Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal.

Pessoal tenho uma rede que funcona com 15 conexoes (Computadores, dvr e roteadores.)

Quero instalar mais uma internet.
O ponto que não tenho conhecimento, quero comprar um switch para ligar os dois links para caso uma venha cair o outro assumir automáticamente. 
Estava pensando em pegar um TP-Link SG1024DE.

O que gostaria de saver se o mesmo serve para o que estou pensando em fazer, ou se podem me indicar outro. 

Postado

TP-Link SG1024DE é um switch gerenciável. Precisa gerenciar algo mais aí? Talvez possa usar um switch comum.

Como estão ligadas essas coisas hoje, os 15 dispositivos?

Há aparelhos chamados Load Balancers que são mais ou menos o que quer. Mas no geral se ligar dois provedores com endereços distintos no switch já funciona muito do que precisa. Imagine o provedor 1 entrando em 192.168.0.1, o clássico. E o provedor 2 entrando em 192.168.0.2. Os dois com a mesma máscara /24. DHCP no primeiro entre .10 e .122, no segundo entre .123 e .254. O gateway do primeiro em .1 do segundo em .2. Um lease pequeno de uns minutos.

Se eles tiverem desempenho parecido a própria sorte vai definir qual provedor um computador vai usar. Se cai um roteador logo os aparelhos vão renovar endereço de rede e acabando por se conectar ao outro. Ao voltar o segundo ele passa a atender os novos pedidos e alguns minutos depois já deve estar tudo equilibrado.

E um simples script em Python pode até monitorar os dois e ajustar o DHCP, criar alertas, enviar e-mails e tal.

Postado
23 minutos atrás, arfneto disse:

TP-Link SG1024DE é um switch gerenciável. Precisa gerenciar algo mais aí? Talvez possa usar um switch comum.

Como estão ligadas essas coisas hoje, os 15 dispositivos?