Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler para AMD Ryzen 7 5800X3D


Ir à solução Resolvido por Pedroou,

Posts recomendados

Pessoal, alguém aqui utiliza o processador R7 5800X3D ? Estou querendo dar um upgrade no meu processador atual (5600x) e como eu uso 95% somente para jogos achei o melhor processador para mim. Mas vendo review do pessoal que compraram o produto eu vi que a maioria falaram da temperatura alta, entendo que os processadores da Ryzen já é mais esquentado, mas rodar com 90 graus seria normal mesmo ? O meu processador atual não chega nessa temperatura, mas, utilizando um w/c bom e com uma pasta termica poderia melhorar isso ? O meu gabinete por exemplo na parte superior consigo colocar até 280mm. 

Estive em olho em NXZT e com pasta térmica da Grizzly. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução
2 horas atrás, Alex Kim disse:

mas rodar com 90 graus seria normal mesmo ?

Não.

https://www.pichau.com.br/water-cooler-cooler-master-masterliquid-240mm-ml240l-v2-RGB-mlw-d24m-a18pc-r2

Sugestão de water cooler baseada da recomendação do @Kohari em outro tópico.

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou Sim se for falar de qualidade do produto realmente não seria apenas pela cfm, no caso estava em olho em nesse aqui :

https://www.kabum.com.br/produto/113904/water-cooler-nzxt-kraken-x63-280mm-RGB-rl-krx63-01

Eu vi muitos comentários bons sobre essa marca nxzt. Mas entre custo e beneficio essa cooler master realmente é bem atraente viu. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

@Pedroou bom, sei que esse post é antigo, mais estou com a mesma duvida, e tem um problema, não consigo usar um water cooler de 360mm, nem um de 240mm no meu gabinete, daria ate pra colocar na frente, porém minha 3060 3x fans, não permite.
tem alguma indicação de water cooler de 120mm que resfrie esse Ryzen 7 5800X3D ?

achei um cara no youtube com este mesmo processador que usa um 120mm da dex. não conheco, e não perguntei pra ele sobre a temperatura, se alguém puder ajudar a escolher um water cooler de 120mm para esse Ryzen 7 5800X3D eu agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estanho, tenho esse mesmo processador, e estava em outro Tópico aqui, porém vi que um WC 240MM da master, atende completamente um amigo ai, o que é muito estranho, que para mim o meu de 240mm não da conta. passa dos 90 graus jogando warzone... meu gabinete tem 3 fans na frente, 1 na saida traseira, e o WC fica instalado na parte de cima, jogando o ar pra fora. ( meu gabinete é vidro na frente, o que deve atrapalhar muito a entrada de aar), mas achei muito estranho, o meu 5600x não passava de 65 graus jogando.... ja o 5800x3d , passa dos 90 fácil no warzone. 

Por enquanto fiz Undervolt, mas estou pesquisando WC 360MM e outro gabinete , para melhorar a refrigeração e deixar ele em stock normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 15/01/2024 às 09:42, Pedroou disse:

@WilliamReis10

Seu gabinete é ruim e o dissipador pode estar mal colocado. Se tiver pasta térmica, reinstale. 

Remova o vidro frontal se possível. 

Comprei outro gabinete e outro WC, fui instalar , deu pau na placa-mãe kakkak, mas estou resolvendo esse problema, e dai irei testar questão da temperatura do processador depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WilliamReis10 também achei muito estranho o mano falar que o dele fica nos 54 graus, pois possuo um WC 240 que me indicaram aqui em um gabinete montech air com 3 fans de 140mm e o processador passa fácil dos 90 graus jogando, tive que fazer undervolt pra bater na casa dos 80 graus.
Ou o WC que me indicaram aqui é uma porcaria, ou o WC esta com defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Pedroou disse:

@Rafael L.S.Você tirou o plástico do dissipador?

