Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de memórias que piorou a performance do PC?!


Posts recomendados

Olá, caros membros do fórum.

 

Eu tenho um PC já meio antigo (Intel Core i7-4790K) que usa memórias DDR3. Por anos usei um kit CORSAIR Vengeance Pro de 2x4GB, 1866 MHz, e sempre foram muito boas. Recentemente adquiri dois pentes de memórias HyperX de 8GB, 1866 MHz também, no AliExpress, para fazer um upgrade de 8GB para 16GB em dual channel. As memórias foram reconhecidas normalmente, em dual channel, na velocidade de 1866 MHz; acessei a BIOS no primeiro acesso, para o PC reconhecer a nova configuração e salvar, depois saí e comecei a usar o Windows normalmente. Só notei algo de estranho da BIOS, que antes, com o kit CORSAIR, aparecia na BIOS a opção "Extreme Memory Profile" (ou "XMP"), com um botão para ativar/desativar. Com esse botão desativado, as memórias só rodavam em 1333 MHz; para rodar em 1866 MHz eu tinha que ativar esse "Extreme Memory Profile". Mas quando eu instalei esse kit da HyperX agora, essa opção de XMP desapareceu, apesar de mesmo assim as memórias estarem rodando a 1866 MHz. Deixei pra lá e continuei usando normalmente.

 

Dias foram se passando e comecei a perceber uma piora na performance do PC, ao invés de melhorar, em relação ao meu kit CORSAIR anterior de 8GB. Eu uso o navegador Firefox e, antes, quando eu ficava com várias abas abertas (dezenas), eu ficava com alto uso de CPU e memórias; às vezes ficava com lentidão no navegador, às vezes algumas abas travavam, mas raramente dava crash (fechar sozinho) no navegador. Agora, com esse kit HyperX de 16GB (o dobro do que eu tinha antes!), constantemente fica dando crash no Firefox! Tem um certo site que eu acesso uma vez por semana por várias horas e abro muitas abas lá; às vezes chega a dar crash TRÊS vezes no Firefox em um único dia de uso nesse site com várias abas abertas! Na última vez ele deu crash com apenas 10 abas abertas! Isso nunca acontecia antes com o kit de 8GB da CORSAIR, e agora é constante! Eu também notei uma piora de performance em jogos. Há umas semanas atrás tentei participar do teste beta de servidores do Diablo IV; não consegui nem jogar o jogo! Logo no menu inicial já deu crash! Continuei tentando e continuou dando crash. O máximo onde cheguei foi na tela de criação de personagens; até nesse tela, que nem é tão pesada assim, deu crash, com o jogo dando mensagem de erro de "falta de memória" no sistema, sendo que estou com 16GB agora! Atualmente estou jogando Civilization VI, que não é um jogo tão pesado, mas mesmo assim acontece crashes nele de 1 a 3 vezes a cada vez que jogo, por algumas horas; e toda vez que dá crash, a gravação da gameplay do Radeon (sempre gravo os jogos que jogo, para também contabilizar o tempo no jogo, com o overlay de contagem de tempo) também para sozinha, e é um saco, que assim perco a contagem de tempo que eu estava no jogo; sem contar que a gravação fica corrompida. Uma vez, em um desses crashes, recebi a seguinte mensagem de erro do programa para downloads acusando falta de memória no sistema:

 

 

Eu já tinha jogado o Civ6 antes, por alguns dias, com as memórias antigas, e não deu crash nenhum, nenhuma vez, com elas.

 

Vou colocar aqui também as especificações dessas memórias da HyperX, no CPU-Z:

 

unknown_2023_05.30-20_09.png.01ff1fd4e73461385d021740a1c8f325.png unknown_2023_05.30-20_10.png.fbe6b5a6b5bd83886057626ac6dcb7b7.png

 

Eu estou usando elas nos slots 2 e 4, os mesmos em que usei as memórias da CORSAIR por anos.

 

Notem que essas memórias são PC3-14200, não 14900 como normalmente é para memórias de 1866 MHz. Não sei porquê.

 

O número do modelo é: HX318C10FB / 8, e as especificações na etiqueta são: 8GB DDR3-1866 CL10 240-Pin DIMM. Ambos os pentes são iguais.

 

O modelo das memórias do meu kit CORSAIR anterior é: CMY8GX3M2A1866C9, e as especificações são: 8GB(2x4GB) 1866MHz 9-10-9-27 1.50V ver8.22.

