Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conectores SATA da fonte danificados: Compro NVMe ou outra Fonte?


Ir à solução Resolvido por Marcelo_gs,

Posts recomendados

Tenho uma fonte da Corsair de modelo CX 430, e tive a infelicidade de quebrar 2 dos 4 conectores SATA que a fonte possuí limitando drasticamente meu armazenamento. A fonte tem ~9 anos de idade e não tem me dado problemas até então.

Meu setup hoje tem as seguintes configurações:

- Ryzen 7 2700x sem overclock nem undervolt

- RX 580 8GB Gigabyte

- placa-mãe B450M Steel Legend

- 32GB RAM (Corsair 2x8GB 3000Mhz + 2x8GB Cuso 3000Mhz)

- SSD 240GB da Lexar pra Máquinas Virtuais

- HDD 1TB pra Máquinas Virtuais e outro de 150 GB só pro Linux
Anteriormente eu utilizava 2 GPUs sendo a outra uma GT 740 no slot de baixo só pra Minecraft.

Removi a GT 740 do sistema recentemente após o incidente dos cabos SATA e tive que substituir a alimentação do HDD de 150GB por um adaptador Molex pra Sata que inclusive já está me causando problemas.

O ideal mesmo seria comprar os dois, uma fonte nova e o NVMe. Mas infelizmente a grana tá super curta e tenho que escolher entre os dois no momento.

E se de um lado ganho um armazenamento mais rápido e posso remover HD ou SSD do meu sistema atual do outro mantenho tudo como está e troco apenas a fonte.

 

Penso em colocar um SSD NVMe e posteriormente SSD M.2 Sata(no segundo Slot) Eliminando assim os HDDs da jogada. Num futuro não muito distante pretendo compra um outro PC, provavelmente Xeon ou Intel Core, para usar como servidor de arquivos localmente entre outro serviços que uso só na minha rede local, então se eu comprasse uma nova fonte agora a CX 430 ficaria parada um bom tempo sem uso.

 

Decisão difícil essa, porém sei que vocês me ajudarão a decidir. Desde já agradeço fortemente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
24 minutos atrás, tiago4171 disse:

O ideal mesmo seria comprar os dois, uma fonte nova e o NVMe.

Sim, com certeza.

 

Mas se tiver que escolher eu pegaria a fonte primeiro, pelo fato dela ter 9 anos de idade.

Não querendo jogar praga, mas ela já esta ficando velinha e pode ser que seja obrigado a troca-la num futuro não tão distante, então melhor já garantir agora e ainda pode deixar ela de reserva guardada ou vende-la por um precinho camarada.

 

Seu setup é bom, eu se fosse você já investiria numa fonte de 550w (indico a XPG Pylon) e caso queria trocar de PC pode aproveitar ela ainda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, tiago4171 disse:

Decisão difícil essa, porém sei que vocês me ajudarão a decidir. Desde já agradeço fortemente!

 

não tem muito o q decidir, veja o q é mais imediato pra você

 

se a fonte ta boa, tirando o fato desses conectores estarem ruins e você não trocando a placa de vídeo, invista logo nos SSDs..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo_gs Compreendo perfeitamente! Mas se eu for pegar outra fonte quero pegar uma de 600W-650W pra cima pra ter 2 Conectores PCI-E. Pois, quando utilizava a RX 580 e a GT 740 a GT 740 em especifico era conectada a fonte por meio de adaptador Molex pra PCI-E. Por mais básica que a GT 740 seja, meu modelo EVGA precisa de conector extra de energia de 6 Pinos.

Deve se perguntar porque raios preciso de duas GPUs? A resposta é bem simples, não uso o computador instalando o sistema direto no HDD/SSD, eu virtualizo tudo com Linux e a Tecnologia KVM(Kernel Virtual Machine) deixando tudo isolado, seguro e o mais importante flexível. Flexibilidade é o mais importante pra mim, pois testo muitos sistemas e poder instalar por exemplo o Windows 11 sem ter que mexer nada no meu particionamento perdendo 2% a 5% de desempenho no CPU pra mim é um baita negocio. Por isso uma segunda GPU ajuda demais, mesmo rodando em x4 no segundo Slot. Pensei recentemente em trocar essa GT 740 por uma GT 1030 devido a 1030 não precisar de conector extra, e ela me serviria como uma luva.

Consequentemente o investimento na fonte inicialmente na fonte seria mais caro, pra praticamente 0 ganho extra.

 

@rodrigo.dcvieira Troquei uma R9 270 por uma RX 580 recentemente, fiz o ultimo pagamento agora mesmo. Ou seja a RX 580 será minha GPU por um bom tempo ainda. Vou estudar melhor esta história, com calma até porque a fonte tá ficando velinha. Ano que vem ela faz 10 anos de idade! Fora que ela já me deu problema de superaquecimento porque montei cooler de forma incorreta na penúltima limpeza. Pode acompanhar isto neste tópico.
Por um lado posso ter um baita upgrade de armazenamento, mas por outro posso ficar sem PC da noite pro dia devido a idade da fonte!
Vou dar uma pesquisada em ambos, até porque fonte tá em falta principalmente estas mais fortes.

Agradeço a todos pelas opiniões!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!