Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá caros colegas, 

Me chamo Ronan e venho pedir a opinião de vocês em uma situação que estou passando com meu notebook.

Comprei um Avell A52 LIV a uns anos e ele sempre funcionou muito bem, mas recentemente tenho passado alguns problemas com o vídeo dele.

Para melhor contextualizar, fiz um vídeo do erro que acontece no vídeo: 

Continuando, esse problema de "distorção" no vídeo aconteceu em vários momentos aleatórios.

No vídeo, aconteceu em uma página específica. Eu reiniciei o computador e o problema persistiu. 

Rodei um live pendrive com Ubuntu e abri a mesma página, tive o mesmo erro.

Já tive esse problema com jogos online, planilha do Excel, programa para teste da placa de vídeo (furmark).

Não é questão de temperatura, ao menos não aparentemente, pois isso acontece mesmo com o computador frio, em algumas situações.

Já testei com Windows 10 e Windows 11 e com Live do Ubuntu.

Vou deixar as configurações do meu notebook:

S.O: Windows 10 Pro v. 10.0.19045 (já testei com Windows 11 tb)

Processador: Core i5-10300h 2.5GHz

RAM: 16GB

HD: INTEL OPTANE 500GB.

Placa de vídeo: NVidia GeForce GTX 1650 ti

Em anexo segue o arquivo do DxDiag para mais detalhes de configuração.

Fiz uma limpeza básica no notebook a alguns dias, quando notei esse problema, temendo ser superaquecimento, mas mesmo depois disso o problema persiste .

Já atualizei Drives bem como já fiz um downgrade dele.

Tenho a placa "integrada" do processador da INTEL, mas ainda estou verificando se acontece o mesmo caso eu coloquei mais carga nele.

Enfim, ao que tudo indica é problema de hardware e não de software, mas queria ver se alguém já passou por isso e, se sim, qual foi o processo de resolução. 

Preciso procurar uma assistência que seja capaz de resolver esse problema mas na minha cidade não tenho nenhuma especializada.

Agradeço por qualquer ajuda que puderem dar ou orientação para analisar essa situação. 

Tenham todos uma ótima tarde.

DxDiag.txt

Postado

@Ronan Anacleto Lopes Bom, meu amigo é o seguinte esse problema é complicado de ter ideia do que é sem fazer uma análise especializada mas vou recomendar uma pessoa que é capaz de verificar esse notebook, e talvez realizar o reparo, https://www.youtube.com/@GDTechInformatica/featured esse é o link do canal dele, então, você pode entrar em contato com o mesmo para solicitar esse serviço.

Neste vídeo tem o link e às informações de como você pode mandar o notebook para ele.

• Curtir 1
Postado

@Entusiasta da Elétrica Muito obrigado colega. Realmente, se nem pessoalmente estou conseguindo identificar, imagina só por vídeo. Mas vou ver se entro em contato com essa pessoa q recomendou, talvez consiga ter um norte ou envie pra ele.

Obrigado por responder.

@Edvaldo J. Frederico Opa, sugestão interessante. 

No começo achei que pudesse ser o cabo também, mas como não acontecia nenhuma alteração física pra dar o problema, eu já tinha desconsiderado, mas vou testar com monitor externo sim, pois pode me confirmar se é a placa de vídeo ou outro recurso.

Muito obrigado pela ideia Edvaldo. Assim que eu tiver uma resposta aviso aqui.

• Obrigado 1
Postado

@Ronan Anacleto Lopes E caso seja problema na tela ou em algum cabo flat vai ser mais fácil resolver, e não parece mas até memória RAM pode causar esse tipo de problema, enfim, tem que fazer o diagnóstico com o notebook em mãos, pois, tanto pode ser um problema simples como também um mais complexo. Recomendo o Gregory porque o mesmo é transparente no que faz, e cobra preços justos, então, se o seu notebook tiver reparo ele vai conseguir consertar.

@Ronan Anacleto Lopes Outra coisa que esqueci de perguntar. Você está usando os gráficos do processador ou a placa dedicada? Porque caso você ligue em um monitor externo a placa integrada será desabilitada, ou seja, se o problema for nos gráficos do processador automaticamente o problema irá desaparecer causando um falso sinal de ser a tela, é bom testar com isso em mente.

Postado

@Entusiasta da Elétrica eu estou usando o da placa de vídeo mesmo.

Eu testei uma vez rodar o programa de stress de placa no vídeo integrado processador. Não aconteceu nenhum erro, enquanto que na placa da NVIDIA, com alguns minutos de teste ele começava a dar problema.

Ainda tenho que testar a questão do monitor externo. Também pretendo fazer mais uma limpeza, dessa vez mais criteriosa, verificar pasta térmica e afins.

E ficar na torcida para que seja algo simples. 🙂

Postado

@Ronan Anacleto Lopes Então, podemos descartar o processador mas mudou para a placa de vídeo. Esse problema não acontece com o vídeo integrado do processador? Se acontecer às chances de ser a tela são quase 100%, para sua sorte.

@Ronan Anacleto Lopes Isso que está acontecendo na sua tela chamamos de "artefato," e o causador geralmente é placa de vídeo, e pode ser algum banco de memória com defeito ou precisando de reballing, então, espero que seja algo mais simples.

• Curtir 1
Postado

@Entusiasta da Elétrica Passando só pra atualiza-los. Ontem tentei testar no outro monitor, mas as mesmas coisas que davam problema antes, não deu erro dessa vez. Então vou continuar usando e testando, quando encontrar outra situação que provoca o problema, vou testar no monitor externo. 

Esse problema ta me tirando do sério kkkk

Quando acho que encontrei algum padrão de erro, ele para de dar erro ali.

Vou atualizando vocês. Desde já muito obrigado pelo suporte.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Pessoal, atualizando sobre a situação, já a vários dias não aconteceu o problema no vídeo. 

O que me deixa mais "encucado" ainda. Tenho outros testes pra fazer mas como estou com pouco tempo mexendo no PC não verifiquei mais esse problema. 

Vou continuar fazendo testes até conseguir reproduzir o erro ou confirmar que foi "solucionado".

Desde já agradeço a todos que tem colaborado e espero trazer respostas mais concretas sobre o tema.

• 2 semanas depois...
Postado

Passando para atualizá-los. Consegui fazer o teste com um monitor secundário. O resultado mostrou que o problema foi realmente no monitor e não na placa de vídeo. No outro monitor, ligado por HDMI funcionou 100% enquanto o monitor integrado do notebook apresentava problema.

Irei semana que vem procurar uma assistência que possa verificar o meu monitor.

Trago novidades assim que possível

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...