Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera, recentemente troquei minha GTX 1060 por uma RTX 3060, e um upgrade de 16 pra 32 de ram hyperx fury.

Falaram que teria que trocar o processador pra diminuir o gargalo, tanto é q a gpu estava dando 100% no warzone.

Eu iria pegar o Ryzen 5 5600, mas teria que comprar um aircooler melhor tambem.

To começando a me arrepender desse upgrade, porque so jogo rocket league e warzone 2, de resto é pra estudo e vscode.

Tenho um monitor 144hz e queria mais fps no warzone pois tava rodando a 50-60, ate fiz um teste nesse site que diz o quanto sua gpu é mais fraca que seu cpu ou vice versa, deu que minha 1060 era muito fraca pro Ryzen 5 2600, por isso troquei ela. mas não mudou tanto o fps, depois pesquisei melhor e vi que na verdade pra ter ganho de fps na qualidade baixa do warzone, eu teria que melhorar meu processador, certo? (pergunta 1).

Porque o processador que é o problema se é a placa de vídeo q esta em 100% de uso? Se ela esta em 100% quer dizer que ela esta tendo que usar tudo que tem pra aquela qualidade gráfica, então não deveria dar um upgrade nela pra ter mais folga com uma placa melhor por exemplo? (pergunta 2).

Gastei 3k na RTX 3060 e o upgrade de 16 pra 32 de ram, se for pra trocar processador e aircooler vai ser mais 1k. ainda da tempo de eu devolver a placa e a memória e pegar apenas o processador e o aircooler!

Comprando o Ryzen 5 5600 e ficando com a GTX 1060, eu consigo uma melhora considerável no fps do warzone? (pergunta 3).

Seria um boa ideia ficar com 32gb de ram pro warzone 2 ou os 16 2666mhz que eu ja tinha eram suficientes? (pergunta 4).

Caso a resposta pra pergunta 4 for a segunda opção, desconsiderem a pergunta 5.

OBS: eu tinha 2 de 8gb 2666 e peguei mais 2 de 8gb 3000, mesmo sabendo que todas vão rodar nos 2666, caso os 16gb pro warzone sejam suficientes, vale a pena eu vender as de 2666 e ficar com as de 3000, ou devolvo as de 3000 pra economizar? (pergunta 5). porque se fosse pra ficar com as de 3000, alem do trabalho pra vender as de 2666, acredito que na minha cidade eu so pegaria 100 em cada pente de 8 2666mhz, e paguei 660 nos 2 pentes de 3000mhz.

Agradeço pela atenção!

gpu.thumb.png.600f43afe04a1fc59e17272bd04b7721.png

Postado

Boa noite, meu caro, tudo certo? Pois bem, vamos para análise. 

Pergunta 1: Warzone é um mapa muito grande, por esse motivo é necessário um processador com muitos núcleos para rodar bem. Nesse caso, um 6/12, como é o seu caso, já é um bom começo. Acontece que, zen2 não tem lá um bom IPC, sendo assim ele é o gargalo do seu setup.

Pergunta 2: Bem, se a placa está em 100%, de fato ela é o gargalo. Acredito que para um 2600 ta gargalando uma 3060, você tem que ta rodando com gráficos no ultra ou uma resolução acima do Full HD. Aconselho você a usar o DLS da sua RTX, ou abaixar algumas opções gráficas que quando você parar para olhar, não muda nada e só atrapalha a gamerplay. De qualquer forma, com boas configurações, misturando preset alto com médio você passa dos 100FPS tranquilamente. Se usar o DLS então, aí vai mais longe ainda. 

Pergunta 3: Não, pois aí ia desequilibrar muito o jogo e você teria que jogar com gráficos muito fracos para ter estabilidade no jogo. 

Pergunta 4: 16GB já era o suficiente. Você errou na mão, era melhor ter trocado as memórias que você tinha por uma de maior frequência. A linha zen1 e zen2 da AMD tem um delay muito grande entre processador e memória RAM, motivo ao qual, quanto maior a frequência, melhor desempenho o processador terá nessa plataforma. Não é à toa você ver o pessoal usando memória acima de 4000 MHz nessa linha. 

Pergunta 5: Cara, você pagou muito caro nessa memória. Acredito que poderia ter comprado do Alie, por exemplo. Lá você pegaria memória 3200 MHz de ótima qualidade por R$ 300 na loja oficial da Adata (XPG) no começo do mês, que foi aniversário do Alie. De qualquer forma, até para níveis do mercado nacional, você pagou muito caro. Anda tendo muitas promoções ultimamente. 

