Ir ao conteúdo

Desabilitar núcleos/Hyper Threading do Xeon (+E5 2640 v4)

Ir à solução Resolvido por dwatashi,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Queria saber de quem já tem experiência com Xeon se vale a pena desabilitar núcleos pra ganhar clock, bem como o Intel Hyper Threading pra ganho de desempenho, de modo geral (sei que há jogos que se beneficiam mais, outros menos & alguns que até perdem).

No caso, a intenção é fazer nos seguintes processadores (ainda estou escolhendo):

Xeon E5 2660 v3 (tirando 2 núcleos, fica com 8);

Xeon E5 2640 v4 (mesma lógica do anterior, e se esse vale a pena, porque vejo muitos canais criticando ele no uso em jogos);

Xeon E5 2680 v4 (tirando 4 pra ficar com 10, ou 6 pra ficar com 8);

Xeon E5 2690 v4 (idem, se acabar comprando esse)

Tanto pra v3 quanto pra v4, isso traz riscos pro hardware, diminui muito a vida útil do processador ou aumenta excessivamente o aquecimento dele ou do VRM?

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Geralmente o HT vale mais a pena que o clock, a não ser que esteja executando aplicações que não aproveitem o multi-core.

Tem um meio de deixar um meio termo, executando um clock intermediário e HT ativo, só não lembro se é por aplicativo ou edição de BIOS\microcode.

O risco geralmente é calor e VRM, se a placa tiver capacidade para o processador, não tem problema. A recomendação é sempre deixar uma folga no VRM, por exemplo, se ele suporta 150w, as CPUs 120w seriam ideais.

Postado

@dwatashi Vou pesquisar sobre esse método de clock intermediário, se houver material no YT explicando.

A placa-mãe pretendida é uma Huananzhi QD4, com um desses processadores citados, mais o Xeon E5 2640 v3 e o E5 2667 v4 (que é prioridade, a compra vai depender do orçamento familiar).

Sobre o problema do VRM, de certo irei usar um air cooler tipo low profile, pra refrigerar a placa e o VRM também, e ter certeza de que vai caber no meu gabinete.

Postado
4 horas atrás, João Guillherme disse:

Xeon E5 2660 v3 (tirando 2 núcleos, fica com 8);

Xeon E5 2640 v4 (mesma lógica do anterior, e se esse vale a pena, porque vejo muitos canais criticando ele no uso em jogos);

Xeon E5 2680 v4 (tirando 4 pra ficar com 10, ou 6 pra ficar com 8);

Xeon E5 2690 v4 (idem, se acabar comprando esse)

Nenhum destes Xeons são bons para o PC Gamer, porque tem clocks baixos, os Xeon V4 que valem a pena para o PC Gamer são estes abaixo, os que tem o maior clock base e o maior "clock "all-core".

E4-2643 V4 - 3.4 - 3.6 GHz  (all core)
E5-2667 V4 - 3.2 - 3.5 GHz  (all core)
E5-2689 V4 - 3.1 - 3.7 GHz  (all core)
E5-2689A V4 - 3.4 - 3.5 GHz  (all core)
E5-2699P V4 - 3.0 - 3.6 GHz  (all core)

Planilha explicando

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

Isso eu não sei, já assisti muito vídeo do Mario Mazzotti, acho que ele deve ser o cara que tecnicamente mais entende de Xeon no BR, nunca vi ele falando sobre isso de desabilitar núcleos para melhorar a performance em jogos.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!