Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal.

Pessoal tenho uma rede que funcona com 15 conexoes (Computadores, dvr e roteadores.)

Quero instalar mais uma internet.
O ponto que não tenho conhecimento, quero comprar um switch para ligar os dois links para caso uma venha cair o outro assumir automáticamente. 
Estava pensando em pegar um TP-Link SG1024DE.

O que gostaria de saver se o mesmo serve para o que estou pensando em fazer, ou se podem me indicar outro. 

Postado

TP-Link SG1024DE é um switch gerenciável. Precisa gerenciar algo mais aí? Talvez possa usar um switch comum.

Como estão ligadas essas coisas hoje, os 15 dispositivos?

Há aparelhos chamados Load Balancers que são mais ou menos o que quer. Mas no geral se ligar dois provedores com endereços distintos no switch já funciona muito do que precisa. Imagine o provedor 1 entrando em 192.168.0.1, o clássico. E o provedor 2 entrando em 192.168.0.2. Os dois com a mesma máscara /24. DHCP no primeiro entre .10 e .122, no segundo entre .123 e .254. O gateway do primeiro em .1 do segundo em .2. Um lease pequeno de uns minutos.

Se eles tiverem desempenho parecido a própria sorte vai definir qual provedor um computador vai usar. Se cai um roteador logo os aparelhos vão renovar endereço de rede e acabando por se conectar ao outro. Ao voltar o segundo ele passa a atender os novos pedidos e alguns minutos depois já deve estar tudo equilibrado.

E um simples script em Python pode até monitorar os dois e ajustar o DHCP, criar alertas, enviar e-mails e tal.

Postado
23 minutos atrás, arfneto disse:

TP-Link SG1024DE é um switch gerenciável. Precisa gerenciar algo mais aí? Talvez possa usar um switch comum.

Como estão ligadas essas coisas hoje, os 15 dispositivos?

Há aparelhos chamados Load Balancers que são mais ou menos o que quer. Mas no geral se ligar dois provedores com endereços distintos no switch já funciona muito do que precisa. Imagine o provedor 1 entrando em 192.168.0.1, o clássico. E o provedor 2 entrando em 192.168.0.2. Os dois com a mesma máscara /24. DHCP no primeiro entre .10 e .122, no segundo entre .123 e .254. O gateway do primeiro em .1 do segundo em .2. Um lease pequeno de uns minutos.

Se eles tiverem desempenho parecido a própria sorte vai definir qual provedor um computador vai usar. Se cai um roteador logo os aparelhos vão renovar endereço de rede e acabando por se conectar ao outro. Ao voltar o segundo ele passa a atender os novos pedidos e alguns minutos depois já deve estar tudo equilibrado.

E um simples script em Python pode até monitorar os dois e ajustar o DHCP, criar alertas, enviar e-mails e tal.

Então eu pesquisei por exemplo pelo ER605, mas pesquisando vi que se tiver 2 links (internet) e conectar uma 3º porta(Computador), as outras duas portas trabalham 10/100. 

Atualmente estamos de mudança para outro endereço. eu usava 1 LINK e ditribuia para 2 roteadores, agora quero contratar +1 link e fazer funciona uma como suporte para outra.
Eu pensei em comprar o er605 e distribuir da mesma forma, mas eu teria de comprar outros roteadores, pois os antigos ficaram para antiga loja.
Pensei no sg1024DE por questoes de preço, que sairia basicamente no mesmo preço.

Postado

@DuJota Como te disse pode fazer algo simples como escrevi lá. E qualquer computador antigo com 3 conexões de rede pode fazer isso. Pode usar Linux ou algo objetivo como o RouterOS que roda wm muitos dos LB que pode comprar, como os Microtik

• Curtir 1
Postado

@DuJota Qual a natureza do seu negócio? Emite cupom fiscal ou NF-e ou sua rede é empresarial sem problemas com pequenas quedas?

Postado

@Mega Blaster é um fast food, então trabalho com delivery e necessito de segurança para ter duas internet para que não tenha queda. no mesmo local, será o adminstrativo. 
Então seria mais uma rede normal, mas com uma quantidade legal de computadores.

uso tablets na cozinha tambem, então na rede vai sair 2 roteadores tambem.

Postado

Então seu bolso é seu guia. Eu e @arfneto quase sempre sugerimos coisas diferentes. Eu trabalho pelo lado mais profissional, voltado a robustez, eficiência, segurança e confiabilidade. Nas empresas em que montei CPD's, sempre com que há de melhor que o cliente queira e possa pagar, pois em geral, são sistemas non stop que não podem sequer cogitar falhar por 30 segundos. Então, é uma questão de orçamento e disposição de fazer por conta.

Postado

Olhe para sua rede e veja o que pode dar errado e como resolver. Antes que aconteça algo. Redundância vem a partir dessas noções em relação ao que pode falhar. TCP/IP é redundante por definição. Esse é o protocolo da rede local e da internet.

Então pode ter múltiplos gateways, múltiplas rotas, múltiplos serviços de DHCP e DNS e tal. Isso inclui os provedores de acesso a internet.

Pode fazer exatamente como te expliquei e gastar apenas o preço de um switch. E compre dois iguais., Redundância é isso. Considere nobreaks , disjuntores, tudo que pode dar errado. E pessoas. Nada pode ser insubstituível.

Pode comprar aparelhos incrivelmente sofisticados, capazes de resolver problemas que você nem sabia que tinha, ou problemas que você pode nunca vir a ter. Não há limites.

Só que provavelmente não estaria buscando esse tipo de indicações no forum do Clube do Hardware para uma rede de 30 ou menos dispositivos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!