Ir ao conteúdo

XPG Spectrix S40G funcionando em x1 ao invés de x4

Ir à solução Resolvido por Ksgabriel77,

Posts recomendados

Postado

Estou numa saga de SSD com minha placa-mãe que está me dando dor de cabeça kkkk

Minha placa-mãe é uma B450M ASRock Steel Legend, sempre usei o SSD XPG Spectrix s40g na entrada ultra M.2 mas nunca tinha realizado testes...

Recentemente vi que ele está rodando em Pci-E Gen3 x1, sendo que suporta até Gen3 x4.
 https://imgur.com/a/h6785zj#bQvaOGu 

Percebi também que a velocidade de escrita e leitura dele estão abaixo do que o fabricante diz (Leitura 3500 MB/sec | Escrita 1200 MB/sec).
https://imgur.com/a/6uAbAEF#10ws1sG

Na BIOS, cheguei a colocar a opção do slot M.2 para trabalhar na Gen3, mas não mudou nada então voltei para Auto.

Alguém sabe me dizer se tem alguma configuração na BIOS ou algo que precise fazer pro SSD funcionar em x4 ao invés de x1?

Estou deixando alguma coisa passar para isso estar acontecendo?

Meu pc:

B450M Steel Legend
Ryzen 5 3500
16gb Kingston Fury RGB 3000 MHz (2x8)
RTX 3060 Ti 8gb Gainward
SSD XPG Spectrix s40g 256gb (Sistema)
SSD XrayDisk 1tb (armazenamento, slot pci-e x16 com adaptador)

Postado

@Ksgabriel77

É possível que a configuração do SSD XPG Spectrix s40g não esteja otimizada na sua placa-mãe, o que pode resultar em uma velocidade de leitura e escrita mais lenta e em uma taxa de transferência de dados reduzida.

Existem algumas coisas que você pode tentar fazer para melhorar o desempenho do seu SSD:

Verifique se a placa-mãe está com a BIOS mais recente. Algumas atualizações da BIOS podem melhorar o desempenho dos SSDs.

Verifique se o slot M.2 que você está usando é o correto para o SSD. Verifique o manual da placa-mãe para ver qual slot é o recomendado para o seu SSD.

Certifique-se de que o slot M.2 está configurado corretamente na BIOS. Certifique-se de que o slot M.2 está configurado para usar o modo Gen3 x4 e não Gen3 x1.

Verifique se o SSD está conectado corretamente. Certifique-se de que o SSD esteja firmemente encaixado no slot M.2 e que os parafusos estejam apertados.

Tente mudar o slot M.2 que o SSD está conectado. Às vezes, certos slots M.2 podem ter desempenho inferior em relação a outros.

Postado

@die4peace 

Valeu pela ajuda! Mas já chequei a maioria dos pontos que você citou... Infelizmente nenhum deles solucionou.

- Minha BIOS está na versão 4.60 (última lançada)

- A minha placa-mãe só aceita 1 SSD NVMe. A outra entrada é para SSD M.2 SATA

- Não há configuração na BIOS para a quantidade de linhas PCIe, apenas (Auto, Gen2 ou Gen3). Atualmente está em "Auto" pois não houve diferença quando alterei para Gen3.

- Está instalado corretamente, sem folgas.

- Não é possível alterar justamente pela placa não suportar SSD NVMe na porta M.2_2.

Algo relacionado ao SSD:

Quando comprei, de início, não consegui instalar o Windows nele. Precisei utilizar o "NVMe Sanitization Tool" na BIOS da placa-mãe para conseguir fazer com que o Windows reconhecesse ele... Ja faz 2 anos que fiz esse procedimento então não tenho muitas informações. Também não sei que procedimento que a placa-mãe realiza no SSD... 

Postado

@Ksgabriel77

Se você já verificou todos os pontos mencionados e não conseguiu melhorar o desempenho do seu SSD XPG Spectrix s40g, pode ser que o problema esteja relacionado à própria unidade de armazenamento.

Uma possibilidade é que o SSD esteja com problemas de hardware ou de firmware.

Tente procurar atualizações para ele.

Outra possibilidade é que o SSD possa estar operando dentro das especificações, mas com desempenho abaixo do esperado. Isso pode acontecer se o seu computador estiver executando tarefas pesadas ou se o SSD estiver muito cheio. Verifique se há muitos programas abertos simultaneamente ou se a unidade de armazenamento está muito cheia.

Se necessário, tente liberar espaço no SSD.

Por fim, pode ser útil executar alguns testes de benchmark de SSD para avaliar o desempenho real do dispositivo. Existem muitos programas de teste de benchmark de SSD disponíveis na internet, como o CrystalDiskMark e o ATTO Disk Benchmark.

Execute esses testes para ver como o seu SSD se compara às especificações declaradas pelo fabricante. Se os resultados estiverem muito abaixo do esperado, pode ser necessário considerar outras opções, como a substituição do SSD por outra unidade.

• 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!