Ir ao conteúdo

Devo comprar memórias RAM de 3200mhz ou de 3600mhz?

Ir à solução Resolvido por PedraX,

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos, gostaria de saber se memórias de 3600mhz funcionam com o meu processador Ryzen 5 5600. Caso eu coloque as memórias, elas vão trabalhar normal em 3200mhz ou pode haver algum dano no futuro?
Tendo em vista que eu não pretendo fazer overclock nelas, quero usá-las no seu maior tempo em 3200mhz, que é a frequência limite da minha cpu, para prolongar a vida útil delas o máximo possível.

Minha config:
- placa-mãe: B550 Msi Mortar, mag
- CPU: Ryzen 5 5600
- GPU: GTX 1660 Super
- memória RAM atual: 2x8gb 2400mhz hyperx fury
- Fonte: XPG Core Reactor 750w.

• Solução
Postado
5 minutos atrás, Denis W. disse:

gostaria de saber se memórias de 3600mhz funcionam com o meu processador Ryzen 5 5600. Caso eu coloque as memórias, elas vão trabalhar normal em 3200mhz ou pode haver algum dano no futuro?

1. funcionam sim

2. não há dano algum em OC normal

3. ví que a RAM atual é 2400Mhz, a intenção é troca total ou só upgrade de quantidade? a meu ver o clock de RAM vai ser no menor deles(2400 ou 3600 ou 4000, não importa)

Postado

Bom dia amigo!

Possível é... No entanto, o processador suporta nativamente apenas até 3200MHz, o que significa que as memórias RAM de 3600MHz serão reduzidas para essa frequência automaticamente. Isso não causará danos ao processador ou outros componentes do seu sistema. Você poderá utilizar as memórias RAM de 3600MHz normalmente, porém elas apenas funcionarão a 3200MHz. O bom é que isso ajudará a prolongar a vida útil das memórias RAM, mas não será possível usá-las em sua capacidade máxima.

Postado

Mas em uso normal não acho que dê para perceber, só em games muito específicos, afinal, entre 2400 e 4000 embora pareça muita diferença de velocidade no final depende muito de outras variáveis.

Postado
32 minutos atrás, PedraX disse:

1. funcionam sim

2. não há dano algum em OC normal

3. ví que a RAM atual é 2400Mhz, a intenção é troca total ou só upgrade de quantidade? a meu ver o clock de RAM vai ser no menor deles(2400 ou 3600 ou 4000, não importa)

Primeiramente, muito obrigado pela ajuda.
Minha intenção é troca total, pretendo pegar 2 pentes de 16gb da XPG ou Hyperx beast, e vender as memórias de 2400mhz atuais.

37 minutos atrás, Jeanzada disse:

Bom dia amigo!

Possível é... No entanto, o processador suporta nativamente apenas até 3200MHz, o que significa que as memórias RAM de 3600MHz serão reduzidas para essa frequência automaticamente. Isso não causará danos ao processador ou outros componentes do seu sistema. Você poderá utilizar as memórias RAM de 3600MHz normalmente, porém elas apenas funcionarão a 3200MHz. O bom é que isso ajudará a prolongar a vida útil das memórias RAM, mas não será possível usá-las em sua capacidade máxima.

Bom dia! muito obrigado pela ajuda.
Certo, como eu vou comprar da Aliexpress, o preço entre 3200mhz e 3600mhz é quase nada de diferença. Talvez eu compre o 3600mhz mesmo, mas vou cogitar a respeito disso um pouco mais.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!