Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal!

Tinha uma maquina antiga e fiz um upgrade nela, comprei um kit ryzen5, b550 aorus elite e 16gb de ram. 

Fixei a placa-mãe no gabinete em cima dos pininhos pra não ter contato direto com o gabinete. Liguei o 24 pinos da fonte, e o 8 pinos do processador (não tenho placa de vídeo, não utilizo a saida pci 6+2) conecetei o restante dos satas, painel frontal, usb, audio. Pc não liga de jeito nenhum, tentei voltar a placa-mãe antiga e to tendo o mesmo problema, me disseram que era fonte, troquei por uma nova, mas estou na mesma. O que estou fazendo de errado?

Postado

Como você relata que ao voltar para os componentes anteriores mesmo assim não liga, é possível que tenha conectado errado os fios do painel frontal.

Pode parecer bobo, mas tem placa-mãe que vem com a entrada contendo os pinos invertida no PCB, e acabamos fazendo a inserção dos conectores ao contrário.

Veja um exemplo:

image.png.c89519a856903b6d3955b58e3e44093e.png

Se foi conectado ao contrário, o botão Power está exercendo a função do Reset, e vice-versa. Você pode inclusive fazer o teste tentando ligar o PC pelo botão Reset.

É muito improvável que seus componentes anteriores tenham dado defeito, sendo um erro simples mas fácil de passar batido.

Um teste interessante de se fazer para ver se a placa-mãe está funcional é tentar ligá-la sem qualquer pente de memória conectado.

Se beepar, está OK. Se não beepar, tem algo errado (ou não foi conectado um speaker).

Postado

então, tentei ligar pelo reset e vice versa e não liga, pelo q vi a placa ta sem speaker, mas os leds nem acendem. E o q eu acho mais esquisito é que a outra placa-mãe q estava totalmente funcional não volta. 

20230510_183917.jpg

20230510_183910.jpg

20230510_183830.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!