 

Então, alguém pode me dar uma luz do que pode estar acontecendo e como resolver? Muito obrigado pela atenção!

 

Segue a configuração do meu sistema:

 

Windows 10 Pro 64 bits;

Proc.: Intel Core i7-4790K 4GHz;

placa-mãe: MSI Z97 GAMING 3;

Vídeo: AMD Radeon R9 290 4GB (driver 22.6.1 (02/08/2022));

RAM: HyperX Fury 16GB (2x8GB) DDR3 1866 MHz.

SSD: Crucial BX500.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo que limpe os contatos da placa das memórias (borracha e/ou álcool isopropílico). Se não der, tente resetar o CMOS (como que a configuração de comandos da placa. Basta remover a bateria CR2032 da placa (aquela redonda), aguardar um minuto, colocá-la de volta, ligar e testar o PC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

 

Fiz o teste com o MemTest86 nos dois pentes separadamente. Cada teste durou exatamente 2:21h. Nenhum dos dois testes detectaram nada, nenhum erro. Mas acontece que os dois pentes claramente estão problemáticos com relação ao que eu falei com falta e memória no sistema; eu percebi isso mais claramente agora depois dos testes, quando tentei usar o PC com um pente só (8GB). Eu sinceramente não sei qual é o problema, já que o MemTest não detectou nada.

 

Depois do primeiro teste, eu reiniciei o PC, alterei o boot na BIOS para o Windows novamente e comecei a usar o Windows normalmente, só com um pente de memória mesmo; eu deixei lá o pente com o qual eu tinha feito o teste mesmo, já que eu não iria mais usar nada pesado (jogo, nem nada) no PC naquele dia antes de fazer o outro teste com o outro pente. Logo depois que eu iniciei o Windows, já reparei no Explorer que o espaço do SSD (onde o Windows está instalado), que antes estava em 25 GB, caiu pra 16 GB (o Windows usa espaço do SSD/HD como complemento para a memória RAM quando a memória RAM não é suficiente), e o espaço no HD (que eu uso apenas para armazenar arquivos), caiu de 2 GB para cerca de 580 MB. Eu estava mexendo numas imagens e fui usar o Photoshop. Mexendo em apenas DUAS imagens no Photoshop, o uso de RAM já chegou a 86%, sem nada mais (pesado) aberto, nem o Firefox, nem nada. Então os problemas começaram: eu também estava ouvindo música no iTunes e em um momento tentei pausar o música com o botão de pause do teclado, e não funcionou; fui abrir a tela do iTunes pra ver qual era o problema e ele já estava dando aviso de falta de memória RAM no sistema (esse era o problema!). Com esse aviso de falta de memória no iTunes, já salvei logo as minhas imagens no Photoshop pra não correr o risco de perdê-las com um crash. Eu salvei uma, salvei outra, mas quando fui salvar a terceira, o Photoshop deu o seguinte aviso: "Não é possível salvar por falta de memória RAM no sistema." Putz, já fiquei preocupado, pois eu havia mexido muito na imagem e não queria perdê-la. Eu fechei o iTunes e também fechei uma das imagens; fiquei só com duas abertas; aí tentei salvar de novo a que eu não tinha conseguido antes, desta vez foi, graças a Deus. Aí tentei continuar usando o Photoshop; fui abrir uma terceira imagem novamente e o Windows TRAVOU! O WINDOWS inteiro travou! Não só o Photoshop, o Windows todo! Em tudo que eu clicava, nada funcionava. Ctrl+Alt+Del, Alt+F4, nada funcionava. Ainda bem que eu já tinha conseguido salvar todas as imagens em que eu estava mexendo. De repente a tela do Windows ficou preta! Tudo sumiu e não voltou. Em alguns crashes que eu havia tido antes isso já tinha acontecido, da tela ficar preta, mas nas vezes anteriores voltou, mas desta vez não, ficou preta e não voltou mais. Apertei o botão de desligar do gabinete, demorou alguns segundos, mas o Windows conseguiu desligar normalmente. Aí desisti de ficar usando o PC assim, só com um pente de 8GB, estava impossível de usar nessas condições! Tive que colocar o outro pente de volta e voltar com os 16GB.

