Ir ao conteúdo

Fibra antiestática serve para projeto de sensores?

Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Eu estava a pesquisar sobre e-têxteis e cheguei numa página da kuraray que apresenta fio condutivo eliminador de eletricidade estática. Um fio bicomposto multifilamentado e antiestático, fiado juntamente com pó condutivo de carvão.

1441947866_fio-antiesttico.jpeg.0937f251b974869d20ea3143395ade6c.jpeg

Entre as aplicações, nenhuma menção a sensores. Parece tudo voltado a antiestática.

Venho ao Fórum colher opiniões técnicas sobre a viabilidade de se confeccionar sensores usando um produto desses como material de uma peça telada.

Por enquanto a biossegurança não está em pauta. Mas imaginem, por exemplo, uma camisa de vênus para detectar urina egressa de um pênis.

@Sérgio Lembo vemos que existe, sim, o fio de vestível com condutividade apenas interna. E no outro extremo, aquele de condutividade superficial.

@ricaardo, aqui podem estar algumas opções. Tecidos ou fibras condutivas, para além de ser uma linha "arame" de aço inoxidável.

@.if, quem sabe um crochê...

• Membro VIP
Postado

A ideota é válida. Resta saber se deformações, aquecimentos, resfriamentos, umidades e etc causam variação em algum parâmetro elétrico neste tróço...

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Esta linha tem cerca de 10MOhms/cm.. acabo de medir aqui no meu jaleco. Confirme com o fabricante.

Com minha tradicional visão prática das coisas eletroeletrônicas alternativas, não vislumbro de imediato uso minimalista como sensor de que tipo for. Devem haver alternativas mais apropriadas...

• Membro VIP
Postado

De fato o próprio infográfico que abre o tópico declara um valor 10⁶ ou 10⁷.

Resta-nos a linha de aço inoxidável. Aquela, sim, terá apenas de 6 a 28 Ohms por metro. Será que quebra?!

Acho que não...

2385.jpg.jpg.664b7e540b5297073a716b545a610b7b.jpg

@ricaardo, @.if, de fato uma "linha de costura". Essa imagem está em várias lojas da Internet. Tem nada de "arame" nesse produto aí. Resta saber se será o mesmo produto em todas as lojas.

huinfinito.com.br afirma:

Citação

Esta linha é feita com fibra de aço inoxidável, evitando assim a ferrugem. É a mais fina e com menor resistência que pode ser usada para costuras a mão.

• Membro VIP
Postado

Não sou do ramo mas suponho que fios metálicos não são apropriados pra vestimentas. Principalmente durante tempestades 😁

Mas .. acho mais fácil você tentar projetar algo de menor risco... um  .. tricorder  🤪

sdut-the-medical-tricorder-has-evolv-201

aposto que é a 1ª vez que você (caro leitor) lê isso 😁

• Triste 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, .if disse:

Mas .. acho mais fácil você tentar projetar algo de menor risco... um  .. tricorder  🤪

Saiba mais: Tricorders da Frota Estelar

@ricaardo, o lençol em miniatura, do tamanho de um absorvente íntimo! Ou até menor. Do tamanho de um selo postal. Ou um conjunto deles. Frente e trás.

Mostraram-me um vídeo da linha. Deu para perceber que ela "toma um corpo" como um cabinho flexível. Mas é realmente bem delicada. O fato é que os "cabelos" da trança são aço... parece adequado.

@.if, voltando ao assunto "antiestática"...

Eis o que é declarado no anúncio de venda para uma fita adesiva ESD de polipropileno condutiva da Hikari:

Citação

Ideal para fazer a condução e o aterramento de mesas e bancadas de trabalho.

– Alta resistência em escala de MOhms

– Condutiva para energia ESD

– Realiza a condução de energia de um ponto ao outro

Obs: limita-se a condição da energia estática gerada pelo corpo.

Não estou entendendo essa classe de produtos.

• Membro VIP
Postado

Saído do forno [e dos laboratórios] agora e coerente com seu tópico

https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=tecidos-inteligentes-saem-laboratorios-fabricas-tecelagens&id=010110230508

Peça amostras... 😁

edit -

3 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Citação

Artigo: Truly form-factor-free industrially scalable system integration for electronic textile architectures with multifunctional fiber devices

Já que teve tempo, desprendi um pouco + do meu ...

só teste - dá muito trabalho ...

50453991_Screenshot2023-05-08at11-21-38Tecidosinteligentessaemdoslaboratriosparaasfbricasdetecelagens.png.d25d97d16eed8f2b024b8d5eb3579e36.png

Fonte: "Como citar este arquivo"

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

O que?

Montar a citação bibliográfica ou algo do gênero.

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Hipertexto é bem vindo.

Não chamaria a sua citação de um hipertexto propriamente dito.

Em tempo.. me fez lembrar que certa feita autorizei a re-publicação de minhas postagens seja ela qual for e seja lá onde fosse... Me lembro que o G.T. ou algum ajudante de ordem dele apagou minha autorização kk. Minha teoria é que segundo as "regras", caiu aqui é de posse dele 😁... passou do horizonte de eventos ...🤪

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

1259423950_010110230508-tecelagem-tecidos-eletronicos-42.jpg.db625c6c8a7b8ba30c6ce7a8bf5fe422.jpg

– LEDs

– Transistores

– Capacitores

– Sensores de luz

Citação

Artigo: Truly form-factor-free industrially scalable system integration for electronic textile architectures with multifunctional fiber devices

Revista: Science Advances
Vol.: 9, Issue 16

DOI: 10.1126/sciadv.adf4049

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, .if disse:

só teste - dá muito trabalho ...

O que?

3 horas atrás, .if disse:

Fonte: "Como citar este arquivo"

Estamos num fórum de Internet. Hipertexto é bem vindo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!