Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo iniciar o meu windows pelo sdd (Samsung NP350XAA)


GLSM

Posts recomendados

Fala, galera

 

beleza?

 

Seguinte, tenho um notebook samsung NP350XAA, comprei em 2018 tem o win 10, ele tava muito lento então resolvi comprar um SSD NVMe (kingston) e uma ram 16 gb (crucial).

 

Fiz um clone do HD para o SSD, instalei o SSD e a ram, ambos são reconhecidos pelo sistema, porém continua lento.

 

Na BIOS em boot option priority só aparece a opção de win boot manager (sata 1) - creio que é o HD, win boot manager e disabled. Não aparece a opção de iniciar pelo SSD. Tanto na boot option #1 como na boot option #2.

 

já procurei soluções mas não encontro 

 

alguém consegue me ajudar nesse caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na parte da lentidão, quando muda do HD para o SSD, o normal é não ter mais lentidão.

Eu imagino que o Windows de 2018 esteja repleto de arquivos inúteis e outras coisas mais que deixam a máquina lenta.

Eu tenho certeza que se salvar seus arquivos em outra unidade e fazer uma formatação limpa, apagando tudo que havia antes, o Windows vai ficar rapidinho, sem nenhuma lentidão e depois de uns seis meses de uso é que vai começar a ficar lento de novo por conta de coisas que vão se agregando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fredblaster @fredblaster tentei desligar o boot priority e tirei o hdd, mesmo sem hdd e com disabled não vai! 😕

IMG_7249.jpeg

@Pincipi eu limpei de arquivos inúteis e desfragmentei o disco mas parece que não surtiu muito efeito. Certamente a velocidade Sata é inferior ao NVMe mas tá lendo com 104 e escrita 100 de acordo com o crystaldisk. Tenso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que não me expressei bem, você sabe por onde o notebook está inicializando? Se pelo HD ou pelo SSD?:

O Windows depois de instalado vai acumulando coisas ao longo do tempo, não adianta remover, limpar, desfragmentar (SSD não se desfragmenta) ou usar qualquer solução no mercado para otimizar o sistema.

Quando se faz o clone do HD para o SSD todos os problemas vem juntos.

A única coisa que funciona na prática é a formatação limpa do zero, ai sai como se tivesse sido fabricado no dia, sem nenhum problema que cause lentidão, depois de formatar ainda tem o inconveniente de localizar os Drivers e instalar seus programas favoritos.

No site do fabricante a propaganda diz que a inicialização é pelo SSD NVMe:

sd.thumb.jpg.965c3b91a35e1699094c4fcfb2b3b1bb.jpg

Pode ser que o modelo exato de seu notebook não seja o que está na propaganda.

Eu tenho certeza que se você colocar de volta a configuração que ele veio de fábrica, a mesma memória e o mesmo HD (só que apagado, sem nenhum dado) o notebook vai dar a tela acima, dizendo que procurou e não encontrou o boot, ai você tem que espetar ou um pendrive ou um DVD com o Windows 10 fornecido pela Microsoft ou um disco de recuperação criado por você mesmo.

Feito isto, na próxima vez que ligar, acesse a BIOS e ai sim vai aparecer a opção de boot pela USB ou pelo DVD.

Eu não sei se na Samsung apertar o F8 mostra as opções de boot.

E se conseguir abrir a instalação do Windows 10, o normal é que ele reconheça a chave digital e caso ele não reconheça, vai recuperar ela se estiver atrelada a sua conta Microsoft ou então se você anotou a chave anteriormente para o caso de não ser reconhecida.

Se você conseguir formatar o HD, dá para remover ele e tentar a mesma coisa com o SSD, se der certo com o SSD, ai sim pode trocar a memória.

Essas máquinas Samsung são muito enjoadas com modificações.

Ainda tem o detalhe técnico de verificar se seu Kingston não é falso, rodando o KSM do fabricante, se for listado é autêntico e se não for listado é falso.

Todas estas coisas são fáceis para mim, o difícil é transmitir como fazer de uma forma que outra pessoa possa compreender e executar.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!