 

Pra você ver como essas memórias estão problemáticas, durante anos usei aquele kit da CORSAIR de 8GB (2x4GB) (a mesma quantidade de memória desse pente novo!) e nunca tive problema de falta de memória, usava o Firefox com dezenas de abas abertas e nunca tive problema de falta de memória, no máximo travava algumas abas (só com muuuitas abas abertas mesmo), mas mesmo assim ele já dava a opção de restaurar a aba sem dar crash; raramente dava crash. Também usei o Photoshop por aaaanos com várias imagens abertas ao mesmo tempo sem nunca ter problema de falta de memória também.

 

No dia seguinte fiz o teste do MemTest com o segundo pente de memória, não deu nada de novo, zero erros. Mas fui fazer o mesmo teste de performance com esse pente no Windows pra ver se com ele também aconteceria os problemas de falta de memória RAM que eu tive com o primeiro pente no dia anterior, para ver se o problema era só com aquele pente ou com os dois. Pois bem, tive os mesmos problemas de falta de memória no sistema! Nem usei o Photoshop desta vez, fiquei usando só o Firefox mesmo, navegando pela internet. Com apenas TRÊS abas abertas, o uso de RAM já chegou a 89%! Isso só com o Firefox de pesado (em relação ao uso de RAM) aberto, mais nada. Depois caiu pra 85-86%, aí fiquei usando ele assim por algumas horas. E com aquela redução de espaço no SSD e no HD como eu havia tido com o pente anterior também. Mais tarde vim aqui no CDH pra escrever esta mensagem para dar o feedback do ocorrido (o teste do MemTest e esses problemas que eu tive com falta de memória). Logo no início desta mensagem, com apenas três abas abertas no Firefox e 85-86% de uso de RAM (e mais nada com alto uso de memória), ele deu crash! Desisti de continuar usando assim e desliguei para instalar de volta o outro pente e voltar a usar os dois com 16GB. Mas antes fiz o teste que o João Guilherme sugeriu aí em cima, resetei o CMOS removendo a bateria da placa-mãe, religuei, reconfigurei as configurações na BIOS e fiz mais um teste usando o Windows com apenas um pente pra ver se o reset no CMOS tinha resolvido o problema. Iniciei o Windows, abri o Firefox, abri uma aba em um site, duas abas, três abas, e depois uma quarta, em sites relativamente pesados de carregar; aí vi em quanto estava o uso de RAM, estava ficando em 79-80%, que já é muito alto para apenas o Firefox em uso com 4 abas abertas, mas menor do que estava ficando antes em 85-86%. Notei também que desta vez o espaço no SSD não havia diminuído, como antes; desta vez estava em 25 GB, que era o normal que estava antes com os dois pentes de memória em uso; mas o espaço no HD ainda estava sendo reduzido, de 2 GB (o que era antes, com os dois pentes) para cerca de 800 MB. Eu pensei: "será que o reset no CMOS melhorou alguma coisa? Porque pelo menos agora o uso de memória está um pouquinho menor (apesar de ainda estar muito alto para apenas 4 abas abertas no Firefox e nada mais) e o espaço no SSD não foi reduzido, apenas o espaço no HD." Tentei então abrir uma quinta aba em outro site no Firefox, putz, nem deu tempo de carregar o site, o Firefox deu crash na hora! Desisti, desliguei o PC de novo, coloquei de volta o outro pente e voltei a usar os 16 GB. Felizmente o CDH salvou o texto que eu já tinha escrito, se não teria que começar tudo de novo do início.

 

Mais alguma sugestão pra mim? Nem dá pra eu tentar trocar as memórias com o vendedor, ele não aceitaria, pois elas não estão com defeito aparente: estão sendo reconhecidas normalmente pela BIOS e pelo Windows, na capacidade correta, na velocidade correta; e o teste do MemTest não detectou nada. Não sei o que faço agora... Talvez tentar vendê-las e comprar de outra marca/modelo. Talvez esse modelo dessa marca não seja compatível com a minha placa-mãe, não sei... Na lista de memórias compatíveis com a minha placa-mãe no site da MSI, esse modelo (HX318C10FB / 8 ) não está listado lá, mas eles também não testam com TODAS as marcas e modelos que existem no mercado; até porque essa placa-mãe já é meio antiga e esse modelo dessa memória pode ser bem posterior ao lançamento dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Guillherme

 

