Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino Projetar uma espécie de "microondas" utilizando microcontrolador STM32


Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Olá, preciso desenvolver um projeto utilizando o microcontrolador stm32f103, porém não sei quais materiais utilizar.

 

O projeto consiste em uma espécie de "microondas", onde será utilizada uma lâmpada infravermelho. E meu objetivo é controlar a potência da lâmpada, a velocidade da rotação do prato e o tempo que vai levar girando.

 

Só que eu nem sei por onde começar, então minha dúvida é quais materiais eu utilizaria para poder controlar a potência da lâmpada, o que eu preciso conectar ao stm32 para controlar e medir essa potência. Além do que eu usaria para fazer o prato girar (tipo de microondas normal mesmo) e como eu controlaria a velocidade e o tempo de rotação. E também qual tipo de teclado mais adequado para utilizar com stm32f103 (precisa ser touch-screen).

 

Qualquer ajuda que puderem me dar eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
17 horas atrás, HenriSp disse:

eu nem sei por onde começar,

Este tipo de frase dificulta muito alguma orientação. A dica que dou é avalie e estude um produto - seja ele qual for - que já existe. Se não pode comprar um, pesquise por fotos, videos, manuais de instrução e etc. Também ajuda quem for te ajudar falar mais sobre o projeto. Minha intuição (vulgo bola de cristal) me diz que é algo como uma secadora, catalizadora de peças que reage à infravermelho - essencialmente calor

 

Não sei porquê cargas dágua escolheu aquele mc relativamente avançado mas pelo seu 'tom de voz ' a dica que dou é cogitar arduino mesmo: muito mais fácil e você nem precisa conhecer a fundo o mc - apesar de recomendável. Por fim... não queime a etapa pisca led.

 

17 horas atrás, HenriSp disse:

porém não sei quais materiais utilizar.

😑

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if

É um projeto universitário. Eu não posso usar arduino porque é muito "simples".

 

Minha dúvida em relação aos materiais é por exemplo: Eu tendo um stm32f103rbt6 e um st-link v2, está lá conectado na protoboard funcionando tudo direitinho, mas aí eu quero ligar uma lâmpada infra-vermelho nele, como eu faço essa conexão? O que eu uso para ligar a lâmpada no microcontrolador de moto que eu possa controlar a potência dela? A mesma dúvida para o moto de rotação.

 

Em relação ao visor, pesquisando na internet descobri o TFT que é um módulo touch-screen compatível com o STM32F103, estou pesquisando mais sobre ele pra saber se vai servir para o projeto. E sobre o motor de rotação descobri o motor de passo que é compatível com esp32, porém não sei se vai servir para o projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
2 horas atrás, HenriSp disse:

É um projeto universitário. Eu não posso usar arduino porque é muito "simples".

Suspeitei desde o princípio.

 

2 horas atrás, HenriSp disse:

um stm32f103rbt6 e um st-link v2, está lá conectado na protoboard funcionando tudo direitinho, mas aí eu quero ligar uma lâmpada infra-vermelho nele

Sua dúvida é simplista e a solução é simples - pra olhos treinados. Pra controlar potência de cargas resistivas usa-se usar um controle por pwm. Vai ter que estudar como programar e controlar o pwm de seu mc, ok? Com isso já totalmente dominado, vai ter que dominar um pouco de hw - circuito no caso de potência - que de fato é bem simples. P.ex. o uso de um mosfet

4160289000_1416251201.jpg

Óbvio demais mas vai ter que dominar a simbologia eletrônica

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@HenriSp

 

Um controle simples para a lâmpada, seria um rele mesmo. (claro que o controle PWM, como o colega citou acima, é melhor).

Para girar o prato, pode usar um motorzinho de microondas mesmo, é barato e, novamente, pode usar um rele para chavear os 127 ou 220V da rede.

O tempo de ciclo será programado no STM32, pode ser por delay(jeito ruim) ou interrupção de timer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!