Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Muita RAM reservada para hardware


Posts recomendados

@cinnder Qual o modelo da placa-mãe e chipset? tem alguns chipsets socket 775 mais antigos que não suportavam memory remap, dai o máximo de memória ficava limitado a 4GB e como não suportavam remapeamento de endereços acontece dos endereços de memória do slot PCI-e e da RAM serem os mesmos, isso significa que a memória da placa de vídeo nessas placas ocupava endereços da RAM, e uma parte da RAM ficava inacessível.

 

Nas placas mais novas que suportam remapeamento de memória esses endereços conflitantes podem ser recapeados e toda a RAM pode ser usada, acho que do chipset G41 em diante já era suportado o memory remap, mas chipsets mais antigos como o G945 e chipsets da VIA e SIS não suportavam e no G31 algumas placas suportam outras não, teria que ver no BIOS se essa opção existe, geralmente esta com o nome memory remap, memory hole remap ou memory role remapping.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cinnder Esse chipset provavelmente não suporta memory remap, ele foi feito inicialmente pro Pentium 4 socket 478 e 775, mas a ASUS conseguiu fazer upgrades de BIOS pra ele aceitar ate mesmo CPUS bem mais recentes, quem sabe não tenha uma opção de remap nas versões mais recentes do BIOS, parece que tem uma versão mais nova no site da ASUS, não sei se essa placa tem algum utilitário no próprio BIOS pra fazer upgrade, acho que teria que usar um programa pra DOS o AFUDOS  pra gravar o BIOS mais novo, caso queira tentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!