Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal. Então, eu comprei um R5 5600g pra substituir o 1600x, instalei ele e no tempo que mexi (poucas horas) funcionou normalmente (no W10); baixei a BIOS mais nova da AB350M da Gigabyte, baixei a ferramenta de instalação do Windows 11 e criei o pendrive bootavel.

Bem, atualizei primeiramente a BIOS pra f52h (já estava na f52g, rodando perfeitamente - com o 1600x -, sem nenhum bug); após isso liguei o "xmp" das memórias em 3200mhz (que é a velocidade máxima delas, e já estava assim anteriormente); desativei o CSM e ativei o secure boot em "custom"; e, por fim, ativei o 4G decoding e o re-sizable bar, não faço OC nem mexo em mais configs na BIOS.

Instalei o W11 (tinha feito pelo Rufus pois já havia baixado a ISO, mas vi que ele criou 2 partições, então reinstalei pela ferramenta da Microsoft) e ao começar a usar, o PC começou a freezar do nada, normalmente poucos minutos depois de ligar, e a "reiniciar" (resumindo: o mouse trava, a tela desliga, mouse/teclado também, quando a imagem volta, normalmente já é na tela de usuário do windows).

OBS: Fiz um teste agora no CPU-Z: fui na aba de Bench e cliquei em "Stress CPU", agora ele segurou por mais de meia-hora e até agora não congelou. Eu já havia observado a temperatura dele quando o instalei, bem como as tensões do CPU vdd, SoC e VID e não vi nada de estranho.

Engraçado que na única vez que ele não tinha freezado foi quando instalei o CS e joguei por cerca de 1 hora, do mesmo modo que "estressei" o processador agora.

OBS 2: No registro de logs do windows aparece em "estado crítico" o reinício com ID 41, código (63).

Specs

Placa-mãe: Gigabyte AB350M-DS3H V2

Processador: R5 5600g 

VGA: GTX 1060 (comprei o proc com vídeo "prevendo" dar fim nessa placa)

Memória: 2x8GB 3200mhz

Fonte: Corsair CX450M 

+1 HD de 1tb e um SSD NVMe 3.0(ambos funcionavam perfeitamente com o r5 1600x).

Agradeço a quem puder me ajudar!

Postado
2 horas atrás, Paocombatatafrita disse:

@Dayvid Elias da um reset na BIOS e instala o windows 10 porque ate agora eu não recomendo o windows 11 por estar ruim 

Percebi que o cabo 8pin do processador não estava totalmente encaixado. Após isso, dei um reset na BIOS, instalei o W10 dessa vez e só liguei o xmp, após um tempo aconteceu dnv. Tb testei com 1 pente de memória, sem placa de vídeo, sem placa wireless, conectando o vídeo onboard e sem o HD, acontecendo os mesmos reinicios, agora comecei a ver artefatos (sem a placa de vídeo, HD e só com 1 pente de memória), aparentemente o processador novo veio com defeito, alguém pode confirmar?

Postado
Em 30/04/2023 às 00:45, Paocombatatafrita disse:

@Dayvid Elias pode ser.. testa sem o xmp

Estranho que quando eu coloquei ele no Pc do meu irmão (gigabyte b450m ds3 v2 + memórias da hyperx) ele não deu vídeo, acho que o problema é nele mesmo.

50 minutos atrás, Dayvid Elias disse:

Estranho que quando eu coloquei ele no Pc do meu irmão (gigabyte b450m ds3 v2 + memórias da hyperx) ele não deu vídeo, acho que o problema é nele mesmo.

Errata: Vi depois que a BIOS estava na F51, bem, atualizei pra F61, resultado: deu vídeo normal, mas depois de um tempo reiniciou do mesmo jeito.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!