Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal

Vou explicar a minha necessidade.

Possuímos onde trabalho um maquina de corte que utiliza em seu hardware uma placa com entrada para disco ATA, e possui uma limitação software (Windows nt) de discos de até 30gb, preciso saber se alguém conhece uma maneira de alterar o tamanho de um HD, não diminuir o volume, mudar o tamanho mesmo, preciso que um disco de 40gb ou 60gb ou 80gb seja reconhecido pelo Windows com o tamanho de 30gb, não me importo com o restante do disco.

Porque é possível para pendrives alterar a capacidade, se opendirve mostra 1gb podemos aumentar ele para 4 gb, embora a parte utilizável seja de 1gb o Windows o reconhece como 4, quem já comprou pendrive no aliexpress ou no Paraguai sabe que isso é possível, e ate encontrei alguns programas que fazem isso, mas no caso do HD eles particionam e deixam o restante como não alocado, alguma ideia de como fazer isso?

Postado

@kyzumba Tem alguns discos IDE antigos que tinham um jumper, HDs IDE de 80 GB ou menos costumavam ter o jumper pra reduzir a capacidade pra 30GB, e alguns HDs da seagate tinha um software que fazia essa limitação, tem que ver o modelo e pesquisar na internet, mas acho que hoje a opção mais confiável seria pegar um SSD IDE de 32GB ou menos, pois um HD IDE vai estar com muitas horas de uso e pode não ser confiável pra um ambiente de empresa.

 

https://pt.aliexpress.com/item/1005004864628297.html

 

Esse SSD do ali express é IDE no padrão de notebook de 44 pinos, mas com um adaptador simples IDE 44/40 pode ser instalado em um PC normal.

 

 

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Sério que já tentou criar uma partição de 30GB num de mais capacidade e não funcionou? O espaço sem partição criada será ignorado mas depois você cria mais partições nele.

Existe também o hiren's boot que tem ferramentas bacanas

 

43 minutos atrás, kyzumba disse:

pendirve mostra 1gb podemos aumentar ele para 4 gb

Em tempo .. já tive em minhas mãos um cartão sd de 2GB que mostrava 1TB e foi vendido como 1TB .. sério...😁 fake total

Postado

a placa é de notebook, utiliza HD de 2,5, não fazia ideia de que existia SSD IDE, ainda mais de 16gb, ja é uma solução parcial, o problema é que tenho 5 hds de 2,5 de 40gb que foram comprados erroneamente pelo setor de compras a alguns meses, e não gostaria de elimina-los, por horar vou atrás dos ssds, caso alguém possua uma solução para ajustar o tamanho do disco informe ai no tópico ok.

Muito obrigado @F4b10

25 minutos atrás, F4b10 disse:

@kyzumba Tem alguns discos IDE antigos que tinham um jumper, HDs IDE de 80 GB ou menos costumavam ter o jumper pra reduzir a capacidade pra 30GB, e alguns HDs da seagate tinha um software que fazia essa limitação, tem que ver o modelo e pesquisar na internet, mas acho que hoje a opção mais confiável seria pegar um SSD IDE de 32GB ou menos, pois um HD IDE vai estar com muitas horas de uso e pode não ser confiável pra um ambiente de empresa.

 

https://pt.aliexpress.com/item/1005004864628297.html

 

Esse SSD do ali express é IDE no padrão de notebook de 44 pinos, mas com um adaptador simples IDE 44/40 pode ser instalado em um PC normal.

 

 

 

@.if o problema é que se o DISCO for maior que 30gb o computador nem liga, a BIOS não le entende, não tem a ver com partição e sim com tamanho do disco.

Mas obrigado pela interação neste tópico, todas opiniões são validas 

  • Membro VIP
Postado

Entendi amigo. De fato minha recomendação foi óbvia demais.. sorry. Apesar que eu acho que pc é muito antigo pra reconhecer SSD.

Veja então o que eu faria:

- tentaria formatar um HD com 30GB em outro pc pra ver. Ok.. a BIOS nem reconhece mas vai quê... ok não deu certo então...

-colocaria outro pc mais novo com linux e uma máquina virtual com seu sistema antigo. Haveria os desafios do acesso ao hardware, mas o que seria da vida sem a adrenalina dos desafios?

