Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi, passara aqui pra vocês poderem me ajudar... Meu Ryzen normalmente opera com uma tensão de 1.450V e chegando a 5300mhz enquanto eu jogo. 

O processador não tem Overclock, isso parece ser "natural" dele... Usei o app "AMD Ryzen Master" e fiz alguns testes colocando 1.35v (4100mhz) e 1.27v(3900mhz), mas quando uso essas configurações na tentativa de "limitar" o processador ele acaba apresentando problemas os jogos e sou obrigado a usar ele nas condições que ele chega que são as high tensões e os MHz.

Minha config:

RYZEN5 5600G

B450M GIGABYTE

GTX1650

16GB RAM JUHOR

FONTE ELECTROV2 - PCYES

Espero que possam me ajudar, já vi vários vídeos mas não obtive êxito...

ryzenoc.jpg

Postado

@iELz Se seu processador está esquentando muito você deve verificar se o gabinete está sendo bem refrigerado.

Por curiosidade a fonte do seu PC fica na parte superior ou inferior do gabinete?

Postado
9 horas atrás, iELz disse:

Oi, passara aqui pra vocês poderem me ajudar... Meu Ryzen normalmente opera com uma tensão de 1.450V e chegando a 5300mhz enquanto eu jogo. 

Isso está errado. O HWMonitor não presta, use um programa decente como o HWInfo64.

Postado
2 horas atrás, Tiberio disse:

@iELz Se seu processador está esquentando muito você deve verificar se o gabinete está sendo bem refrigerado.

Por curiosidade a fonte do seu PC fica na parte superior ou inferior do gabinete?

Não tem nada a ver com temperatura amigo... 

1 hora atrás, Imakuni disse:

Isso está errado. O HWMonitor não presta, use um programa decente como o HWInfo64.

Vou testar aqui, mas realmente o processador trabalha nessa tensão de 1.45v nativo

Postado
20 minutos atrás, iELz disse:

Vou testar aqui, mas realmente o processador trabalha nessa tensão de 1.45v nativo

Não tem como, nessa tensão o processador queimaria em poucos dias de uso, horas se bobear. Ele também certamente não chega a 5.3 GHz. Como dito, HWMonitor não é confiável pra essas leituras. Com a temperatura normal e o processador funcionando em stock, não tem nada pra se preocupar aí

Postado
23 minutos atrás, Shaman93 disse:

Não tem como, nessa tensão o processador queimaria em poucos dias de uso, horas se bobear. Ele também certamente não chega a 5.3 GHz. Como dito, HWMonitor não é confiável pra essas leituras. Com a temperatura normal e o processador funcionando em stock, não tem nada pra se preocupar aí

Fiz o teste e não atingiu os 5000mhz, mas vou fazer mais ainda... Porém pode ver aí que ele atinge 1.45v..... 

Outra coisa peculiar que eu já havia visto é que minha tensão de 12v é baixa... fica na média de 11.8v... Não sei se é um dado relevante ou algo que possa comprometer no futuro...

ryzenoc2.jpg

Postado
3 minutos atrás, iELz disse:

Fiz o teste e não atingiu os 5000mhz, mas vou fazer mais ainda... Porém pode ver aí que ele atinge 1.45v..... 

Legal, mas agora olhe no lugar certo. A tensão do processador não é VID, é VCORE, que você vê na parte da placa-mãe.

4 minutos atrás, iELz disse:

Outra coisa peculiar que eu já havia visto é que minha tensão de 12v é baixa... fica na média de 11.8v... Não sei se é um dado relevante ou algo que possa comprometer no futuro...

Irrelevante, leitura de software não é tão precisa assim, fora que tem uma margem de operação natural dessas tensões.

Postado
28 minutos atrás, Imakuni disse:

Legal, mas agora olhe no lugar certo. A tensão do processador não é VID, é VCORE, que você vê na parte da placa-mãe.

Irrelevante, leitura de software não é tão precisa assim, fora que tem uma margem de operação natural dessas tensões.

Segue img do Vcore

ryzenoc3.jpg

Postado
39 minutos atrás, iELz disse:

Segue img do Vcore

ryzenoc3.jpg

Perfeito, agora sim estamos no valor certo...

