Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programas fechando sozinho, provável problema de memória?


Ir à solução Resolvido por Razzee,

Posts recomendados

Olá guerreiros! Primeira vez aqui no site na esperança de me ajudarem, ao contrário dos tecnicos da minha cidade. 

Tenho um i7 870(muito antigo, eu sei) e pra mim ele atende, pois só uso jogos leves tipo ETS2 e FS17. A questão é que os mesmos estão fechando sozinho após alguns minutos de uso. No início, levei no técnico e ele me disse que era a placa, uma GT 730, e que a mesma não estava rodando os jogos, porém, mais pra frente coloquei uma outra que eu tinha em casa com o desempenho simplório em relação à 730(uma AMD HD 6750) e claro, os jogos rodaram, mesmo em qualidade muito baixa. Contudo segui o conselho do técnico e coloquei uma ASUS Cerberus(GTX 1050Ti) e continuei com os problemas... Ja atualizei drivers, formatei SSD e nada. 

Com alguns dias quebrando a cabeça e já putaço de raiva eu instalei o MSI Afterburner e comecei a monitorar o desempenho eu mesmo. Não sei esse programa é 100% confiável, mas pelo menos nele, depois de alguns minutos rodando ETS2, o MSI acusava temperatura de 80°C na CPU. Acelerei a coitada da fan e vi que ao chegar perto dessa temperatura o barulho do pc em conjunto parecia a turbina de um AirBus A380 a fullpower(programei a cpufan para girar a 100% antes de chegar na temperatura máxima desse processador). 

Depois dessa correria toda, o jogo ainda fecha sozinho :(. Socorro! 

Devo comprar um cooler tipo torre? Ele funciona bem com a placa-mãe na vertical? Conto com a ajuda de vocês, obrigado! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcosv.santosbtr seja bem vindo ao Clube do Hardware.

 

A temperatura TCase (no encapsulamento) do seu processador deve ser de, no máximo, 72ºC. O Afterburner mede a TJunc, que é no núcleo do processador. Normalmente, a TCase é de 7 a 15 °C mais baixa que a TJunc. Então, sim, seu processador está entrando em modo Thermal Throttling, fechando programas e reduzindo frequência para evitar danos. 

 

Como está a circulação de ar e a temperatura interna do gabinete? Não adianta um bom cooler se ele só tiver ar quente pra soprar. Tente melhorar isto pra ver se ameniza um pouco a questão do aquecimento. Só pra teste, retire a tampa lateral e coloque, de longe, um ventilador soprando pra dentro do gabinete. 

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters

4 horas atrás, Kleber Peters disse:

@marcosv.santosbtr seja bem vindo ao Clube do Hardware.

 

A temperatura TCase (no encapsulamento) do seu processador deve ser de, no máximo, 72ºC. O Afterburner mede a TJunc, que é no núcleo do processador. Normalmente, a TCase é de 7 a 15 °C mais baixa que a TJunc. Então, sim, seu processador está entrando em modo Thermal Throttling, fechando programas e reduzindo frequência para evitar danos. 

 

Como está a circulação de ar e a temperatura interna do gabinete? Não adianta um bom cooler se ele só tiver ar quente pra soprar. Tente melhorar isto pra ver se ameniza um pouco a questão do aquecimento. Só pra teste, retire a tampa lateral e coloque, de longe, um ventilador soprando pra dentro do gabinete. 

Obrigado por responder, Kleber! 

Bom, meu gabinete é aqueles basicos tipo escritório. Ele só tem entrada de ar na lateral e um slot pra cooler na traseira. Como eu disse, eu coloquei um cpufan na parte traseira do gabinete pra puxar o ar pra fora. Optei por ele pois estava parado aqui em casa e, não me importando com ruído, sei que a rotação dele é um pouco maior. Mas vou fazer esse teste como você mencionou e já venho trazer os resultados. Enquanto isso, sabe se é possível medir a temperatura do TCase com algum software? 

