Ir ao conteúdo

Consumo de energia de fonte é proporcional à sua potência?

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal!

Duas fontes, uma de 450W e outra de 650W, ambas instaladas em setup que exiga apenas 300W, terão o mesmo consumo de energia ou a de 650 sempre vai consumir mais?

Claro, eu imagino que em carga máxima, cada uma operando em um setup que exiga seu limite, a de maior potência vai sempre consumir mais.

Grato desde já!

• Solução
Postado

Depende da eficiência da fonte de 450w a 66% de carga (300w) e da eficiência da fonte de 650w a 46% de carga (300w). Uma pode consumir tanto mais quanto menos que a outra.

Mas na prática, não se preocupe com isso.

• Curtir 2
Postado
21 minutos atrás, Imakuni disse:

Depende da eficiência

Hum... Então quer dizer que mesmo abaixo da carga limite vendida (450 e 650), a eficiência não é uma constante? Eu pensei que por exemplo, se indicado que a eficiência é de 80%, seria esse valor enquanto a carga tivesse <= ao limite, só variando (pra baixo geralmente) após ultraprassá-lo.

Então, no caso, quando o fabricante diz que a eficiência é 80%, ele só garante que será isso se a fonte tiver em carga máxima (450 ou 650 no caso aqui)? Se tiver abaixo ou acima da carga máxima a efiência é outra?

Postado
1 minuto atrás, baleh disse:

Hum... Então quer dizer que mesmo abaixo da carga limite vendida (450 e 650), a eficiência não é uma constante? Eu pensei que por exemplo, se indicado que a eficiência é de 80%, seria esse valor enquanto a carga tivesse <= ao limite, só variando (pra baixo geralmente) após ultraprassá-lo.

Fonte nenhuma tem eficiência constante, tanto abaixo como acima da carga. É sempre uma curva que varia de modelo a modelo, com um pico que geralmente é na casa dos 40~50% de carga.

De qualquer forma, se você quer um produto de qualidade (e você quer, a final estamos falando da fonte), eficiência não é o fator principal.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Imakuni disse:

Fonte nenhuma tem eficiência constante, tanto abaixo como acima da carga

Entendi!

com um pico que geralmente é na casa dos 40~50%

E acabei de pesquisar sobre a que comprei (Gigabyte P450B) e vi que é exatamente isso! Tem um pico de 87 exatamente nessa faixa.

(e você quer, a final estamos falando da fonte), eficiência não é o fator principal.

Sim, sim! Às vezes eu só faço uma comparações sem sentido geral mesmo.

Meu setup vai contar com um r5 5600G, 2x8gb de ram, placa-mãe (a520, b450 ou b550, ainda não comprei), o NVMe e o air cooler ag400. Acredito que essa que comprei dá conta, tanto pela potência, quanto pelos testes do TecLab.
Tava só comparando por curiosidade ela com uma XPG de 650W que apareceu e me bateu a síndrome de sempre querer melhorar o setup, mesmo que talvez haja necessidade no momento. Mas acho que só o trabalho de ter que vender a que tenho talvez não compense.

Postado
16 minutos atrás, baleh disse:

E acabei de pesquisar sobre a que comprei (Gigabyte P450B)

Assim né... a gente não recomenda comprar nenhuma fonte de 450w, pois vai limitar na hora de colocar uma placa de vídeo. Mas já que já comprou, paciência, pode usar até precisar de outra.

17 minutos atrás, baleh disse:

Meu setup vai contar com um r5 5600G, 2x8gb de ram, placa-mãe (a520, b450 ou b550, ainda não comprei), o NVMe e o air cooler ag400. Acredito que essa que comprei dá conta, tanto pela potência, quanto pelos testes do TecLab.

Sem placa de vídeo, meio que qualquer fonte serve.

Ah, e sobre a placa-mãe, não compre A520. Suas escolhas são B450 ou B550, dependendo do bolso e da oferta.

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, Imakuni disse:

a gente não recomenda comprar nenhuma fonte de 450w, pois vai limitar na hora de colocar uma placa de vídeo

É que eu não planejo colocar uma placa de vídeo, não sou "gamer". O jogo que jogo, a cada dois ou três anos, é Castlevania Symphony of the Night :lol:

Mas se eu vir uma 650w boa na promoção novamente, antes de terminar de montar o pc (só falta a placa-mãe), eu compro como você tá sugerindo, vai que né...

8 horas atrás, Imakuni disse:

não compre A520

Nem mesmo a ASUS-Tuf-Gaming-A520m-Plus-II:mellow: também não preciso de overclock, e isso é certeza que não farei.

Postado
2 horas atrás, baleh disse:

É que eu não planejo colocar uma placa de vídeo, não sou "gamer". O jogo que jogo, a cada dois ou três anos, é Castlevania Symphony of the Night :lol:

Mas se eu vir uma 650w boa na promoção novamente, antes de terminar de montar o pc (só falta a placa-mãe), eu compro como você tá sugerindo, vai que né...

Nem mesmo a ASUS-Tuf-Gaming-A520m-Plus-II:mellow: também não preciso de overclock, e isso é certeza que não farei.

O problema dessa filosofia é que se você mudar de ideia, já era. Por pouca coisa a mais, você garante que não vá ter esse problema.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!