Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual placa-mãe escolher: Gigabyte B550M AORUS Elite ou PRIME B550M-K?


Druid
Ir à solução Resolvido por guilherme_dr,

Posts recomendados

Pessoal, uma dúvida, como para mim é importante mais portas USB3, vi uma placa da ASUS, concorrente, eu acho, desta GIGABYTE, com mais portas USB3 e com USB3.2 GEN 2, e agora, vale a diferença de preço, apenas R$ 50,00 mais cara a ASUS?

 

Aqui: placa-mãe ASUS Prime B550M-K, AMD AM4, mATX, DDR4 (kabum.com.br)

 

A diferença é de R$ 50,00 apenas.

 

Esta placa é boa, ou melhor, tão boa quanto a GIGABYTE

 

Aqui: placa-mãe Gigabyte B550M Aorus Elite, AMD AM4, Micro ATX, DDR4 (kabum.com.br)

 

Vou comprar um processador AMD Ryzen 5 4600G, e devo colocar uns 32GB de memória RAM.

 

Att.

 

Druid®.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Druid Pode ir em qual lhe atende melhor.. no geral são duas boas placas mãe, mas com diferenças entre si é óbvio.

 

A Gigabyte tem uma construção melhor, por exemplo: conta com dissipadores de calor, possui espelho fixo no painel traseiro, 1 slot PCIe com reforço metálico para proteger a conexão da placa de vídeo, Q-Flash Plus para poder atualizar BIOS sem necessidade de um processador, etc.

 

Mas isso não transforma a ASUS B550M-K em uma placa ruim, ela só tem outra proposta, a qual talvez lhe atenda melhor.

 

Se me permite, vou recomendar uma terceira opção que pode te atender na demanda por portas USB de qualidade e ainda uma construção mais robusta que essa ASUS, segue o link da placa-mãe ASRock X570 Phantom Gaming 4 (R$ 959,90) 👀 ela possui:

 

Portas USB traseiras: (ASRock X570 Phantom Gaming 4)

 

2 x Portas USB 3.2 Gen2 Tipo-A (10 Gb/s) (Suporta Proteção Contra ESD)
6 x portas USB 3.2 Gen1 (Suporta Proteção Contra ESD)

 

Espero ter ajudado.

Abraços amigo!

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guilherme_dr amigo, pelo que pude ver, esta placa-mãe ASRock X570 Phantom Gaming 4, me parece ser melhor que a a ASUS, estou saindo de uma ASRock - A320M-HD, e não tenho nada a reclamar desta placa, acho ela muito boa.

 

Parece ser melhor que a ASUS, em termos de construção, teria alguma coisa que a ASUS tem que esta da ASRock não tenha?

 

Vi que futuramente posso por um processador AMD Ryzen 7 e/ou 9 nela que ela irá aceitar e isto é muito bom, assim como a GIGABYTE e a ASUS 😉.

 

Aliás uma grande dúvida ASRock é da mesma fabricante da ASUS, tipo ASUS ROCK 😁?

 

Att.

 

Druid®.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
7 minutos atrás, Druid disse:

Parece ser melhor que a ASUS, em termos de construção, teria alguma coisa que a ASUS tem que esta da ASRock não tenha?

 

A ASUS não tem nada a mais de essa ASRock que eu indiquei, aliás como eu disse, tem menos coisas no sentido de construção (é mais simples), outra proposta.

Pode ir na ASRock sem medo, uma ótima placa e está com bom preço!

 

7 minutos atrás, Druid disse:

Vi que futuramente posso por um processador AMD Ryzen 7 e/ou 9 nela que ela irá aceitar e isto é muito bom, assim como a GIGABYTE e a ASUS 😉.

 

Nesse sentido as três vão possibilitar esse upgrade.

 

7 minutos atrás, Druid disse:

Aliás uma grande dúvida ASRock é da mesma fabricante da ASUS, tipo ASUS ROCK 😁?

 

😁

É, na verdade é uma outra marca, mas pertence também a ASUS.. ela possui mais de uma.

 

Abraços amigo.

Tenha um ótimo feriado!