4 horas atrás, Kleber Peters disse:

@marcosv.santosbtr seja bem vindo ao Clube do Hardware.

 

A temperatura TCase (no encapsulamento) do seu processador deve ser de, no máximo, 72ºC. O Afterburner mede a TJunc, que é no núcleo do processador. Normalmente, a TCase é de 7 a 15 °C mais baixa que a TJunc. Então, sim, seu processador está entrando em modo Thermal Throttling, fechando programas e reduzindo frequência para evitar danos. 

 

Como está a circulação de ar e a temperatura interna do gabinete? Não adianta um bom cooler se ele só tiver ar quente pra soprar. Tente melhorar isto pra ver se ameniza um pouco a questão do aquecimento. Só pra teste, retire a tampa lateral e coloque, de longe, um ventilador soprando pra dentro do gabinete. 

 

4 horas atrás, Kleber Peters disse:

@marcosv.santosbtr seja bem vindo ao Clube do Hardware.

 

A temperatura TCase (no encapsulamento) do seu processador deve ser de, no máximo, 72ºC. O Afterburner mede a TJunc, que é no núcleo do processador. Normalmente, a TCase é de 7 a 15 °C mais baixa que a TJunc. Então, sim, seu processador está entrando em modo Thermal Throttling, fechando programas e reduzindo frequência para evitar danos. 

 

Como está a circulação de ar e a temperatura interna do gabinete? Não adianta um bom cooler se ele só tiver ar quente pra soprar. Tente melhorar isto pra ver se ameniza um pouco a questão do aquecimento. Só pra teste, retire a tampa lateral e coloque, de longe, um ventilador soprando pra dentro do gabinete. 

Esqueci de mencionar que, na verdade o cooler que eu acelerei no qual ouvi um aumento de ruído é o da GPU. A cpufan, não consegui monitorar nem modificar a rotação. Usei o SpeedFan para tentar, mas sem sucesso... E pelo que você me disse ai, eu estou sem norte. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Kleber Peters disse:

@marcosv.santosbtr seja bem vindo ao Clube do Hardware.

 

A temperatura TCase (no encapsulamento) do seu processador deve ser de, no máximo, 72ºC. O Afterburner mede a TJunc, que é no núcleo do processador. Normalmente, a TCase é de 7 a 15 °C mais baixa que a TJunc. Então, sim, seu processador está entrando em modo Thermal Throttling, fechando programas e reduzindo frequência para evitar danos. 

 

Como está a circulação de ar e a temperatura interna do gabinete? Não adianta um bom cooler se ele só tiver ar quente pra soprar. Tente melhorar isto pra ver se ameniza um pouco a questão do aquecimento. Só pra teste, retire a tampa lateral e coloque, de longe, um ventilador soprando pra dentro do gabinete. 

Kleber, fiz o teste do ventilador igual você disse, o jogo ainda fechou sozinho. Vou deixar anexado aqui uma foto do monitoramento no Afterburner e note que a cpu nem é usada direito, e mesmo assim superaquece... Jogo tava rodando liso com 45 fps pra cima e mesmo assim. Cara q frustração

 

IMG_20230509_180449.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca vi falar em processador fechar programas ao sobreaquecer.

 

Pela imagem, assumo que tenha uns 8 GB de memória RAM e 4 GB de VRAM no mínimo, o que é OK.

 

Você pode checar no visualizador de eventos o que o sistema registrou no momento em que um programa específico foi encerrado.

 

Pode ser um problema derivado de conflito entre software, tendo zero relação com a temperatura do processador. É válido checar.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Razzee disse:

Nunca vi falar em processador fechar programas ao sobreaquecer.

 

Pela imagem, assumo que tenha uns 8 GB de memória RAM e 4 GB de VRAM no mínimo, o que é OK.

 

Você pode checar no visualizador de eventos o que o sistema registrou no momento em que um programa específico foi encerrado.

 

Pode ser um problema derivado de conflito entre software, tendo zero relação com a temperatura do processador. É válido checar.