Acho que não há necessidade de limpar os contatos, pois as memórias são novas, comprei agora, lacradas. Mas fiz o teste de resetar o CMOS removendo a bateria da placa-mãe, liguei o PC de novo, reconfigurei as configurações da BIOS, iniciei o Windows, mas não adiantou nada, o problema continua. Como mencionado ao RS Faria, fiz um teste de performance com o Firefox usando apenas um pente de memória de 8GB (que é a mesma quantidade que eu tinha antes com o kit da CORSAIR que usei por anos sem problemas). Com apenas 4 abas abertas no Firefox e mais nada, o uso de RAM já ficou em 79-80% e o espaço no HD reduzido (que o Windows usa para complementar como memória extra quando a RAM não é suficiente). Tentei abrir um outro site em uma quinta aba e não deu nem tempo de carregar o site, o Firefox já deu crash! Desisti e voltei a usar os dois pentes com 16GB. Mas é claro que os problemas vão continuar, nada foi resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thorcsf É recomendável, caso possa, testar as peças em outro PC, tanto individualmente quanto em combo, e ver se o comportamento continua 

A outra tese que tenho é a de configuração das memórias, mas daí não posso dar muitas dicas sobre, pois não sou especialista em SETUP nem em RAM. Se quiser tentar (por sua conta e risco), pode procurar no YT tutorias de timing, tensão e latência, e de XMP (até pra saber se ativado/desativado ele altera em algo).

Se fizer tudo que está ao seu alcance e ainda não der certo, o jeito é levar a um especialista de sua confiança mesmo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Guillherme  Vou ver se consigo usar no PC do meu amigo pra testar. Iiiihhh, não entendo nada também isso de timing de memórias; tensão acho melhor nem mexer, pois elas são projetadas para rodar em 1,5V, se for menos, não sei se é uma boa ideia, e mais, seria overclock, pode ser perigoso; latência também não entendo nada; posso até procurar tutoriais no YouTube, mas não seriam específicos pra resolver esse problema que estou tendo. Quanto ao XMP, como mencionei antes no meu primeiro post, a opção de ativar/desativar ele sumiu na BIOS com essas novas memórias. Com o kit anterior da CORSAIR, essa opção do XMP aparecia lá na BIOS; com ele desativado, as memórias só rodavam em 1333 MHz, já ativando ele, elas rodavam na velocidade máxima delas de 1866 MHz, mas com essas memórias novas da HyperX, essa opção do XMP desapareceu de lá da BIOS, apesar de elas estarem rodando a 1866 MHz.

 

Valeu pelas dicas!

 

@RS Faria

 

Minha resposta anterior à sua mensagem foi editada pela moderação, e removeram informações relevantes do texto em que eu mencionava o comportamento de um programa de downloads que uso, que deu crash devido a falta de RAM no sistema, meramente por citar que tipo de programa era.

 

Como não posso editar o texto, vou colocar aqui as partes que foram removidas, omitindo a palavra "proibida".

 

Onde está escrito:

"Então os problemas começaram: eu também estava ouvindo música no iTunes e em um momento tentei pausar a música com o botão de pause do teclado, e não funcionou; [...]"

 

Seria:

"Então os problemas começaram: o programa de downloads (que é leve) já deu crash; eu também estava ouvindo música no iTunes e em um momento tentei pausar a música com o botão de pause do teclado, e não funcionou [...]"

 

Onde está escrito:

"Com esse aviso de falta de memória no iTunes, já salvei logo as minhas imagens no Photoshop pra não correr o risco de perdê-las com um crash."

 

Seria:

"Com o crash do programa de downloads e esse aviso de falta de memória no iTunes, já salvei logo as minhas imagens no Photoshop pra não correr o risco de perdê-las com um crash."

 

E, finalmente, onde está escrito:

"Eu fechei o iTunes e também fechei uma das imagens; [...]"

 

Seria:

"Eu fechei o iTunes, o programa de downloads já estava fechado, e também fechei uma das imagens; [...]"

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thorcsf

 

Tem algumas coisas por aqui que o próprio sistema usado pelo Fórum, faz um filtro sobre alguns temas que são proibidos por aqui.. Pode ser por isso, mas já imagino o que seja o "programa de downloads" em questão..

 

Sobre o resto, o que o @João Guillherme disse acima pode ser válido.. Reduzir só a frequência pra teste, deve ser coisa fácil de fazer e ne precisaria mexer no resto. o 1.5V da RAM é o padrão pra DDR3 mesmo, então, seria aó mexer na frequência mesmo, pra ver se fica mais estável.. Não sei como é a BIOS da MSI..

