Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, tudo bem ? 

Tenho a seguinte placa-mãe: 

https://www.kabum.com.br/produto/205757/placa-mãe-ASUS-prime-h510m-e-intel-LGA-1200-microatx-DDR4?gbraid=0AAAAADx-HyH1DFlKRtEScNLlbobq3ev17&gclid=EAIaIQobChMImdy-iYmr_wIVCG6RCh1fJwlkEAQYASABEgLa7PD_BwE

E nela tem a seguinte informação referente a memória RAM: 

Memory Channels:DDR4 3200(OC)/2933/2800/2666/2400/2133 MHz Non-ECC, Un-buffered*

Minha dúvida é, estou para comprar duas DDR4 16gb de 3200mhz, minha placa-mãe irá suportar por conta desse (OC)? Possuo um i5-10400f.

Obrigado.

Postado

Core i5 10400F suporta no máximo 2666MHz, como você pode conferir aqui no site da Intel:

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/products/sku/199278/intel-core-i510400f-processor-12m-cache-up-to-4-30-GHz/specifications.html

Você pode até comprar uma memória de 3200MHz, mas devido a limitação do processador, ela vai rodar no máximo a 2666MHz. Para contornar essa limitação, você precisaria de uma placa-mãe com suporte a overclock de memória, que na plataforma da Intel só existe em placas caras. Já a AMD dá suporte para overclock de memória desde suas placas mais básicas, por isso dá pra usar memórias de 3600MHz ou mais em processadores que são limitados por padrão a 3200MHz.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Hugo alves Olá amigo, tubo bem?

Como já dito pelo @pedrin_howzz, pode adquirir essas memórias sem problemas, a sua placa-mãe tem suporte para essa frequência, porém, por meio de perfil XMP/D.O.C.P, caso não ative através da BIOS, as memórias irão funcionar normalmente, mas em uma frequência menor, talvez 2933Mhz.

8 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Para contornar essa limitação, você precisaria de uma placa-mãe com suporte a overclock de memória, que na plataforma da Intel só existe em placas caras.

A placa-mãe do amigo criador do tópico permite OC em memória RAM até 3200Mhz, como a descrição do produto indica, portanto, ele conseguirá atingir os 3200Mhz via XMP.

Memory Channels:DDR4 3200(OC)/2933/2800/2666/2400/2133 MHz Non-ECC, Un-buffered*

O que pode acontecer é uma diminuição de desempenho em 3200Mhz, com pequenas travadas, mas eu acredito fortemente de que o i5 10400F da conta dos 3200 tranquilamente e não haverá esse tipo de incômodo, caso haja, basta alterar na BIOS para 2933Mhz e ser feliz.

Abraços!

Postado
6 horas atrás, guilherme_dr disse:

A placa-mãe do amigo criador do tópico permite OC em memória RAM até 3200Mhz, como a descrição do produto indica, portanto, ele conseguirá atingir os 3200Mhz via XMP.

O que pode acontecer é uma diminuição de desempenho em 3200Mhz, com pequenas travadas, mas eu acredito fortemente de que o i5 10400F da conta dos 3200 tranquilamente e não haverá esse tipo de incômodo, caso haja, basta alterar na BIOS para 2933Mhz e ser feliz.

Abraços!

Sugiro se informar um pouco mais a cerca da questão desses processadores Intel. Eu não possuo o processador da 10ª geração, mas já vi diversos tópicos aqui no fórum de usuários relatando justamente esse problema de terem comprado memória de 3200MHz e se depararam com o seu PC "travado" a 2666MHz, mesmo com XMP ativado. O suporte a 3200MHz que a placa-mãe relata vale exclusivamente para processadores de 11ª geração, já que ela é compatível com as duas gerações.

E você vai ver vários outras pessoas dizendo a mesma coisa que eu disse nos tópicos abaixo:

https://www.quora.com/Can-an-i5-10400F-support-3200-MHz-RAM-speed-or-higher-If-it-is-which-motherboard-should-I-buy

• Haha 1
  • Moderador
Postado

@GuilhermeGB Como eu disse no meu post anterior, ele vai atingir os 3200Mhz via XMP, porém pode ocorrer sim queda de desempenho e problemas como travadas ou até mesmo tela azul, então eu já estou informado acerca dessa questão.

Mas ainda assim, acho que vale a pena testar, até porque os valores de uma memória 3200Mhz hoje em dia tem diferença irrelevante em um orçamento final e se não rolar essa frequência, como eu também comentei anteriormente, basta alterar via BIOS para uma frequência que não cause nenhuma queda de desempenho e ser feliz normalmente como se não tivesse adquirido a RAM 3200Mhz.

Mas é claro, esse é só a minha opinião, não sou dono da verdade! hehe'

Abraços!

Postado
20 horas atrás, guilherme_dr disse:

@GuilhermeGB Como eu disse no meu post anterior, ele vai atingir os 3200Mhz via XMP, porém pode ocorrer sim queda de desempenho e problemas como travadas ou até mesmo tela azul, então eu já estou informado acerca dessa questão.

Mas ainda assim, acho que vale a pena testar, até porque os valores de uma memória 3200Mhz hoje em dia tem diferença irrelevante em um orçamento final e se não rolar essa frequência, como eu também comentei anteriormente, basta alterar via BIOS para uma frequência que não cause nenhuma queda de desempenho e ser feliz normalmente como se não tivesse adquirido a RAM 3200Mhz.

Mas é claro, esse é só a minha opinião, não sou dono da verdade! hehe'

Abraços!

Amigo, falar eu também posso falar que vai funcionar até em 5000MHz, agora funcionar de verdade é outra coisa. Se você tem fontes que comprovem o que você está falando, eu ficaria muito contente em verificar e corrigir meu erro.

Postado
Em 04/06/2023 às 23:26, Hugo alves disse:

...nela tem a seguinte informação referente a memória RAM: 

voce pulou a parte do asterisco (*), especialmente a relativa a "others". 😉 

Link

Citação

2 x DIMM, Max. 64GB, DDR4 3200(OC)/2933/2800/2666/2400/2133 MHz Non-ECC, Un-buffered Memory*

Dual Channel Memory Architecture

Supports Intel® Extreme Memory Profile (XMP)

* 10th Gen Intel® Core™ i7/i9 processors support 2933/2800/2666/2400/2133 natively, others will run at the maximum transfer rate of DDR4 2666MHz.

* 11th Gen Intel® processors support 2933/2800/2666/2400/2133 natively.

* Refer to www.ASUS.com for the Memory QVL (Qualified Vendors Lists), and memory frequency support depends on the CPU types.

Compre a memória DDR4 3200 e use a 2666, se eventualmente trocar de CPU aproveita.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!