Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro de Boot, não inicializa


Posts recomendados

Boa tarde, comprei as peças para montar meu pc, ao montar identifiquei o SSD na BIOS, e selecionei ele como Boot, porém ao inicializar, ele entra em looping para a BIOS, testei com outro SSD e HD, outro sistema operacional, verifiquei o secure boot, troquei a bateria da placa, e nada. Levei para um técnico ele desmontou toda a maquina, remontou e na hora do boot o mesmo o looping continua, o que posso fazer nesta questão??

um ponto que pensei seria o jumper da cmos esta de forma errada, mais não sei se isso interfere.

 

obrigado desde ja

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Não sou exatamente um técnico de computadores, mas sempre consegui formatar minhas maquinas usando a intuição e mais recentemente uma consulta no Google caso dê algum problema. Sou do tempo do CD/DVD e como entraram em "extinção" apanho um pouco para gravar os  os pendrives de instalação, partições GPT ainda são uma novidade pra mim e uma configuração errada nesse sentido na BIOS dá problema. Mas acabo chegando lá nem que tenha que instalar um leitor/gravador de DVD provisoriamente. Como 2 técnicos não descobriram o que é em princípio parece mesmo um defeito. Não entendi direito o que é looping para a BIOS, imagino que apareça na tela as mensagens iniciais como "Hit del to run setup" na parte de baixo e congele, é isso? Era bom você postar todos os detalhes, primeiro fotos ou até vídeo do que aparece na tela e também a descrição das peças, qual ou quais memórias e velocidade delas, qual processador, modelo da placa-mãe, SSD etc.

O primeiro passo num computador novo é instalar o sistema operacional portanto a sua SSD deve  estar vazia ou com um conteudo que vai ser apagado. Instalar uma HD ou SSD gravada para outro computador não dá certo, mas deve aparecer uma mensagem de erro tipo "No boot device available" embora possa simplesmente congelar.

 

O procedimento hoje em dia é gravar um pendrive de instalação do sistema operacional em outra maquina geralmente usando o "rufus" e na BIOS do computador novo selecionar o USB como primeiro na ordem de boot e a HD ou SSD em segundo. Um conselho bom que me deram ultimamente é antes disso carregar as configurações originais da BIOS procurando nas configurações "Load factory defaults". Se é isso que você fez parece ser mesmo um "pau de hardware". Agora é tentativa e erro, tirar uma das memórias se tem mais de uma, mudar de slot ou conseguir outra compatível assim como outro processador compatível para testar. Uma fonte ruim também pode criar enormes dores de cabeça. Se tudo falhar provavelmente a sua placa-mãe tem algum problema. 

De qualquer forma poste as fotos e as configurações, como eu citei não sou um técnico em computadores (embora já lidei com alguns que descobri que sabiam menos do que eu kkk) e estou um pouco defasado, assim um técnico de verdade pode te ajudar melhor do que eu. Desculpe se em algum momento tentei "ensinar o padre nosso ao vigário", espero ter ajudado, boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Andreas Karl disse:

Não entendi direito o que é looping para o BIOS

Fica reiniciando e volta sempre para o BIOS.

@Vander Caixeta São muitas variáveis como citou o @Andreas Karl@.if . Dentro do BIOS não é só Secure Boot. Tem CSM, fTPM UEFI Legacy e, dependendo da versão do BIOS, outras coisas a ver. Na parte de hardware, que começo a julgar ser a maior probabilidade, é começar de trás para frente. Dê mais atenção a fonte. Meça as tensões e confirme que ela entrega o que deve. Veja se tem chave de tensão 127/220V. Se sua rede for 127V e a chave estiver em 220V já teria achado o defeito (se for caso. Apenas supondo para tentar achar algo). Avançando, pode ter uma peça com defeito ou a própria placa veio "desvirginada". Ai meu caro, tá fu.... e mau pa.... Na parte do software, para W10 e 11, tem a questão da montagem do pendrive. Deixa só o SSD, sem HD, monta com o Rufus, se optar por MBR (depois muda com o Diskpart), marca BIOS ou UEFI. Se optar por GPT marca UEFI (Não CSM), e marca para NTFS. No BIOS desabilita o CSM e Secure Boot e tenta. Se mesmo assim não subir, testa com um Linux (Zorin, Mint ou outro do seu agrado). Se não subir, revise as configurações do BIOS relativos às portas USB. Fora isso, seria devolver tudo e comprar outra. Basicamente não tem muito mais o que fazer. Deu azar, caso não suba.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Vander Caixeta disse:

placa é uma b550 e o processador Ryzen 7 5700x, estava pesquisando sera q poderia ser atualização de BIOS? Devido a geração da placa e processador?

Tenho comigo que uma atualização de BIOS é sempre perigosa, se der algo errado já sabe. Aparentemente a placa-mãe aceitou o processador já que o Setup está rodando. O cheiro é de problema na(s) memória(s), o Setup está rodando porque consome pouquíssima memória e provavelmente não chega a acessar  os endereços com problema.

Eu tentaria usar o MemTest86, o programa de instalação tem apenas 327 kbytes de memória (não sei se ele vai baixar mais coisas quando rodar mas acho que não). Sendo ele bem pequeno, e roda direto do CD/pendrive sem precisar de sistema operacional com sorte também não vai acessar a parte ruim da memória, vai dar boot e rodar acho que 13 tipos de algoritmos de teste da memória. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!