 

Sobre o XMP, nem toda RAM tem o chip, que contém esses perfis.. Acho que as Hyper-X não tinham mesmo, pois usava um kit de 4ª Geração com essas memórias até o meio do ano passado, e ele também não tinha XMP..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Thorcsf disse:

@João GuillhermeIiiihhh, não entendo nada também isso de timing de memórias;

[...]

latência também não entendo nada; posso até procurar tutoriais no YouTube, mas não seriam específicos pra resolver esse problema que estou tendo.

Existem uns tutoriais no YT. Você pode seguir o padrão das fabricantes (descritos nos manuais e adesivos de cada uma). Novamente, POR SUA CONTA E RISCO, procure se é possível alinhar os timings de cada um dos canais/módulos de memória, e o faça.

19 horas atrás, Thorcsf disse:

@João Guillherme  tensão acho melhor nem mexer, pois elas são projetadas para rodar em 1,5V, se for menos, não sei se é uma boa ideia, e mais, seria overclock, pode ser perigoso;

Geralmente varia entre 1,1V ou 1,35V a aprox. 1,5V. Não representa um risco real, no máximo um desempenho baixo, que já é seu estado atual. É algo a se tentar, pode ser que haja discrepância entre a info dos monitores e o funcionamento real dos pentes.

19 horas atrás, Thorcsf disse:

@João Guillherme  Quanto ao XMP, como mencionei antes no meu primeiro post, a opção de ativar/desativar ele sumiu na BIOS com essas novas memórias. Com o kit anterior da CORSAIR, essa opção do XMP aparecia lá na BIOS; com ele desativado, as memórias só rodavam em 1333 MHz, já ativando ele, elas rodavam na velocidade máxima delas de 1866 MHz, mas com essas memórias novas da HyperX, essa opção do XMP desapareceu de lá da BIOS, apesar de elas estarem rodando a 1866 MHz.

18 horas atrás, RS Faria disse:

Sobre o XMP, nem toda RAM tem o chip, que contém esses perfis.. Acho que as Hyper-X não tinham mesmo, pois usava um kit de 4ª Geração com essas memórias até o meio do ano passado, e ele também não tinha XMP..

Vejo muitas notícias sobre o tal do Xtreme Memory Profile causar esse problema, bem como outros danos maiores, seja pelo uso constante/alternância de uso dele. Isso reforça a ideia de ir testando as configurações e frequências diferentes, pra avaliar o resultado. Já poderia recomendar uma pesquisa mais a fundo sobre, e a tentativa de usar pente por pente (individuais ou em permutação entre eles e os slots), resetando o CMOS com eles, e monitorando o comportamento de cada. Em situações como essa, o negócio é fazer tentativa e erro (por sua conta), ou apresentar a um especialista (preferencialmente).

20 horas atrás, Thorcsf disse:

@RS Faria

 

Minha resposta anterior à sua mensagem foi editada pela moderação, e removeram informações relevantes do texto em que eu mencionava o comportamento de um programa de downloads que uso, que deu crash devido a falta de RAM no sistema, meramente por citar que tipo de programa era.

 

Como não posso editar o texto, vou colocar aqui as partes que foram removidas, omitindo a palavra "proibida".

 

Onde está escrito:

"Então os problemas começaram: eu também estava ouvindo música no iTunes e em um momento tentei pausar a música com o botão de pause do teclado, e não funcionou; [...]"

 

Seria:

"Então os problemas começaram: o programa de downloads (que é leve) já deu crash; eu também estava ouvindo música no iTunes e em um momento tentei pausar a música com o botão de pause do teclado, e não funcionou [...]"

 

Onde está escrito:

"Com esse aviso de falta de memória no iTunes, já salvei logo as minhas imagens no Photoshop pra não correr o risco de perdê-las com um crash."

 

Seria:

"Com o crash do programa de downloads e esse aviso de falta de memória no iTunes, já salvei logo as minhas imagens no Photoshop pra não correr o risco de perdê-las com um crash."

 

E, finalmente, onde está escrito:

"Eu fechei o iTunes e também fechei uma das imagens; [...]"

 

Seria:

"Eu fechei o iTunes, o programa de downloads já estava fechado, e também fechei uma das imagens; [...]"

