Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente vi que meu processador estava chegando a algumas temperaturas elevadas, uso um 5800x chegando a 85-90 graus com um watercooler sangue frio 2. (Já estou trocando algumas coisas do Pc como todas ventoinhas q vi que eram ruins, o gabinete q tava levemente apertado...) Mas me bateu uma dúvida... Se eu trocar as fans do watercooler por uma highend ganho boas diferenças na temperatura? Põe exemplo as padrão do watercooler tem pressão de 2.0/h2o pensei em trocar uma de 7.0/h20 com 101 de CFM. Posso efetuar essa troca? Vale a pena? E possivelmente deve ganhar quantos graus? Kkk

O que penso em.colocar é o Fan Phanteks T30 120mm

Postado
1 hora atrás, Felipe Lundgren disse:

uso um 5800x chegando a 85-90 graus com um watercooler sangue frio 2.

Certo, mas você controla manualmente a tensão?

Se eu trocar as fans do watercooler por uma highend ganho boas diferenças na temperatura?

Na real que não muito. Até dá um ou outro gráu de diferença, mas é mais questão de silêncio.

Põe exemplo as padrão do watercooler tem pressão de 2.0/h2o pensei em trocar uma de 7.0/h20 com 101 de CFM

Ignore specs de fans, elas não importam. Para efeitos práticos, são números aleatórios e sem sentido.

Postado
4 horas atrás, Imakuni disse:

Certo, mas você controla manualmente a tensão?

Na real que não muito. Até dá um ou outro gráu de diferença, mas é mais questão de silêncio.

Ignore specs de fans, elas não importam. Para efeitos práticos, são números aleatórios e sem sentido.

Como controlar a tensão? Nunca mexi manualmente, já tentei mudar pra ver se tava em 100%  mas acredito que chegue devido as elevadas temperaturas, mas não sei mudar a velocidade das fan

Postado
5 minutos atrás, Felipe Lundgren disse:

Como controlar a tensão? Nunca mexi manualmente, já tentei mudar pra ver se tava em 100%  mas acredito que chegue devido as elevadas temperaturas, mas não sei mudar a velocidade das fan

Acho que você não entendeu. Não é a tensão dos fans, é a do processador. É parte do processo de fazer overclock manualmente.

Postado
14 minutos atrás, Imakuni disse:

Acho que você não entendeu. Não é a tensão dos fans, é a do processador. É parte do processo de fazer overclock manualmente.

Não, não lembro de mexer em nada sobre overclock, pensei já em fazer undervoltz, mas não entendo MT bom.

De vdd acho muito estranho minhas temperaturas, fico sem saber o problema... Queria MT descobrir, saber o problema e arrumar.

Postado
6 horas atrás, Felipe Lundgren disse:

Não, não lembro de mexer em nada sobre overclock, pensei já em fazer undervoltz, mas não entendo MT bom.

São o mesmo processo. Em ambos você vai decidir qual tensão que o processador vai usar, e "undervolt" é dizer especificamente que vai usar menos do que antes.

6 horas atrás, Felipe Lundgren disse:

De vdd acho muito estranho minhas temperaturas, fico sem saber o problema... Queria MT descobrir, saber o problema e arrumar.

De novo, se você não controlouo a tensão manualmente, a placa-mãe tem permissão executiva para fazer o que quiser e conzinhar seu processador sem necessidade.

Indepentende de ter outros problemas ou não, controle de tensão é um que você tem que resolver. Sem fazer isso, temperatura alta não é surpresa nenhuma.

Postado
14 horas atrás, Felipe Lundgren disse:

...5800x chegando a 85-90 graus com um watercooler sangue frio 2. 

Em uso normal, jogando ou rodando testes de estresse?

Qual é a placa-mãe (marca, modelo), pode ter vídeo no YT  mostrando como ajustar "undervolt" no BIOS.

O gabinete pode influenciar significativamente na temperatura, no Adrenaline um cara postou que o gabinete que usava - não lembro qual CPU; se removesse o painel frontal, tipo fechado com (pouca) entrada de ar pelas laterais, baixava a temperatura do CPU em 8 graus.

Então se usa um gabinete mal desenhado - a maioria do que tem no mercado é; considere uma influência negativa na temperatura de uns 5 graus. Vide no banco de dados do Gamer Nexus, entre marcas conhecidas de gabinetes, diferenças de temperatura de até 10 graus (Blender).

15 horas atrás, Felipe Lundgren disse:

O que penso em.colocar é o Fan Phanteks T30 120mm

O Phanteks T30 é "a referência" em fans.

Dá diferença para outros fans de marcas conhecidas, vide teste do HC num AIO de 120mm.

O problema é a falta de parâmetros para comparar diretamente com o fan da PCYes - que parece ser IDCooling remarcado.

O da PCYes é dito como 74.5 CFM, 2.15 mmH20.

O que fica próximo disso é o Nidec GengleTyphoon - 75 CFM, 3.15mmH20 - que é vendido aqui como XPG Vento PRO.

No teste a 100% de RPM foram 7.9 graus a menos entre o T30 e o GentleTyphoon, considere um pouco mais para o PCYes. 

Porém 56.1 dBA é bem barulhento, com o ruído restrito a 39dBA  a diferença foi 4 graus.

T30.jpg

Postado
5 horas atrás, 1lokos disse:

Em uso normal, jogando ou rodando testes de estresse?

Qual é a placa-mãe (marca, modelo), pode ter vídeo no YT  mostrando como ajustar "undervolt" no BIOS.

O gabinete pode influenciar significativamente na temperatura, no Adrenaline um cara postou que o gabinete que usava - não lembro qual CPU; se removesse o painel frontal, tipo fechado com (pouca) entrada de ar pelas laterais, baixava a temperatura do CPU em 8 graus.

Então se usa um gabinete mal desenhado - a maioria do que tem no mercado é; considere uma influência negativa na temperatura de uns 5 graus. Vide no banco de dados do Gamer Nexus, entre marcas conhecidas de gabinetes, diferenças de temperatura de até 10 graus (Blender).

O Phanteks T30 é "a referência" em fans.

Dá diferença para outros fans de marcas conhecidas, vide teste do HC num AIO de 120mm.

O problema é a falta de parâmetros para comparar diretamente com o fan da PCYes - que parece ser IDCooling remarcado.

O da PCYes é dito como 74.5 CFM, 2.15 mmH20.

O que fica próximo disso é o Nidec GengleTyphoon - 75 CFM, 3.15mmH20 - que é vendido aqui como XPG Vento PRO.

No teste a 100% de RPM foram 7.9 graus a menos entre o T30 e o GentleTyphoon, considere um pouco mais para o PCYes. 

Porém 56.1 dBA é bem barulhento, com o ruído restrito a 39dBA  a diferença foi 4 graus.

T30.jpg

poxa teve uma diferença de 18 graus so trocando a fan do water cooler?? entre o H60 stock e usando as t30?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!