Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pinos Tortos Placa-Mãe ASUS B660M


SparkBr
Ir à solução Resolvido por Pedroou,

Posts recomendados

Boa tarde pessoal.

 

Decidi quais peças comprar o meu computador com a ajuda de vocês aqui do fórum, então se for possível, gostaria que vocês me tirassem uma dúvida.

 

Comprei as seguintes peças para montar o meu computador:

 

Gabinete: ATX Cooler Master Dominator 690 II Advanced;

Processador: Intel Core I5-12400

Cooler Processador: DeepCool Gammaxx AG620

Placa-mãe: ASUS TUF Gaming B660M-PLUS D4

memória RAM: 2x memória ADATA XPG Gammix D10 16GB (1x16) DDR4 3200MHz Preta, AX4U320016G16A-SB10

Placa de Vídeo: GeForce RTX 2070 Gigabyte

HD: 01 HD de 1 Terabyte

SSD: 01 SSD Kingston NV2, 1TB, M.2 NVMe, 2280, Leitura 3500MBs e Gravação 2100MBs, SNV2S/1000G

Fonte: Fonte XPG Core Reactor, 750W, 80 Plus Gold Modular

 

De forma resumida, levei todas as peças para uma loja especializada da minha cidade para montarem as peças. O Computador funcionou por quase 1 semana, mas apresentando alguns erros tais como travamento em jogos e erro de tela azul no windows.

 

Após 5 dias de montado o computador simplesmente parou de ligar. Os técnicos abriram ele e viram que a placa-mãe não estava mais funcionando. Eles me falaram exatamente isso "placa-mãe não acende os leds de indicação e não esquenta o processador".

 

Entrei em contato com a terabyte para acionar a garantia e quando enviei as fotos da placa-mãe para eles eu vi que haviam pinos tortos no socket do processador. O técnico da loja que realizou a montagem me informou que os pinos vieram tortos de fábrica.

 

As minhas dúvidas são as seguinte:

 

1 - Existe realmente essa possibilidade dos pinos vierem tortos de fábrica ou não?

2 - Se os pinos foram entortados pela loja que realizou a montagem do computador, provavelmente a terabyte irá negar a garantia né?

3 - Uma placa-mãe com os pinos do socket do processador tortos ela fica totalmente inutilizada ou ainda funciona algumas coisas nela? Pergunto porque o técnico da loja me informou que outras coisas na placa deveriam funcionar e a terabyte me respondeu que nada na placa-mãe irá funcionar.

4 - Depois que a placa-mãe apresentou o problema apareceram manchas na parte de baixo do meu processador. Ele está funcionando perfeitamente ainda, mas será que isso pode ocasionar algum problema daqui a algum tempo? Vocês acham que vale a pena eu tentar acionar a garantia para trocar ele? O problema é se a intel negar a garantia falando que foi outro produto que causou essas manchas e negar a garantia.

 

Segue em anexo fotos das manchas do processador e da placa-mãe.

Foto 1.jpg

Foto 2.jpg

IMG_1797.jpeg

IMG_1795.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Existe a possbilidade de causar algum dano no processo de embalar e transportar? Sim.

É mais provavel vir com defeito ou o técnico ter estragado e ficou quieto para não arcar com o prejuízo?

Se ela tivesse vindo com defeito, qualquer técnico decente teria avisado e não faria a montagem de um produto com defeito (pelo menos penso assim).

9 minutos atrás, SparkBr disse:

Uma placa-mãe com os pinos do socket do processador tortos ela fica totalmente inutilizada ou ainda funciona algumas coisas nela?

Poderiam funcionar com limitações, por exemplo: Não reconhecer um slot de memória RAM... Depende da extensão do dano.

Aqui mesmo no fórum teve alguém que não conseguia usar dual channel por conta de um pino torto no processador (AMD os pinos são no processador ao invés do socket).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou Também acho que tem essa chance do técnico ter estragado na montagem, porque ele sempre me falou que estava tudo certo com computador e que não era para apresentar esses erros que apresentava. Ele só veio me falar dos pinos tortos DEPOIS de EU falar que haviam pinos tortos. Ele ainda comentou que viu isso quando abriram a placa mas mesmo assim montaram o computador. Eu falei que eles fizeram errado, pois se eu soubesse eu não deixaria eles montarem dessa forma. Agora eu que estou com o problema.

 

Mas enfim, a loja que levei para realizerem a montagem é bem famosa na minha cidade e é considera uma das melhores. O problema agora é que cada loja vai jogar a responsabilidade para a outra.

 

A minha principal dúvida era sobre a pergunta número 3 e 4, mas pelo jeito não tem como vocês me darem uma resposta exata sem ter a placa em mãos. Mas sobre o processador, o que vocês acham?