18 horas atrás, RS Faria disse:

@Thorcsf

 

Tem algumas coisas por aqui que o próprio sistema usado pelo Fórum, faz um filtro sobre alguns temas que são proibidos por aqui.. Pode ser por isso, mas já imagino o que seja o "programa de downloads" em questão..

Meio sem nexo essa lógica, mas regras são regras, né? Vou ter que ficar esperto quanto a isso.

18 horas atrás, RS Faria disse:

Sobre o resto, o que o @João Guillherme disse acima pode ser válido.. Reduzir só a frequência pra teste, deve ser coisa fácil de fazer e ne precisaria mexer no resto. o 1.5V da RAM é o padrão pra DDR3 mesmo, então, seria aó mexer na frequência mesmo, pra ver se fica mais estável.. Não sei como é a BIOS da MSI..

Se o @Thorcsf puder postar uma foto/print da BIOS dele, ou mandar o modelo da placa-mãe pra ter mais uns esclarecimentos, vai ser bom. Como eu disse antes, é ir testando.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria  Sim, eu postei a mensagem e o próprio sistema do fórum do CDH já sinalizou a mensagem para ser aprovada pela moderação, por conter a palavra que não pode nem ser mencionada aqui (LOL). Aprovaram, mas apagaram todas as partes que eu mencionei o "programa de downloads".

 

Bem, como você disse, reduzir só a frequência na BIOS é fácil; fiz isso lá, reduzi para 1600 MHz; vou ficar usando assim por enquanto pra ver se faz diferença. A BIOS da MSI não tem nada demais, bem similar a outras de placa-mãe gamer: todas as opções de overclocking que você pode imaginar, opções de mudar velocidade/potência das ventoinhas da CPU, do sistema, todas as opções de configurações da CPU, memórias, SATA, PCI, periféricos, tecnologias da Intel, etc. -- tudo.

 

Em 10/06/2023 às 17:41, João Guillherme disse:

Geralmente varia entre 1,1V ou 1,35V a aprox. 1,5V. Não representa um risco real, no máximo um desempenho baixo, que já é seu estado atual. É algo a se tentar, pode ser que haja discrepância entre a info dos monitores e o funcionamento real dos pentes.

 

Você não está se confundindo com a tensão de DDR3L (1,35V) ou DDR4 (1,2V)? Pois até a quarta geração de processadores Intel (que é o meu, Core i7-4790K), só suporta DDR3 de 1,5V.

 

Em 10/06/2023 às 17:41, João Guillherme disse:

Vejo muitas notícias sobre o tal do Xtreme Memory Profile causar esse problema, bem como outros danos maiores, seja pelo uso constante/alternância de uso dele. Isso reforça a ideia de ir testando as configurações e frequências diferentes, pra avaliar o resultado. Já poderia recomendar uma pesquisa mais a fundo sobre, e a tentativa de usar pente por pente (individuais ou em permutação entre eles e os slots), resetando o CMOS com eles, e monitorando o comportamento de cada. Em situações como essa, o negócio é fazer tentativa e erro (por sua conta), ou apresentar a um especialista (preferencialmente).

 

Sempre usei o XMP por aaaanos com o meu kit anterior da Corsair, sempre ativado, nunca desativei, pois ele precisava ficar ativado para reconhecer e rodar a velocidade de 1866 MHz da memória; se eu o deixasse desativado, a memória só rodava a 1333 MHz; e nunca tive problema com ele, nunca tive problema de performance, de "danos maiores", nem nada. Só estou tendo esses problemas de performance agora com essas memórias da HyperX, que nem usam o XMP. E, putz, tá dando TANTO problema, que a vontade é de tirar logo essas memórias do PC e voltar pro meu kit antigo de 8GB. Só ontem jogando Civ6, deu crash CINCO vezes! 3 no jogo, um no Wallpaper Engine (app de papéis de parede animados para desktop) e um em não-sei-o-quê; só vi a mensagem de algo dando erro e fechando durante o jogo. Em um desses crashes tive até que reiniciar o PC. Já tô ficando de saco cheio...

 

Em 10/06/2023 às 17:41, João Guillherme disse:

Meio sem nexo essa lógica, mas regras são regras, né? Vou ter que ficar esperto quanto a isso.