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
31 minutos atrás, samuk77 disse:

@guilherme_dr Olá, me tira uma dúvida qualquer ram DDR4 serve para placa-mãe DDR4? Ou tenho que olhar no site da fabricante da placa-mãe? Desculpa me intrometer no seu post tentei entrar em contato mas não consegui 😅

 

Olá, de modo geral não precisa se preocupar com isso, pode colocar "qualquer" memória DDR4, mas é claro, sempre levando em consideração marca, modelo e principalmente as frequências serem iguais (caso seja mais de um pente).

 

Se quiser, pode informar qual RAM e qual placa-mãe você está pensando que fica melhor de opinar.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
58 minutos atrás, samuk77 disse:

@guilherme_dr Redragon rage 8GB DDR4 3200mhz

 

Vai funcionar em qualquer placa-mãe.. mas se me permitir:

 

Caso ainda não tenha adquirido essa memória, eu buscaria outras opções como a Memória Kingston Fury Beast, RGB, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16 por exemplo.

Ela é mais utilizada do no mercado do que essas Redragon, então particularmente confio mais (além de achar mais bonita). 😉

 

Abraço amigo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Druid disse:

Que droga, infelizmente não posso usar esta placa ASRock, porque ela é ATX, e meu case/gabinete infelizmente só aceita placas mini e micro ATX 😖😬🤒.

 

Att.

 

Druid®.

 

Vish que pena cara, na minha opinião seria a melhor opção para você.. 😞

 

Sendo assim, vou lhe recomendar outra, segue essa que encontrei na Amazon: placa-mãe ASRock B450M Steel Legend, muito boa placa-mãe também, construção excelente!

 

Ela possui no painel traseiro:

 

- 2 x portas USB 2.0
- 1 x Porta USB 3.2 Gen2 Tipo-A (10 Gb/s)
- 1 x Porta USB 3.2 Gen2 Tipo-C (10 Gb/s)
- 4 x portas USB 3.2 Gen1

 

Abraço amigo! ✌️

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei lá amigo (vi um comentário que não gostei da placa ASRock sugerida, e parece que ela é de 2019, bem antiga, certo?), mesmo assim, obrigado pela ajuda, vou ver aqui, se pego um Case/Gabinete para placas ATX, e assim eu vou de placa-mãe ASRock X570 Phantom Gaming 4, se não der, vou de ASUS B550M-K, que melhor me atende como um NAS, já que uso meu Windows 11, espetado a vários discos rígidos via USB3 e USB2.

 

Sem querer forçar a amizade, mas você teria uma sugestão Case/Gabinet ATX BBB (bom, bonito e barato) 😁?

 

Att.

 

Druid®.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kohari valeu amigo, como não ligo para estas firulas gamers de RGB, prefiro até mesmo o mais simples, porém funcional, porque convenhamos, esta coisa de RBG já passou dos limites, tudo tem led RBG agora, teclado, mouse, memória, e por ai vai, fica parecendo mais uma penteadeira de p.ta que outra coisa 🤣.

 

Gostei muito deste CASE/GABINETE amigo, o preço está ótimo, e moro em Curitiba e a Terabyte é daqui.

 

Teria como indicar FAN que não fosse RGB amigo? Obrigado pela ajuda.

 

Att.

 

Druid®.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Kohari disse:

@Druid É, de fato, mas não há opções com qualidade similar ao AR12 PRO sem RGB com o mesmo preço, a promoção dele é muito boa. Se quiser gastar um pouquinho mais e pegar uma opção similar sem RGB há o SCYTHE KAZE FLEX (e não é tão bom quanto o AR12.)

 

Entendi amigo, se você diz que é bom, então vou nele mesmo, mesmo sendo frescuritis RGB 🤣, qualidade é  que importa, e um FAN mediano, com o tempo gerá barulho por acúmulo de pó, entre outras coisa, não é mesmo?

 

Mas espera ai, alegria de pobre dura pouco mesmo, a pegadinha no CASE é que são 6 FANS, ou seja R$ 270,00 para os 6 FANS certo 🤔😬🤒🤕?

 

Logo este aqui (Gabinete Gamer Ninja Prime, RGB, Mid Tower, Vidro Temperado, ATX, Sem Fonte, Com 3 Fans (terabyteshop.com.br)) é mais em conta, certo?