 

14 minutos atrás, Pedroou disse:

Existe a possbilidade de causar algum dano no processo de embalar e transportar? Sim.

Não entendi isso que você falou. A princípio o processador não tinha essas manchas, elas aparecem depois que a placa-mãe parou de funcionar.

 

@Ricardov Penso exatamente igual a você. Como eu não entendo de peças de computador, preferi pagar uma loja especializada para ver as peças e realizar a montagem correta.

 

Também achei muito estranho ele somente me falar que haviam os pinos tortos depois que EU VI, ou seja, até eu ver ele nunca me falou nada, e depois que eu vi ele vem me falar que vieram tortos de fábrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 minutos atrás, SparkBr disse:

Não entendi isso que você falou

A placa poderia ter vindo com os pinos tortos? Sim.

Realmente sem testar não tem como saber o danos causados na placa nem no processador, bem como se há forma de consertar.

 

Se a garantia não cobrir, você vai ter que tentar resolver com a assitência técnica.

6 minutos atrás, SparkBr disse:

Ele ainda comentou que viu isso quando abriram a placa mas mesmo assim montaram o computador.

Ele ter visto e não ter dito nada é no mínimo estranho...

7 minutos atrás, SparkBr disse:

Também acho que tem essa chance do técnico ter estragado na montagem, porque ele sempre me falou que estava tudo certo com computador e que não era para apresentar esses erros que apresentava.

Ele viu que estava torto mas disse que estava tudo certo? É contraditório.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Não, o problema ocorreu na loja, no transporte ou na montagem (provavelmente na montagem, como um técnico vê pinos tortos na placa-mãe, não avisa ao cliente e monta assim? Ele deveria saber que isso iria ocasionar problemas futuros, muito suspeito isso...).

2 -  a terabyte não irá dar garantia, pode esquecer (a não ser que prove que foi ela que entortou os pinos).

3 - Não entendi, que "outras coisas" iriam funcionar? Sem processador no socket a placa-mãe nem liga (que eu saiba não há exceções a essa regra, mas posso estar enganado). Fora que o uso do processador no socket defeituoso pode ter ocasionado outros problemas na placa-mãe, como um curto ou algo assim, que inutilizou a placa completamente - ou seja, mesmo que conserte o socket, não irá mais funcionar.

4 - Não sei dizer

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 minuto atrás, Flávio Pedroza disse:

que eu saiba não há exceções a essa regra, mas posso estar enganado

placa-mãe com funções q-flash ou similar ligam para atualização de BIOS.

 

2 minutos atrás, Flávio Pedroza disse:

Fora que o uso do processador no socket defeituoso pode ter ocasionado outros problemas na placa-mãe, como um curto ou algo assim,

Pode explicar as manchas no processador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
2 minutos atrás, SparkBr disse:

Sobre o processador, mesmo ele funcionando perfeitamente, você acha que seria melhor eu tentar acionar a garantia para evitar problemas no futuro?

Pode tentar, mas vão questionar essas manchas.

Melhor solução é você tentar algum acordo com a assistência técnica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Pedroza A sua resposta sobre 3ª pergunta que eu queria saber. Porque o técnico fala que alguma coisa da placa-mãe iria funcionar (nem mesmo que seja aqueles bipes de erro) e a terabyte me respondeu que não iria funcionar nada na placa-mãe.

 

3 minutos atrás, Ricardov disse:

@SparkBr Sim, mas mesmo não entendendo das peças é importante gravar a desembalagem para poder provar que chegaram danificadas, se for o caso.

Por isso mesmo eu decidi pagar uma empresa especializada para realizarem a montagem....levei todas as peças novas e com as caixas lacradas para eles....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
2 minutos atrás, SparkBr disse:

Por isso mesmo eu decidi pagar uma empresa especializada para realizarem a montagem....levei todas as peças novas e com as caixas lacradas para eles....

Fiz o mesmo, quando deu problema na hora de instalar o SSD me ligaram na mesma hora para ver qual seria a minha decisão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, SparkBr disse:

@Pedroou@Ricardov @Flávio Pedroza

 

Só para atualizar vocês e tirar mais uma dúvida. A terabyte já negou a garantia e a loja aqui da minha cidade vai me dar uma placa nova.

 

 

Já era esperado da Terabyte. Que bom que a assistência reconheceu o erro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução
10 minutos atrás, Flávio Pedroza disse:

Já era esperado da Terabyte.

A loja não vai assumir uma culpa que não é dela, se a assistência vai fornecer a placa nova, ela sabe que cometeu o erro.

Eu aceitaria a troca, mas pede a nota fiscal para ter a garantia.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!