 

Pois é, cara, não poder nem mencionar a palavra (o nome do tipo de programa) só para relatar um dos problemas que a falta de RAM no sistema estava me causando, acho meio frescura do fórum. Se eu estivesse instruindo como fazer downloads através do programa, dando dicas de downloads nele, onde baixar, arquivos, e tal, qualquer coisa que caracterizasse algo ilegal que pudesse trazer problemas para o fórum com a justiça ou manchar a reputação do fórum (até porque eu nunca faria isso aqui), eu até entenderia, seria totalmente válido; mas eu nem mencionei NADA, absolutamente nada, relativo ao programa ou ao uso dele, somente o fato de que ele deu crash durante os problemas de falta de RAM no sistema. Maaaass, agora já sei que não posso nem mencionar a palavra, LOL. Então evitarei de fazê-lo novamente, rs.

 

Em 10/06/2023 às 17:41, João Guillherme disse:

Se o @Thorcsf puder postar uma foto/print da BIOS dele, ou mandar o modelo da placa-mãe pra ter mais uns esclarecimentos, vai ser bom. Como eu disse antes, é ir testando.

 

O modelo é MSI Z97 GAMING 3; eu mencionei lá no meu primeiro post, nas especificações do meu sistema. Acho que não precisa de screenshot, é bem simples, nada demais. Eu expliquei ali acima para o RS Faria as opções que têm lá: basicamente TUDO que você pode mexer de overclocking e configurações da CPU, memórias, SATA, PCI, ventoinhas da CPU, do sistema, periféricos, tecnologias da Intel, etc. Sobre as opções das memórias em si, eu posso mudar a frequência (como fiz), tensão, e sobre timing, tem uma opção lá, "DRAM Timing Setting", com as opções: "Auto", "Link" e "Unlink"; está em "Auto".

 

Por enquanto vou ficar usando só com a frequência reduzida para 1600 MHz, para ver se faz alguma diferença. Se não der certo, talvez eu tente outra coisa. Depois eu volto e digo no que deu.

 

Valeu pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/06/2023 às 01:40, Thorcsf disse:

Você não está se confundindo com a tensão de DDR3L (1,35V) ou DDR4 (1,2V)? Pois até a quarta geração de processadores Intel (que é o meu, Core i7-4790K), só suporta DDR3 de 1,5V.

Certo, confundi os valores com o de DDR3, tava pensando no meu PC na hora que escrevi (que broco 😂).

Mas como eu disse, raramente uma alteração bem pequena na tensão causa maiores problemas (até porque a placa-mãe avisa se estiver fazendo ou tiver dado algo errado, e se acontecer, só reconfigurar ou resetar CMOS).

Em 15/06/2023 às 01:40, Thorcsf disse:

O modelo é MSI Z97 GAMING 3;

Vou dar uma pesquisada pra saber se esse problema pode ser algo crônico ou recorrente nesse modelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá, pessoal. Estou de volta depois de muito tempo para dar um feedback nos testes que fiz. Desculpem a demora; demorei porque precisei de bastante tempo pra avaliar a performance depois que reduzi a frequência de 1866 para 1600 MHz; também estava bem ocupado neste mês e meio sem tempo. Agora tive um tempinho para voltar aqui pra dar o feedback. Como mencionei antes, rodando a 1866 MHz estava uma porcaria! Dando muitos problemas de falta de memória no sistema e dando crashes toda hora -- no Firefox, nos jogos... @João Guillherme, seguindo sua dica de reduzir a frequência, melhorou MUITO! Primeiro eu fiz o teste com os dois pentes mesmo. Acessei um site que costumo acessar toda semana e abri umas 30 abas nele de boa, sem dar crash. Antes, com as memórias rodando a 1866 MHz, ficava dando crash TODA hora no Firefox quando eu abria várias abas; ele simplesmente fechava do NADA, sem aviso, mesmo sem ter tantas abas assim abertas.

 

Dias depois removi um dos pentes para fazer o teste só com um pente. Relembrando, quando eu fiz esse teste antes com um pente só, rodando a 1866 MHz, este foi o resultado:

 

Em 08/06/2023 às 01:49, Thorcsf disse:

Com apenas 4 abas abertas no Firefox e mais nada, o uso de RAM já ficou em 79-80% e o espaço no HD reduzido (que o Windows usa para complementar como memória extra quando a RAM não é suficiente). Tentei abrir um outro site em uma quinta aba e não deu nem tempo de carregar o site, o Firefox já deu crash!

