Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

To com um SSD NVMe da Netac modelo 3000 de 1tb.

To na dúvida se é saudável fazer partição para windows, pois, se fizer partição, os arquivos do windows desgastarão apenas o espaço da partição, deixando o restante inativo. Já sem a partição, o sistema iria desgastando o SSD como um todo, fazendo-o durar mais.

Como segunda opção, o sistema não faz nada inteligente e de qualquer forma ficaria ali reescrevendo no início do SSD.

Então, a fim de aumentar a vida útil, particionar ou não?

• Haha 1
Postado

@audridean Particionar ou não particionar um SSD para o sistema operacional Windows não terá um impacto significativo na vida útil do dispositivo. O desgaste do SSD ocorre principalmente devido à gravação de dados, independentemente de como o espaço de armazenamento é organizado.

Postado

@pedrin_howzz

14 minutos atrás, pedrin_howzz disse:

@audridean Particionar ou não particionar um SSD para o sistema operacional Windows não terá um impacto significativo na vida útil do dispositivo. O desgaste do SSD ocorre principalmente devido à gravação de dados, independentemente de como o espaço de armazenamento é organizado.

Exemplo: agora estou no meu notebook, windows 7, com várias abas do chrome e tem 7,68gb de arquivo de paginação ocupado. Essa memória virtual não seria apagada e reescrita assim que eu reiniciar o windows? Entende meu ponto? é bastante coisa. Essa memória virtual é reescrita só no início do SSD ou o sistema vai gerenciando isso pra não reescrever sempre no mesmo lugar? 

Postado

@audridean

O arquivo de paginação do Windows é usado para auxiliar na gerência da memória virtual do sistema. Nos SSDs modernos, o controlador interno distribui as operações de gravação, incluindo o arquivo de paginação, em várias áreas do dispositivo para evitar desgaste excessivo em áreas específicas. Portanto, não é necessário se preocupar com a localização específica do arquivo de paginação no SSD em relação ao desgaste do dispositivo.

• Curtir 1
Postado

@pedrin_howzz Então, se tiver uma partição de 128gb, esse arquivo de paginação será escrito apenas nos 128gb da partição, "aleatoriamente" (?). Se não tiver partição, são 1024gb para esse arquivo de paginação ser escrito "aleatoriamente" (?).

Obrigado pelas respostas, bem escritas e claras e fundamentadas. 😄 Vou aguardar mais opiniões. 

Sei que vai vir mais gente aqui dizendo que "é irrelevante", mas 8gb a cada power up do sistema e a reescrita desse arquivo de paginação durante o uso não me parece irrelevante.

Postado

Particionamento hoje em dia é só pra manter a organização entre arquivos pouco acessados e muito acessados, o SSD é muito rápido para leitura, se fosse em HDD, aí, sim, ajudaria mais, pois com a tabela de indexação menor, na partição do sistema separada dos arquivos de pouco uso, melhoraria o desempenho ao serem indexados apenas os arquivos que serão de uso necessário naquele momento.

O arquivo de paginação só será usado se não tiver memória RAM livre, vai depender de quanto você tem de ram, é um recurso que o sistema usa quando há arquivos sendo pouco acessados naquele momento.

Quando você determina a quantidade de memória virtual, o sistema identifica a maior área "vazia" possível para demarcar como memória virtual/arquivo de paginação no SSD ou HDD.
Ou também se for usar Dual Boot de sistemas operacionais.

• Moderador
Postado
1 hora atrás, audridean disse:

Como segunda opção, o sistema não faz nada inteligente e de qualquer forma ficaria ali reescrevendo no início do SSD.

Correção: Você acha que o sistema não faz nada inteligente.

As técnicas de nivelamento de desgaste ("wear leveling") usadas pelos SSDs ocorrem a nível de firmware. A controladora da unidade de armazenamento gerencia o nivelamento de desgaste independente do seu SSD estar ou não particionado. Não é o sistema operacional que gerencia isso pois ele nem sequer sabe que isso ocorre. Ou seja, se o seu Windows foi instalado e inicialmente o arquivo de paginação foi criado no "bloco 1" do SSD, posteriormente o firmware poderá move-lo para o bloco 9999 para nivelar o desgaste, mas o Sistema Operacional ainda irá identifica-lo como estando no "bloco 1". Isso tudo ocorre de maneira transparente (invisível) ao Sistema Operacional (seja ele Windows, Linux, Mac, etc.), e também ocorrerá mesmo se o sistema estiver particionado.

https://www.cactus-tech.com/wp-content/uploads/2019/03/Wear-Leveling-Static-Dynamic-Global.pdf

https://embeddedcomputing.com/technology/storage/introduction-of-wear-leveling

PS: Curioso você ir em outro tópico que eu participei apenas para dar uma reação de "risada" em uma resposta minha após eu vir aqui reagir a sua. Adoraria saber se você realmente achou que aquilo que eu falei estava errado (sendo que não está) hahaha. 👀

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV é obvio q eu nem sei do que tu estava falando no outro tópico, é só pra ti ver como é incômodo receber um "haha". Tipo, "ah eu sou o sabichão e vou rir da ign0rancia dos outros". Para com isso. E de fato você também se sentiu incomodado, tanto que mencionou. Se eu to aqui perguntando é porque não sei. E já olhei mais de 40 minutos de vídeos antes de vir aqui perguntar.

Obrigado pela resposta. Vou particionar na paz então. Se o SSD estragar em menos de 2 anos vou dar haha em todas suas respostas.

• Haha 1
  • Moderador
Postado
47 minutos atrás, audridean disse:

@GabrielLV é obvio q eu nem sei do que tu estava falando no outro tópico, é só pra ti ver como é incômodo receber um "haha". Tipo, "ah eu sou o sabichão e vou rir da ign0rancia dos outros".

O emoji aqui do fórum é simplesmente uma reação a uma postagem amigo. E não, isso não me incomodou nem um pouco, mas eu mencionei isso aqui pois ficou óbvio qual foi a sua intenção ao fazer isso. Eu não me acho o sabichão de nada (adoraria ser por sinal, mas infelizmente não sei de tudo). Mas fazer o que. 😒😒

47 minutos atrás, audridean disse:

Obrigado pela resposta. Vou particionar na paz então. Se o SSD estragar em menos de 2 anos vou dar haha em todas suas respostas.

De nada. E fique tranquilo, lhe garanto que o seu SSD não vai "estragar" só por conta de uma partição, e eu digo isso tanto por já ter lido vários artigos sobre quanto por experiência própria. Nesse momento eu uso dois SSDs, ambos particionados e com 16GB de arquivo de paginação na unidade principal. Um está em uso desde 2018 e o outro desde 2022, ambos funcionando perfeitamente bem, sendo que o mais antigo ainda está com 56% de vida útil. Ou seja, bem capaz de durar mais 5 anos tranquilamente 😁

image.thumb.png.2fa291b37867332f45dd9f36b47b32f2.png

image.png.a2f75c23be96e5149bb81803fb89517c.png

Postado

Por conveniência participe o SSD em pelo menos duas unidades, uma menor para o Windows, e outra maior para arquivos, mova a pasta Meus documentos para está  segunda unidade.

Motivo: quando precisar formatar para reinstalar o Windows não será preciso fazer backup de arquivos para outra unidade externa, ex pendrive.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!