 

Sim! Ele não vem com adesivo no dissipador, e sim uma capa protetora. A pasta térmica que utilizo é a GD900 THERMAL GREASE.

image.thumb.png.1d7f531bafa548698b27aa57fa327ee6.png

O topico onde o moderador me recomendou ele 


E aqui o tópico onde mostro o problema nele 

E pelo que pesquisei isso aí dele fazer esta barulheira no topo do gabinete é super comum, sem contar que o backplate fica com folga ao enroscar o suporte da bomba na placa-mãe. WC horrível não recomendem mais pra galera, para você ter uma ideia eu desinstalei e reinstalei ele de tudo quanto é jeito que pude, unico lugar que parou de fazer barulho foi na frente do gabinete, infelizmente não tem como devolver pois o material dele é super fraco e acabou descascando de tanto que tirei e parafusei ele no gabinete durante testes, perdi dinheiro.
Ah e uma das placas mãe que o mesmo moderador recomendou, não oferece suporte para undervolt via PBO/Ryzen master no 5800x3d, a BIOS é travada, descobri isto no forum da MSI, os usuários da placa ficam na esperança de updates futuros da BIOS vir com opção, mas pelo que vi no forum a MSI não tem muito interesse em fazer isto, ou seja, era melhor ter indicado somente a ASUS tuf. O ultimo update da BIOS que lançaram tem uma opção chamada 'kombo strike', meio que um undervolt bem limitado e que infelizmente não resolve muita coisa. Aqui na opção 3 (-30) chove erros de hardware, na opção 2 (-20) é bem baixo a diferença na redução de temperatura mesmo setando '- 0.1000' no core como um moderador recomenda no próprio forum da MSI e a opção 1 acredito que seja -10, nesta ainda não testei. Infelizmente foram péssimas recomendações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Rafael L.S.A moderação tem apenas como função a organização e assuntos relacionados ao funcionamento de fórum. A participação em tópicos é voluntária, assim como de todos os outros usuários.

 

Se você encontrou informações erradas, basta clicar no botão denunciar para que seja analisado. Se buscou informações relevantes e importantes, recomendo a abertura de um tópico no devido setor com intuito de compartilhar essas informações para futuros usuários. Colocar isso em tópico de terceiros infelizmente a visibilidade ficar prejudicada, boa parte não vai ler todo o tópico.

 

Aqui tem um teste do LS520, que é parecido com o LE:

https://www.tomshardware.com/reviews/deepcool-ls520/2

Ao que parece, o seu veio com algum defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Pedroou disse:

@Rafael L.S.A moderação tem apenas como função a organização e assuntos relacionados ao funcionamento de fórum. A participação em tópicos é voluntária, assim como de todos os outros usuários.

 

Se você encontrou informações erradas, basta clicar no botão denunciar para que seja analisado. Se buscou informações relevantes e importantes, recomendo a abertura de um tópico no devido setor com intuito de compartilhar essas informações para futuros usuários. Colocar isso em tópico de terceiros infelizmente a visibilidade ficar prejudicada, boa parte não vai ler todo o tópico.

 

Aqui tem um teste do LS520, que é parecido com o LE:

https://www.tomshardware.com/reviews/deepcool-ls520/2

Ao que parece, o seu veio com algum defeito.

Entendi. Ja que possa ser um defeito, o que me sugere fazer? Creio que garantia ja era pois como disse devido a fazer testes de tirar cooler x/y parafusar radiador no topo testar e depois tirar e parafusar na frente acabou machucando/descascando a pintura, vão dizer que defeito foi causado por má utilização.
Na época eu pensei em pegar este da cooler master, mas a promo já havia esgotado.
image.png.b1d7ddf07bff8afcd5804a94fd426dc0.png

Para trabalho fica ok a temperatura em multitarefa (corel+chrome+whatsapp+microsoft edge+app de musica) para jogar q ta pegado mesmo a temp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Tenta entrar em contato com o suporte e explica que tentou instalar de várias formas para ver se resolvia e que não foi possível. Se for constatado defeito, provavelmente vão descartar o produto, então estar arranhado não deve ser um problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Pedroou disse:

Tenta entrar em contato com o suporte e explica que tentou instalar de várias formas para ver se resolvia e que não foi possível. Se for constatado defeito, provavelmente vão descartar o produto, então estar arranhado não deve ser um problema.

Certo. Vou fazer isto então, obrigado pela atenção brother!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/01/2024 às 22:33, Rafael L.S. disse:

@WilliamReis10 também achei muito estranho o mano falar que o dele fica nos 54 graus, pois possuo um WC 240 que me indicaram aqui em um gabinete montech air com 3 fans de 140mm e o processador passa fácil dos 90 graus jogando, tive que fazer undervolt pra bater na casa dos 80 graus.
Ou o WC que me indicaram aqui é uma porcaria, ou o WC esta com defeito.