 

Desta vez, usando só um pente rodando a 1600 MHz, consegui abrir 12 abas, em diversos sites! Com 12 abas abertas, ficou BEM lento, algumas travaram e deu crash e avisos de crash em vários programas no Windows:

 

unknown_2023_07.09-12_23.png.1cffdd3e6da8359a2ee6add9adb0de71.png

 

unknown_2023_07.09-12_24.png.a47a036cba2095dc9e5ac2c47029b3e1.png

 

unknown_2023_07.09-12_26.png.cca1f3466aa98109ce0672a506a99559.png

 

O "programa de downloads" também deu aviso de falta de RAM no sistema (primeira das imagens acima), mas, mesmo com o aviso, até que desta vez ele não deu crash! \o/

 

Maaass, mesmo com todos esses avisos e crashes (de outros programas), pelo menos o Firefox, incrivelmente, não deu crash! Ficou bem lento, travando algumas abas, mas não deu crash!

 

Concluindo, reduzir a frequência das memórias de 1866 MHz para 1600 MHz não resolveu inteiramente o problema, a performance continua insatisfatória, crashes continuam acontecendo, MAS, mesmo assim, melhorou consideravelmente o problema de falta de RAM no sistema e de crashes constantes!

 

Resumindo:

1) O Civilization 6 parou de dar crashes; até deu crash uma vez -- não nele -- na gravação da gameplay com o software da Radeon, mas acho que foi problema dele mesmo (do software Radeon), e não da falta de RAM, como ficava acontecendo antes.

2) Usando os dois pentes, consegui acessar o site que acesso toda semana e abrir umas 30 abas nele de boa sem dar crash. Antes, com bem menos abas abertas do que isso, já dava crash TODA hora, sem aviso!

3) Testando com apenas um pente, consegui abrir 12 abas no Firefox -- em sites pesados de carregar -- sem dar crash. Ficou com MUITA lentidão, deu crash e avisos de crash em vários programas (como mostrado nas imagens acima), mas pelo menos o Firefox desta vez se manteve aberto e funcionando, meio "capenga", mas se manteve aberto, sem travar completamente e sem dar crash.

 

Como eu disse, reduzir a frequência das memórias de 1866 MHz para 1600 MHz melhorou BASTANTE! Não resolveu completamente o problema [ainda mais considerando que eu PAGUEI por memórias de 1866 MHz para usar nessa frequência (que eu sempre usei antes com o meu kit anterior da CORSAIR sem problemas!) e não vou poder!], mas pelo menos está dando para usar assim satisfatoriamente. Pelo menos os crashes pararam! ¯\_(ツ)_/¯

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thorcsf Que bom saber cara. A gente vai aprendendo de hardware e vê cada caso maluco 🤡, mas é assim mesmo.

Lendo tudo e comparando, continuo na suspeita de algum elemento de software que possa ser danoso ao seu PC.

Como não sou nem um pouco especialista, as melhores dicas que posso dar, no momento, são:

1 - Procurar alguém que saiba do assunto, se possível (como já disse antes), e;

2 - Baixar o Malwarebytes (o antivírus mais bolado existente), aproveitar a trial de 14 dias (isso com todos os pentes de RAM equipados e reconfigurados, se for possível) e fazer uma verificação completaça, pra saber se não tem algum problema de software sério, acredito que o programa vai entregar pelo menos alguns meliantes).

No mais, boa sorte aí com o PC irmão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Guillherme  Você acha que o problema pode ser de software, mesmo não dando nada com as minhas memórias anteriores da CORSAIR?

Eu uso o antivírus Kaspersky, que é MUITO bom! Ele nunca detectou nada com essas memórias. Mesmo assim você acha que eu deveria fazer um teste com o Malwarebytes? Você acha que poderia ter malware na memória? Improvável, já que comprei elas novas, lacradas.

 

Eu acho que o problema é dessas memórias mesmo, de hardware. Ou elas vieram com algum defeito que o Memtest não conseguiu detectar, ou elas não são legítimas. OU, há alguma incompatibilidade delas com o meu modelo e versão da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thorcsf Dei a ideia por questão de experimentação mesmo, já que é o que dá pra fazer.

O Malwarebytes não só detecta vírus, como corrige configurações e arquivos danificados/corrompidos do sistema, logo é interessante tentar.

Claro que a chance maior é de ser no hardware, seja por defeito de fábrica ou ilegitimidade.

Se ainda tiver como, recomendo que acione a garantia e/ou entre em contato com o fabricante (geralmente na caixa do produto ou na web, basta pesquisar o modelo que aparece tudo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!