Resumindo: Acredito que com algumas configurações aqui e outras ali, você atingirá o seu objetivo com esse setup. Obviamente um 5600 iria ajudar muito, mas o seu já está bom se o foco é só passar de 100 FPS. Warzone jogando em Full HD não ira consumir mais de 12GB de ram do seu sistema. Aconselho aliviar o trabalho da sua placa para deixar o processador trabalhar mais. Abaixa as texturas e sombras. Se necessário, ativa o DLS. Verificar se o MSI está bem configurado e olha bem o que está gargalando, consumo de RAM. Sempre bom verificar temperaturas, pois quanto mais altas, menos desempenho e estabilidade.

Qual upgrade eu investiria no futuro, considerando que o seu pc está bacana? 

1. Devolveria as memórias e com esse dinheiro, compraria um 5600 no Alie (600 reais). Link
  2. Em seguida, venderia o processador e as memórias antigas. ( +/- 600)  
  3. Com essa venda, compraria um AG400 (130 reais) Link para refrigerar e duas memórias de 8 GB de 3200 MHz no Brasil ( +/- 400). Link 

Assim ainda sobraria uma grana! 

Bem, se você usar o Alie para memória, fica mais barato ainda. De qualquer forma, acho que o seu setup ta faltando e otimização, pois ele já está de bom tamanho. 

Espero te ajudado. 

Abraço! 

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, IlusionistTop disse:

Boa noite galera, recentemente troquei minha GTX 1060 por uma RTX 3060, e um upgrade de 16 pra 32 de ram hyperx fury.

Falaram que teria que trocar o processador pra diminuir o gargalo, tanto é q a gpu estava dando 100% no warzone.

Eu iria pegar o Ryzen 5 5600, mas teria que comprar um aircooler melhor tambem.

To começando a me arrepender desse upgrade, porque so jogo rocket league e warzone 2, de resto é pra estudo e vscode.

Tenho um monitor 144hz e queria mais fps no warzone pois tava rodando a 50-60, ate fiz um teste nesse site que diz o quanto sua gpu é mais fraca que seu cpu ou vice versa, deu que minha 1060 era muito fraca pro Ryzen 5 2600, por isso troquei ela. mas não mudou tanto o fps, depois pesquisei melhor e vi que na verdade pra ter ganho de fps na qualidade baixa do warzone, eu teria que melhorar meu processador, certo? (pergunta 1).

Porque o processador que é o problema se é a placa de vídeo q esta em 100% de uso? Se ela esta em 100% quer dizer que ela esta tendo que usar tudo que tem pra aquela qualidade gráfica, então não deveria dar um upgrade nela pra ter mais folga com uma placa melhor por exemplo? (pergunta 2).

Gastei 3k na RTX 3060 e o upgrade de 16 pra 32 de ram, se for pra trocar processador e aircooler vai ser mais 1k. ainda da tempo de eu devolver a placa e a memória e pegar apenas o processador e o aircooler!

Comprando o Ryzen 5 5600 e ficando com a GTX 1060, eu consigo uma melhora considerável no fps do warzone? (pergunta 3).

Seria um boa ideia ficar com 32gb de ram pro warzone 2 ou os 16 2666mhz que eu ja tinha eram suficientes? (pergunta 4).

Caso a resposta pra pergunta 4 for a segunda opção, desconsiderem a pergunta 5.

OBS: eu tinha 2 de 8gb 2666 e peguei mais 2 de 8gb 3000, mesmo sabendo que todas vão rodar nos 2666, caso os 16gb pro warzone sejam suficientes, vale a pena eu vender as de 2666 e ficar com as de 3000, ou devolvo as de 3000 pra economizar? (pergunta 5). porque se fosse pra ficar com as de 3000, alem do trabalho pra vender as de 2666, acredito que na minha cidade eu so pegaria 100 em cada pente de 8 2666mhz, e paguei 660 nos 2 pentes de 3000mhz.

Agradeço pela atenção!

gpu.thumb.png.600f43afe04a1fc59e17272bd04b7721.png

Respondendo a pergunta 2, o gargulo de 100% é porque o seu processador não sabe lidar com a placa de vídeo e desperdiça a potencia dela limitando se ao que era o mais potente da epoca similar a um 1660 super-2080, ent ele não sabe lidar com a sua placa de vídeo e não vai mudar nada trocar pra uma mais fraca tipo uma 1660 super porque ele ainda vai ser o principal limitador

Postado

@Nogue1ras Sobre a resposta 2: Eu estava rodando no gráfico mais baixo do warzone, estava em 95 a 100% de uso e 60 fps no jogo, quando coloquei em gráficos mais altos, ela mantia os 60 mas com 98 a 100% de uso. Testei no rocket league, um jogo que exige menos da GPU, ela estava batendo seus 90 a 95% na qualidade mais baixa, quando coloquei na qualidade alta, ficou em 95 a 100% de uso, nos 2 casos o fps estava a cima dos 200-250.