Exatamente, o meu mesmo com outro WC 360MM (cougar) e algumas fans ainda bate 90 graus jogando, tive que fazer um PBO , e dai fica pelo menos 75 ha 80 graus em media jogando, e no cinebanch ainda fiz quase 14k de pontuação... agora percebi que ao ficar mexendo nos RGB, quando desligo meu PC, alguns leds apenas, " alguns não o WC todo", do WC fica ligado , achei estranho, não estava fazendo isso,  e dai ativei a opção ERP por enquanto, que desliga tudo ao desligar o PC, até meu fone, mas antes não era assim, então quero descobrir se for algum software de RGB que baixei ou desinstalei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 28/01/2024 às 23:33, Rafael L.S. disse:

@WilliamReis10 também achei muito estranho o mano falar que o dele fica nos 54 graus, pois possuo um WC 240 que me indicaram aqui em um gabinete montech air com 3 fans de 140mm e o processador passa fácil dos 90 graus jogando, tive que fazer undervolt pra bater na casa dos 80 graus.
Ou o WC que me indicaram aqui é uma porcaria, ou o WC esta com defeito.

 

Eu sei porque a temperatura dele fica assim, aconteceu a mesma coisa comigo. Depois que realizar upgrade fui testando para ver a temperatura e não passava mais de 55 graus jogando CS2 e entre outros jogos que eu jogo Diablo4, Hogwart Legacy e etc.  FPS em media saia 245 no CS2 e os outros em torno de 150 ~ 200 configurações deixando opções no talo. Mas eu ja fiquei bem contente porque no pc anterior não dava tanto fps assim, por sorte tive um conhecido meu que viu um Vídeo meu mostrando o fps em msi afterburner e ele notou que o meu clock de MHz do processador estava estagnado em 3.4ghz(stock), mesmo eu jogando tudo mas ele não passava mais que isso. E foi ai que descobri que eu precisava atualizar o meu BIOS porque a placa-mãe não estava reconhecendo o 5800X3D. Depois que realizei update do BIOS, tive um salto quase dobro de fps em todos os jogos CS2 por exemplo pego 380 ~ 400 em media, e os outros vai até 200 tranquilo agora. Porém a temperatura saltou junto também jogos pesados chega até 85 graus, realizei undervolt agora não passa mais que 80 graus da para deixar menos usando um gabinete com fluxo de ar melhor ou um water cooler melhor também nesse topico estava indo comprar um water cooler de 360 mas eu vi um promoção da corsair de h115i pro xt de 280mm que estava saindo por 600 reais e acabei comprando ele mesmo. Mas é isso. O processador é muito forte mas precisa fazer undervolt nele e ter um gabinete com bom fluxo de ar e um water cooler parrudo. 

 

Esse é o resultado antes de atualizar o BIOS temperatura abaixo de 60, cpu com 3400mhz não passando mais que isso. 

KakaoTalk_20240207_201500612.thumb.jpg.855dd23fde0bac638498437a54a3fe7e.jpg

 

 

Depois de atualizar o BIOS: temperatura subiu até 70 porém processadores rodando em 4450mhz e fps media em 400 praticamente..KakaoTalk_20240207_202642465.thumb.jpg.977efe2d4b30eb6d0902b6b166c89b15.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Sim, mas isso tudo que informou eu ja fiz, e como tinha dito, o Under resolveu meu problema, e o desempenho do PC ficou ótimo claro... mas eu comecei a perceber que quando estou jogando tipo um warzone que usa MUITO O PROCESSADOR, e dai eu minimizo o jogo e abro um navegador, o navegador fica travando travando, ( o jogo fica liso liso), mas o navegador fica travando muito. Eu ja tinha feito under quando usava outra placa-mãe e o windows 10, e não travava assim não ( o navegador), mas agora que troqei de uma B550 para uma X570 Auros, e coloquei windows 11, esta assim quando faço under. 

Não sei o que pode ser. A placa-mãe Auros não aparece a opção CPU VCORE igual tantos videos qu vejo ai, não sei se é por conta do processador, na minha outra placa-mãe ASUS tuf b550, aparecia certinho VCORE< e dai eu setava a tensão que queria e boa.  Ja nessa Auros eu tenho que " tirar" a tensão, colocando um -0.54 ( exemplo), não achei opção de setar a tensão que quero exata, apenas a tensão que quero tirar de tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!