Postado

@F4b10 Não sei se o firmware do BIOS desse PC vai enxergar o SSD. Tem "séculos" de diferença de tecnologia aí.

@kyzumba Informa os dados completos da máquina por favor? Quem sabe consigamos um "R.T.P." que funcione. E a versão do Windows NT que tens, também.

Em tempo: R.T.P. = Recurso Técnico Provisório!

Postado

@.if @Mega Blaster obrigado pessoal, mas trocar o equipamento não é uma opção, estamos falando de uma placa customizada e embarcada em uma dobradeira de 1980 mais ou menos, a solução que procuro me reduziria custos porque ao longo dos anos que trabalho dando suporte a essas joças frequentemente temos que trocar de HD seja por falha elétrica ou problema nos discos que só são encontrados remanofaturados e são um absurdo, a solução apresentada pelo @F4b10 talvez de certo, vale tentar, ja pedi ate um disco pra fazer esse teste, mas me gera custos um tanto autos, paguei 300 reais em uma unidade, e não sei ate quando estarão disponíveis, o plano era usar um adaptador ide/sata e comprar SSD sata de 120gb por exemplo(R$ 80), alterar o índice para 20gb e seguir para a terra prometida, mas nem tudo sao flores, na verdade nada são flores na vida de TI, neste caso ainda estamos na fase de testes, temos aqui 4 equipamentos com as mesmas configurações, não posso trocar o windows por se tratar de uma maquina industrial, e o HD que duas delas estão pra parar, e na ultima experiência não foi agradável lidar com esse problema.

Postado
4 minutos atrás, kyzumba disse:

trocar o equipamento não é uma opção

Não foi minha sugestão. Pedi os dados da máquina e a versão do Windows NT. Estou vendo a questão do sistema de arquivos que, se der para mudar, possa ser útil.

Postado

@kyzumba Esses SSDs IDE meio que são feitos pra PCs antigos, tem vídeo de gringo usando eles ate em PC 486 que não reconhece nem HD acima de 8GB, parece que o BIOS dessas placas antigas tinha um limite de setores e cilindros máximos ate onde ela conseguia configurar o HD, acima desse limite ela ate reconhecia o HD, mas não conseguia configurar e dar boot no disco, isso independente do HD ter sido particionado ou não, por conta disso os HDs IDE mais antigos ate uns 80 ou 120GB costumavam ter um jumper pra limitar a capacidade pra 32GB, algumas placas mãe ainda conseguiam reconhecer HDs mais novos com atualizações de BIOS.

 

Creio que o adaptador IDE/SATA  possa dar problemas, eu mesmo já tive problemas com esses adaptadores ate em PCs mais novos, teve um que só funcionou com um DVD rom, mas como são baratos vale testar.

 

Por outro lado se a maquina tiver um slot PCI livre, pode ser uma boa pegar uma placa PCI-SATA, mas tem que ser uma placa com suporte RAID, pois essas placas tem ROM própria, assim a placa assume o boot dos HDs e consegue reconhecer HDs maiores sem problemas, só veja um modelo que tenha drivers para seu sistema operacional.

Postado

@F4b10 Ele menciona que substituir não é uma opção por conta da natureza do equipamento onde está instalado. Eu lembro desses discos rígidos com a pinagem de restrição. O problema é encontrar e o preço. Estava lendo umas questões sobre o formato de arquivos. Talvez se formatasse em FAT ou HTFS, mas o Windows NT não vai conseguir lidar com eles. Penso que se encontramos um modo de "enganarmos" o firmware via software (que é o que ele procura) ai daria certo.

Postado
8 horas atrás, .if disse:

colocaria outro pc mais novo com linux e uma máquina virtual com seu sistema antigo

Baixei o Windows NT 4.0 e tentei subir numa VM. Deu erro de cara. Vou tentar aprofundar mais só por curiosidade. VM pelo W11.

  • Membro VIP
Postado
13 horas atrás, Mega Blaster disse:

 tentar aprofundar mais só por curiosidade.

 

Tente no linux com virtualbox... talvez eu tente... 😜

 

Ah .. dica pro autor... faça backup do sistema todo criando uma imagem completa do disco [ainda] bom com programas e tudo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!