Sobre a pergunta 3: No warzone eu não ligo muito pra gráfico, quero apenas um fps alto rodando em full HD e no mínimo/básico, também vi que a placa de vídeo nos requisitos recomendados era a GTX 1060. Peguei a RTX 3060 pois pensei que era ela a limitadora, porque só estava dando 60 fps no warzone, mas continua nos 60 a 70 kkkkk, prefiro os 2000 na minha conta do que jogar o warzone no ultra, pra subir meu fps preciso trocar apenas o processador certo? ou você realmente acha que eu devo ficar com essa placa de vídeo?

Irei comprar o Ryzen 5 5600, ag400 e vender as memórias antigas, mas ao invés de 3200mhz, pode ser 3000mhz mesmo? um amigo vai vender o pc dele, ai eu ja comprava as memórias, iria sair mais barato!

@VulgoAkat Mas se o processador é o que esta limitando a placa de vídeo, ela não deveria ficar abaixo dos 100%? se ela ta 100% deveria ser porque ela não esta sendo limitada né, não to conseguindo entender kkkk

Postado
9 horas atrás, IlusionistTop disse:

Tenho um monitor 144hz e queria mais fps no warzone pois tava rodando a 50-60, ate fiz um teste nesse site que diz o quanto sua gpu é mais fraca que seu cpu ou vice versa, deu que minha 1060 era muito fraca pro Ryzen 5 2600, por isso troquei ela. mas não mudou tanto o fps, depois pesquisei melhor e vi que na verdade pra ter ganho de fps na qualidade baixa do warzone, eu teria que melhorar meu processador, certo? (pergunta 1).

Quanto menor a qualidade da imagem que a placa precisa renderizar na tela (resolução e qualidade gráfica), mais rápido ela realiza o trabalho.. Aí, teria de ter um processador bom o bastante, pra acompanhar a GPU.. Isso vai até o limite do que a GPU entrega.. No seu caso, parece já bem próximo do limite dela mesmo.. Isso responde a pergunta 3...

https://youtu.be/PVLh5amUwO0

9 horas atrás, IlusionistTop disse:

Warzone sempre foi muito pesado pra hardware no geral.. Mapa grande e aberto, trocentos jogadores e o visual bem detalhado.. Ele pesa no hardware de maneira geral.. Aparentemente, NESSE JOGO, seu PC tava num quase equilíbrio: CPU e GPU BEM carregados, quase no limite..

Sobre o site de gargalo, coisa complicada.. Se você se baseou só nele, sinto muito.. Eu não sei qual a métrica que ele usa, pra chegar nesses números, mas ele pode ser deveras enganoso, em certos casos..

• Curtir 1
Postado

@IlusionistTop 

Pode ser 3000 MHz, se estiver em um bom preço. Acho que ta rolando algo estranho com a sua placa. Não é para eles nunca em 100 com um R5 2600. Poderia mandar fotos das configurações do seu COD? 

Esse vídeo serve de base.

Nele você ver que esse kit roda tranquilamente acima de 100 FPS com gráficos no alto. Acho que ta rolando problemas de otimização com seu kit. Se for isso, só o processador não adiantará. 

Acredito que o ideal seria uma análise muito mais global do seu setup. Alguma coisa está gargalando ela. 

Muitas vezes ligamos só para hardware, mas se o sistema e as configurações não estiver bem otimizada, não trará bons resultados. 

Repito: um R5 2600 não gargala uma 3060. Ela está com algum bug. 

Postado

@Nogue1ras Como eu faria essa análise do setup pra ver o que esta gargalando ou algum bug? você conseguiria me auxiliar via discord?

Fiz um teste aqui no hogwarts legacy e to conseguindo rodar no ultra a 70 fps com 100% de uso na placa e no baixo esta 80 fps com 90 a 98% de uso.

Novamente fui pro warzone e dessa vez, não sei porque, eu estava rodando no minimo com uma média de 85 fps e 80 a 95% de uso, algumas vezes foi pra 100%.

4.png.794c70f492db45a2fa8227089414ff6c.png3.png.e2d0478df7c3231d2555bed55540f334.png2.png.df309fed7b33995dd6e7e28c2dd430b2.png1.png.fc2c25be2fd7c69ee8021297c5e1c54f.png

com a qualidade recomendado pelo jogo, eu fico com 80 90 fps, mas a placa de vídeo fica cravada em 100% de uso

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!