Boa noite! Então... Checando o visualizador de eventos aqui, e tem uma porrada pode escolher. Nota: fiz a formatação do SSD hoje de manhã 09/05/23. Então como poderia ser erro de software? 

 

 

51 minutos atrás, Razzee disse:

Nunca vi falar em processador fechar programas ao sobreaquecer.

 

Pela imagem, assumo que tenha uns 8 GB de memória RAM e 4 GB de VRAM no mínimo, o que é OK.

 

Você pode checar no visualizador de eventos o que o sistema registrou no momento em que um programa específico foi encerrado.

 

Pode ser um problema derivado de conflito entre software, tendo zero relação com a temperatura do processador. É válido checar.

Verificando o visualizador aqui, encontrei o erro relacionado ao jogo, copiei e colei no bloco de notas para ficar mais legível na foto. Ainda n sei o que fazer...IMG_20230509_190656.thumb.jpg.6a76a5addca6e0359148585d502fa9e5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, marcosv.santosbtr disse:

Boa noite! Então... Checando o visualizador de eventos aqui, e tem uma porrada pode escolher. Nota: fiz a formatação do SSD hoje de manhã 09/05/23. Então como poderia ser erro de software? 

 

Qualquer evento grave vai ser listado em "Eventos Administrativos". Você pode procurar por algo registrado no momento em que um jogo foi encerrado.

 

80ºC não é uma temperatura desejável, mas não existe esse "mecanismo" de um programa fechar por conta da temperatura.

 

Se eu abrir o Prime95 e meu CPU bater uma temperatura crítica o computador deixa de responder, os clocks caem, mas não vai fechar o programa.

 

 

O que pode estar acontecendo é o Windows por algum motivo não ter definido arquivo de paginação suficiente. Mesmo que tenha 8 GB de RAM, os programas usam.

 

Em "Propriedades do Sistema" > "Avançado" > "Desempenho" > "Avançado" > "Memória virtual", veja se há um mínimo de 2 GB (2048 MB) ou mais alocados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Razzee disse:

 

Qualquer evento grave vai ser listado em "Eventos Administrativos". Você pode procurar por algo registrado no momento em que um jogo foi encerrado.

 

80ºC não é uma temperatura desejável, mas não existe esse "mecanismo" de um programa fechar por conta da temperatura.

 

Se eu abrir o Prime95 e meu CPU bater uma temperatura crítica o computador deixa de responder, os clocks caem, mas não vai fechar o programa.

 

 

O que pode estar acontecendo é o Windows por algum motivo não ter definido arquivo de paginação suficiente. Mesmo que tenha 8 GB de RAM, os programas usam.

 

Em "Propriedades do Sistema" > "Avançado" > "Desempenho" > "Avançado" > "Memória virtual", veja se há um mínimo de 2 GB (2048 MB) ou mais alocados.

 Olhei e tem 2761Mb para todas as unidades, tenho um HD também mas uso só pra mídia, os jogos estão no SSD. E agora? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/05/2023 às 19:51, marcosv.santosbtr disse:

 Olhei e tem 2761Mb para todas as unidades, tenho um HD também mas uso só pra mídia, os jogos estão no SSD. E agora? 

 

Entendi.

 

Como você já trocou de placa de vídeo várias vezes, é válido testar as memórias com MemTest Pro. É outra possível causa a considerar.

 

Sugiro deixar rodando no decorrer da noite, por exemplo, e checar de manhã se acusou algum erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
3 horas atrás, Kleber Peters disse:

A ação não é voluntária, tipo o processador vai lá e fecha. É um crash. 

 

Não é voluntária, mas também não é seletiva. Pelo relato dele, apenas os jogos fecham.

 

O meu último post (antes deste) foi censurado pelo fórum, mas o OP fez o teste com MemTest Pro, que acusou vários erros na memória. Possivelmente a causa.

 

Ele mesmo havia sugerido a temperatura do processador, mas é necessário pensar um pouco fora da caixa ao invés de seguir a linha de raciocínio original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!