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/21984/gabinete-gamer-ninja-prime-RGB-mid-tower-vidro-temperado-atx-sem-fonte-com-3-fans?gclid=CjwKCAjwo7iiBhAEEiwAsIxQEaVnEOpQ8ZBpgwQ7vYgPcrVD-0ToYtSkKCa4LZNNTr_KbS9DVdh3UBoCqG8QAvD_BwE

 

Att.

 

Druid®.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Druid disse:

Mas espera ai, alegria de pobre dura pouco mesmo, a pegadinha no CASE é que são 6 FANS, ou seja R$ 270,00 para os 6 FANS certo 🤔😬🤒🤕?

Você não precisa de seis FANS, três são suficientes (uma para a parte traseira, superior e frontal), com os FANS da parte SUPERIOR e TRASEIRA jogando o ar quente p fora e o da frontal puxa o ar frio.

 

8 minutos atrás, Druid disse:

Logo este aqui (Gabinete Gamer Ninja Prime, RGB, Mid Tower, Vidro Temperado, ATX, Sem Fonte, Com 3 Fans (terabyteshop.com.br)) é mais em conta, certo?

Não, pois como eu disse, as FANS desses gabinetes são de "enfeites" só para ser um atrativo para comprarem.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

3 minutos atrás, Kohari disse:

Você não precisa de seis FANS, três são suficientes (uma para a parte traseira, superior e frontal), com os FANS da parte SUPERIOR e TRASEIRA jogando o ar quente p fora e o da frontal puxa o ar frio.

 

Não, pois como eu disse, as FANS desses gabinetes são de "enfeites" só para ser um atrativo para comprarem.

 

Entendi amigo, é FAN para inglês ver apenas, melhor comprar FANS de verdade, valeu ai pela dica, então vou ver se quando for comprar, por meados de maio, ainda estejam na promoção, senão vou ter que incomodar vocês aqui 🤫🤗.

 

Obrigado pela ajuda e pelo conhecimento compartilhado amigo @Kohari 👍.

 

Att.

 

Druid®.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal voltei com um dúvida crucial, vi que a placa placa-mãe ASRock X570 Phantom Gaming 4, tem na especificação CONECTORES INTERNOS

 

1 x Conector USB 2.0 (suporta 2 portas USB 2.0) (Suporta Proteção Contra ESD).

 

Minha dúvida é: o CASE/GABINETE Gamer Ninja Saizo, Mid Tower, sugerido pelo amigo @Kohari, tem na parte superior uma entrada USB3 (AZUL) e duas USB2 (PRETA), então este conector USB2 interno da placa-mãe se ligaria a estes dois conectores USB2 do CASE/GABINETE, é isto?

 

Att.

 

Druid®.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 horas atrás, Druid disse:

Minha dúvida é: o CASE/GABINETE Gamer Ninja Saizo, Mid Tower, sugerido pelo amigo @Kohari, tem na parte superior uma entrada USB3 (AZUL) e duas USB2 (PRETA), então este conector USB2 interno da placa-mãe se ligaria a estes dois conectores USB2 do CASE/GABINETE, é isto?

 

A ASRock X570 Phantom Gaming 4 possui esses conectores internos para USB:
 

Capturar.PNG

 

Como pode ver no texto, 1x conector USB 2.0 suporta 2 portas USB 2.0 do gabinete, o mesmo é válido para as conexões internas de USB 3.2.

 

Abraços! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, guilherme_dr disse:

 

A ASRock X570 Phantom Gaming 4 possui esses conectores internos para USB:
 

Capturar.PNG

 

Como pode ver no texto, 1x conector USB 2.0 suporta 2 portas USB 2.0 do gabinete, o mesmo é válido para as conexões internas de USB 3.2.

 

Abraços! 

 

Ah tá, era só para não ficar com as duas USB 2.0 frontais do Case/Gabinete sem uso, e não comprar gato por lebre amigos, obrigado pela resposta @guilherme_dr.

 

Quando a gente tá com o dimdim contado, meu caso, todo erro é um baita prejuízo, ainda mais contando com correios em uma possível troca/devolução de produtos 😬.

 

Att.

 

Druid®.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...