Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde. Trabalho atualmente com modelagem 3D (games) e pretendo no futuro começar a estudar e trabalhar com vfx, então gostaria de dicas de upgrade, não quero fazer nada muito pesado como simulações gigantes, só queria saber qual seria o melhor caminho para eu ir upgradando com o tempo (Que rode legal cenas grandes na unreal engine no epic/cinematic, diminua o tempo de renders e que consiga fazer algumas simulações no houdini). Atualmente meu pc está assim:

CPU: AMD Ryzen 7 2700X

Ram: 16GB (2x8) (Hyperx fury 2400MHz)

GPU: GTX 1660

Placa-mãe: ASRock B450M Steel Legend

Primeiramente pretendo aumentar a memória ram pra 32GB (2x16), então gostaria de saber se há alguma vantagem em comprar uma 3200mhz comparado a 2400mhz, pois há uma diferença de preço em sites com desconto. E segundo gostaria de dicas para ir dando upgrade com o tempo, pretendo comprar uma RTX por conta do ray-tracing porém não sei se seria necessário mudar alguma outra peça antes para não acontecer nenhum gargalo ou qualquer problema. Obrigado desde já!

Postado

De 2.4 a 3.2 da uma diferença bem grande sim, sua CPU vai rodar em OC para subir a memória a 3.2, então confere se você tem um cooler bom.

Render ai depende... compilar no unreal é cpu, você tem uma cpu ok, não deve apanhar muito, mas para render no unreal é gpu, e ai a 1660 não é muito forte.

Para RTX, considerando o uso, você consegue coisa boa usada, em questão de potencia pura, as 3xxxx para as 4xxxx não tem tanta diferença, em games sim tem uma diferença, mas com 5k você consegue uma 3090 usada em perfeito estado e ainda na garantia. O que você vai precisar dar uma estudada é na sua fonte, serie 3xxxx para cima pede uma forcinha boa.

• Obrigado 1
Postado

@Rolf William Gewers Opa, obrigadão pela ajuda mano. Então, meu cooler é o padrão da AMD que vem junto do processador, e quando estou trabalhando com vários programas ao mesmo tempo, incluindo a Unreal, o pc esquenta mt, fica parecendo uma sauna o quarto haha. Pretendo comprar as memórias 3.2 mesmo, você acha que seria bom então trocar esse cooler pra sei la, algum water, ou tem indicação de um bom? Real não tenho noção disso. 
Sobre a RTX eu penso em comprar futuramente, justamente pelo preço, e pelo que você falou vou ter que trocar a fonte também (É uma Corsair 550W).

Valeuzão dnv pelas dicas!

Postado

@Roberto Antoniellison O ambiente esquenta mesmo com o PC... é bom só no inverno rs... Ainda mais com unreal aberto, gpu com carga 100% do tempo.

Sobre o cooler, atualmente tenho um PC com air cooler e outro com um AIO, mas é física, não tem muito o que fazer... minhas impressões...

Air Cooler

Pros - Não quebra, praticamente eterno, pode ter preço bom.

Cons - Pode ficar grande demais dependendo do gabinete, atrapalha na ventilação de outros componentes como VRM´s, não tem delay, subiu a temperatura ele sai gritando no mesmo segundo, difícil de limpar.

AIO´s

Pros - Visual bacana, ajuda na ventilação do PC como um todo, cabe em praticamente qualquer gabinete, dificilmente vai errar na marca porque são todos basicamente iguais, é fácil dar upgrade, troca os fans e seu upgrade está feito.

Cons - Tem vida útil limitada, 5 anos pode começar a ver perda de eficiência, dependendo da marca precisa de app para controlar ele, pode dar problema, entupir etc... precisa ficar atento na instalação.

Acho que AIO deve ser de 280mm ou 360mm, menor que isso não vejo tanto benefício... para preço, em ambos da para pegar coisa bem bacana de 300 a 900, acima disso é grife sem grande mudanças no desempenho e abaixo disso você não vai ver uma diferença tão grande em relação ao que você tem hoje.

Sobre fonte, pessoalmente sou muito exigente, acho que é o componente que precisa do melhor investimento, se a fonte for pro saco pode levar seu PC todo junto, e isso acontece mais vezes do que sabemos, veja o modelo que você quer e procure no newegg ou na amazon e veja reviews, se for marca que não tem nesses sites, procure saber quem é o fabricante, mas de forma geral evite economizar na fonte e nem tente escutar youtuber ou ler review de fonte, fonte é confiança, não função, tem que ouvir quem tem, exemplo, ASUS rog platinum, fonte toda bonita com RGB e tal, 17% de review 1 estrela no newegg porque ela pifou em menos de um ano...

Escrevi pra caramba, espero ter ajudado e boa sorte! 🙂

• Obrigado 1
Postado

@Rolf William Gewers Nossa valeu demais por dedicar um tempo pra explicar isso mano, entendi legal. Acho q o AIO seria melhor pra mim por hora. Eu tava dando uma olhada em lojas tipo a kabum e tal, e a diferença de preço dos water de 240mm pra 280mm é bem grande até, a diferença é mt grande no funcionamento comparado a esse cooler padrão da AMD? O de 360mm eu acho q n caberia aqui no gabinete, ele parece só ter espaço pra 2 fans (É um Corsair spec-05). 
Sobre a fonte acredito que de pra continuar com ela por um tempinho ainda, só que realmente quando for comprar uma RTX ai precisarei trocar.
Obrigado dnv pela ajuda rei!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!