Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 5600G a 86 °C é normal?


Posts recomendados

Esses dias notei que a temperatura do meu computador estava meio alta, sei que o Temp max é de 95 de um Ryzen 5 5600g, mas tem alguns momentos que o processador chega a 86 ºc, isso pra mim ja é quente, ele não passa disso, mas acho estranho pois tenho equipamentos para refrigerar o pc.

 

Configuração:

Processador: Ryzen 5 5600g

placa-mãe: B450M ASUS

HD: 2HD de  2TB e um NVMe 2 de 1TB

Fonte: Corsair CV650, 650W, 80 Plus

Placa de vídeo: RTX 2060 6GB ZOTAC

Gabinete: neologic nl-c9301b-RGB preto RGB

memória RAM: 2x16gb 3200Mhz Corsair

 

Utilizo 3 ventoinhas (Fans) 2 em cimas jogando ar para dentro do gabinete, e 1 fan na parte de trás do gabinete jogando o ar para fora. (todos de 120mm)

Na CPU uso um Water cooler rise mode de 2 fans de 120mm ligados no máximo de rotação, e conectados ao radiador na parte da frente do gabinete com a saida de tubos para cima da altura da bomba.

 

Uso uma pasta de CPU da cooler master ic essential E2

 

E não entendo a temperatura desse processador está nesse nivel.

 

O nível de temperatura do computador em uso normal, como atividades de google, e de 65 ºC a 70 ºC, já em atividades mais pesadas como rederizar um vídeo ou jogar jogos que exige mais do poder da CPU, a temperatura sobe para os 75ºC a 86 ºC e não passando disso, ela se mantem a 86 ºc no máximo de temperaturas.

 

Em questão de limpeza da maquina, fiz recentemente limpando o gabinete do zero, removendo todas as peças e instalando elas novamente com tudo perfeitamente limpo. E mesmo assim estranho essa temperatura.

 

OBs: As ventoinhas do radiador estão no máximo agora pois liguei para ver se refrigera mais, e eu nunca parei para reparar nas temperaturas do pc, só agora que fui notar isso.

 

O local em que a maquina fica é em cima da mesa perto de uma janela, confesso que a maioria das vezes a janela está fechada, mas certas vezes eu costuma abrir.

 

o Water cooler utilizado para caso de duvidas é esse do link: https://www.kabum.com.br/produto/248205/water-cooler-gamer-rise-mode-argb-intel-e-amd-240mm-preto-rm-wcb-04-argb

 

O que pode ser esse nivel de temperatura?

 

Fico grato a quem poder me ajudar !!!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Thiago Alves Sampaio disse:

Utilizo 3 ventoinhas (Fans) 2 em cimas jogando ar para dentro do gabinete, e 1 fan na parte de trás do gabinete jogando o ar para fora. (todos de 120mm)

Na CPU uso um Water cooler rise mode de 2 fans de 120mm ligados no máximo de rotação, e conectados ao radiador na parte da frente do gabinete com a saida de tubos para cima da altura da bomba.

 

Uso uma pasta de CPU da cooler master ic essential E2

 

E não entendo a temperatura desse processador está nesse nivel.

95ºC é uma temperatura preocupante! Foi você quem fez a montagem? Se foi... Pode lembrar se não colocou muita ou até mesmo pouca pasta térmica!?

 

1- Esse Water Cooler de 240mm é equivalente a um Air Cooler de boa qualidade! Mas deveria dar conta do recado! você sabe se as fans dele estão jogando o ar para dentro ou para fora?

 

2- Qual o modelo do seu gabinete? Ele tem um bom airflow?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ZzSANOzZ Sempre coloquei um pingo no meio do processador, nem tão pouco mas também nem muito.

Os fans do water cooler estão jogando o ar para dentro do radeador, tem até um seta que indica a direção do fluxo de ar.

 

O modelo do gabinete é neologic nl-c9301b-RGB
 

Eu não considero uns dos melhores com circulação de ar, ele é bem grande para a quantidade de peças que tem nele, parece até mesmo um guarda roupa kkk, mas em questão da circulação de ar dele, considero como mediana. ele tem 2 entradas de ar diretas que são uma em cima que cabe dois fans de 120mm e 1 atrás de 120mm tmb, tem entrada de ar na frente tmb porém bem mais fechada, que cabe até 3 fans de 120mm porém a circulação de ar na frente e mais difícil pela questão tanto dos 2 filtros de poeira que tem, e pelo o espaço que e curto, então eu considero o gabinete todo com mediano em questão de circulação de ar. não que seja ruim ou pessimo, mas o suficiente para um boa circulação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Várias coisas para comentar aqui,

  1. 86 não é preocupante. Não é tão folgada, mas também não é como se o PC fosse explodir por causa disso.
  2. Você controlou a tensão do processador manualmente? Se não fez isso, é a mesma coisa que dar licença executiva para sua placa-mãe fazer o que quiser e cozinhar seu processador sem necessidade.
  3. Seu setup de resfriamento é bem ruim na real. O gabinete é horroroso e está matando o desempenho do seu WC; arranque fora o painel frontal que vai ficar menos ruim. Ah, e aproveitando, se puder colocar o radiador no topo, jogando o ar de dentro para fora, melhor. Se não, tente inverter a posição e colocar os tubo virados para baixo.
  4. Não sendo aquelas que parecem creme para cotovelo, a pasta térmica não importa. Pode usar qualquer uma que vai ter o mesmo desempenho.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Sim controlo a tensão do processador manualmente e sempre controlei e todas as minhas maquinas.

 

Eu recentemente agora apenas mudei a pasta térmica do pc e coloquei outra para testar se era apenas a pasta térmica, fechei novamente o computador e esperei ele esfriar, e pelo jeito era a pasta dele mesmo, o pc mesmo todo fechado está a 46 ºC numa boa e com Stress de CPU junto com GPU para ver o quando ele iria esquentar, ele chega no maximo a 75ºc dps de uns 10min, esses 10min vou o que ele ficou mantido em 75ºc ao remover o stress da CPU a temperatura caiu na hora. intt provavelmente foi algum erro meu em relação a montagem dele novamente e aplicação de pasta, pois agora sim, ele está bem frio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!