colocar a BIOS recomendada pelo fabricante. Coloque sempre a mais atual. Por exemplo, a Gigabyte recomenda a BIOS F62 apta a b450m rodar o Ryzen 7 5800x3d. Minha placa só ligou quando eu flashei a F64.

Apesar disso, eu apostaria que o problema são as memórias. Quais são e como estão instaladas

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!