...e como você já percebeu, sim, sua placa está cozinhando o seu processador sem necessidade. Vá na BIOS e baixe manualmente.

Postado

@Imakuni Pronto, minha dúvida é justamente essa, ir na BIOS e alterar manualmente... Já vi alguns vídeos mas não consigo reproduzir, alguns nomes são diferentes e fico meio perdido e com receio de dar bucho. 😛 Postei aqui pra ver se alguém consegue me ajudar nisso, no que eu devo mexer, onde e quais valores colocar...
Como havia dito anteriormente, usei o APP da Ryzen pra fazer esse undervoltage, mas quando coloco os valores e vou testar o jogo congela, windows fica bugado, não consigo fechar o jogo e quando aperto pra reiniciar ele fica na tela de reiniciando e não sai dali nunca, ai tenho que apertar o botão de reset no painel do gabinete...

• Solução
Postado
3 horas atrás, iELz disse:

Porém pode ver aí que ele atinge 1.45v..... 

Uma coisa são picos momentâneos de tensão, que vão acontecer apenas por instantes e principalmente quando apenas 1 ou uns poucos núcleos estão em uso e o processador frio. Tem um algoritmo de boost bem complexo que opera isso daí. Se fosse 1.45 V constante, mataria o chip rapidinho.

16 minutos atrás, iELz disse:

Como havia dito anteriormente, usei o APP da Ryzen pra fazer esse undervoltage

Tentou usar o Curve Optimizer? Manda fazer a otimização 'per core'. Vai levar algumas horas e a máquina deve reiniciar várias vezes, a cada uma você deve abrir o Ryzen Master novamente pro algoritmo continuar trabalhando. Acredito que provavelmente já resolve teu problema.

Postado
31 minutos atrás, iELz disse:

@Imakuni Pronto, minha dúvida é justamente essa, ir na BIOS e alterar manualmente... Já vi alguns vídeos mas não consigo reproduzir, alguns nomes são diferentes e fico meio perdido e com receio de dar bucho. 😛 Postei aqui pra ver se alguém consegue me ajudar nisso, no que eu devo mexer, onde e quais valores colocar...
Como havia dito anteriormente, usei o APP da Ryzen pra fazer esse undervoltage, mas quando coloco os valores e vou testar o jogo congela, windows fica bugado, não consigo fechar o jogo e quando aperto pra reiniciar ele fica na tela de reiniciando e não sai dali nunca, ai tenho que apertar o botão de reset no painel do gabinete...

Não use aplicativos para fazer esse tipo de mudança, mexa direto na BIOS.

Sobre o que mexer, você tem que procurar VCORE. Você não mencionou qual a sua placa-mãe, mas sendo Gigabyte, vai estar na parte M.I.T. em algum lugar de Advanced Voltage Control. E qual valor colocar, você já tem um ponto de partida; coloque bem mais baixo que 1.45v. Lembre que quanto menor, melhor, mas se baixar de mais, seu PC trava. É tentativa e erro. Baixe e depois rode um teste de stress; Prime95 Small FFT funciona bem para esse caso.

Postado

@Tiberio Não tô fazendo OC 🤪

Segue valores para acompanhamento. Tesde do AIDA

ryzenoc4.jpg

Pelo que parece, quando ele está sob stress atinge 1.35v. E quando fica ocioso ele oscila para 1.45v

@Shaman93 Exatamente, são picos momentâneos e geralmente são com o processador frio ou com pouco uso. Mas ressaltando que um dia verifiquei depois de jogar que ele tinha atingido os 1.45v e 5300mhz de clock durante o game. Não consegui ver se ficou constante mas apareceu nas info de máximas do hwmonitor...

Postado

Bom dia, 

Amigo, dá uma conferida se o seu aircooler está tudo certo, coloca uma pasta térmica e qualidade e se possível investe um pouquinho mais em um aircooler mais bacana, tem modelos muito bons no mercado por um preço excelente.

Outra coisa, qual sua placa-mãe ? dá uma olhada no VRM dela, se não tá esquentando muito, isso pode até ser perigoso.

Você comentou que se baixa o clock, tem problema em jogos, que tipo de problema ? cite alguns.

Abraço !!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!