Ir ao conteúdo

Arduino Projetar uma espécie de "microondas" utilizando microcontrolador STM32

Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Postado

Olá, preciso desenvolver um projeto utilizando o microcontrolador stm32f103, porém não sei quais materiais utilizar.

O projeto consiste em uma espécie de "microondas", onde será utilizada uma lâmpada infravermelho. E meu objetivo é controlar a potência da lâmpada, a velocidade da rotação do prato e o tempo que vai levar girando.

Só que eu nem sei por onde começar, então minha dúvida é quais materiais eu utilizaria para poder controlar a potência da lâmpada, o que eu preciso conectar ao stm32 para controlar e medir essa potência. Além do que eu usaria para fazer o prato girar (tipo de microondas normal mesmo) e como eu controlaria a velocidade e o tempo de rotação. E também qual tipo de teclado mais adequado para utilizar com stm32f103 (precisa ser touch-screen).

Qualquer ajuda que puderem me dar eu agradeço.

• Membro VIP
Postado
17 horas atrás, HenriSp disse:

eu nem sei por onde começar,

Este tipo de frase dificulta muito alguma orientação. A dica que dou é avalie e estude um produto - seja ele qual for - que já existe. Se não pode comprar um, pesquise por fotos, videos, manuais de instrução e etc. Também ajuda quem for te ajudar falar mais sobre o projeto. Minha intuição (vulgo bola de cristal) me diz que é algo como uma secadora, catalizadora de peças que reage à infravermelho - essencialmente calor

Não sei porquê cargas dágua escolheu aquele mc relativamente avançado mas pelo seu 'tom de voz ' a dica que dou é cogitar arduino mesmo: muito mais fácil e você nem precisa conhecer a fundo o mc - apesar de recomendável. Por fim... não queime a etapa pisca led.

17 horas atrás, HenriSp disse:

porém não sei quais materiais utilizar.

😑

• Curtir 1
Postado

@.if

É um projeto universitário. Eu não posso usar arduino porque é muito "simples".

Minha dúvida em relação aos materiais é por exemplo: Eu tendo um stm32f103rbt6 e um st-link v2, está lá conectado na protoboard funcionando tudo direitinho, mas aí eu quero ligar uma lâmpada infra-vermelho nele, como eu faço essa conexão? O que eu uso para ligar a lâmpada no microcontrolador de moto que eu possa controlar a potência dela? A mesma dúvida para o moto de rotação.

Em relação ao visor, pesquisando na internet descobri o TFT que é um módulo touch-screen compatível com o STM32F103, estou pesquisando mais sobre ele pra saber se vai servir para o projeto. E sobre o motor de rotação descobri o motor de passo que é compatível com esp32, porém não sei se vai servir para o projeto.

• Membro VIP
  • Solução
Postado
2 horas atrás, HenriSp disse:

É um projeto universitário. Eu não posso usar arduino porque é muito "simples".

Suspeitei desde o princípio.

2 horas atrás, HenriSp disse:

um stm32f103rbt6 e um st-link v2, está lá conectado na protoboard funcionando tudo direitinho, mas aí eu quero ligar uma lâmpada infra-vermelho nele

Sua dúvida é simplista e a solução é simples - pra olhos treinados. Pra controlar potência de cargas resistivas usa-se usar um controle por pwm. Vai ter que estudar como programar e controlar o pwm de seu mc, ok? Com isso já totalmente dominado, vai ter que dominar um pouco de hw - circuito no caso de potência - que de fato é bem simples. P.ex. o uso de um mosfet

4160289000_1416251201.jpg

Óbvio demais mas vai ter que dominar a simbologia eletrônica

• Curtir 2
  • 3 semanas depois...
Postado

@HenriSp

Um controle simples para a lâmpada, seria um rele mesmo. (claro que o controle PWM, como o colega citou acima, é melhor).

Para girar o prato, pode usar um motorzinho de microondas mesmo, é barato e, novamente, pode usar um rele para chavear os 127 ou 220V da rede.

O tempo de ciclo será programado no STM32, pode ser por delay(jeito ruim) ou interrupção de timer.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...