Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Possuo um Ryzen 5 3600XT no qual eu estava usando um Air Cooler genérico do Aliexpress (AIGO200ICE) e a cpu batia 86,87 graus quando sob estresse, por exemplo quando eu tava jogando o The Last of Us Part 1 que é bem pesado pra processador, troquei esse Air Cooler por um Water Cooler Risemode Frost 240mm e nessas mesmas condições está batendo 76,77 graus, beleza, eu sei que é uma melhora considerável, mas não deveria estar na casa de 60-65 graus? Um amigo tem um 5600G e jogando não passa de 60. Esperava uma diferença maior, to usando uma boa pasta térmica  o Air Flow do meu gabinete está bem feito.

Postado

Mas... você controlou a tensão manualmente? Se não fez isso, qualquer valor de temperatura é normal, pois você deu o aval para a placa-mãe fazer o quiser e cozinhar seu processador, se ela assim desejar.

Em todo caso, não dá para comparar com um 5600g. Dos 3xxx para os 5xxx, teve uma grande melhoria não só na questão do desempenho como na temperatura para o mesmo consumo de energia.

• Curtir 1
Postado
Em 02/06/2023 às 08:05, Imakuni disse:

Mas... você controlou a tensão manualmente? Se não fez isso, qualquer valor de temperatura é normal, pois você deu o aval para a placa-mãe fazer o quiser e cozinhar seu processador, se ela assim desejar.

Em todo caso, não dá para comparar com um 5600g. Dos 3xxx para os 5xxx, teve uma grande melhoria não só na questão do desempenho como na temperatura para o mesmo consumo de energia.

Como faço pra controlar a tensão? Possuí riscos?

• Solução
Postado
1 hora atrás, noansulivan disse:

Como faço pra controlar a tensão?

Você faz isso pela BIOS. Passe um sabadão vendo vídeos e tutoriais de overclock de processadores Ryzen (de preferência, usando a mesma marca da sua placa-mãe), a única diferença é que você não vai aumentar o clock, você só vai reduzir a tensão.

1 hora atrás, noansulivan disse:

Possuí riscos?

Quanto menor a tensão, melhor.... só que se baixar de mais, o PC vai apresentar problemas, desde erros aleatórios no windows ou até mesmo para de ligar. Mas isso é reversível, não causa nenhum dano aos componentes em si.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!