Ir ao conteúdo

Como saber se não foi a minha fonte que queimou a minha placa de vídeo ?

Ir à solução Resolvido por Tiberio,

Posts recomendados

Postado

Pessoal a alguns dias atrás tive um problema com meu PC.

Eu estava jogando Battlefield e após uns 30 min de gameplay, meu pc Desligou, e eu senti um cheiro de queimado/ solda fria, vindo dele, e ele não queria ligar mais, tirei a tampa lateral e o cheiro claramente vinha da minha placa de vídeo uma GTX 1060 6g dual OC da ASUS (aquela branca), ao remover a placa de vídeo e tentar novamente o PC ligou.

porém meu processador é da linha F então sem placa de vídeo, eu não tenho vídeo no monitor. então aguardei a placa que estava bem quente esfriar, e coloquei ela no pc novamente e religuei o pc, dessa vez funcionou. porém dos 3 monitores somente um deu vídeo, troquei os cabos etc e nada resolveu, só a saida HDMI funciona. Enfim a placa se foi. porém continuei usando o pc com a placa e um monitor só, mas não abri mais nenhum jogo com medo dela terminar de morrer.

O lado bom é que eu ja tinha comprado uma placa nova, uma 3060ti, e estou aguardando ela chegar, essa semana, porém hoje me surgiu uma duvida, e com ela um medo. E se o problema foi na minha fonte ? e se ela já ficou velha e não aguentou manter a carga e fritou a minha placa de Vídeo ? e se eu plugar minha placa nova e ela matar minha placa ? 

Alguém sabe me dizer se isso é possível ? tem alguma forma de eu testar isso ? eu não tenho nenhuma outra fonte e nenhuma outra placa de vídeo disponível, vou ter no máximo um multímetro 😕

Configuração Atual:

Processador: Intel Core i5-9400f

placa-mãe: ASUS Tuf h310m

memória Ram: Corsair Vengeance 8gb 3200mhz

Placa de Vídeo: GTX 1060 6gb ASUS Dual OC

Armazenamento: 2 SSDs sata 2 HDs sata

Fonte: Corsair CX600w

Windows 11

• Coordenador
Postado

Caro usuário,

Seja bem-vindo ao Clube do Hardware!

De forma que a nossa comunidade possa auxiliá-lo com as suas dúvidas e para que você obtenha respostas mais satisfatórias que atendam às suas necessidades, pedimos que informe a configuração completa da sua máquina. Precisamos saber, em particular, a marca e o modelo dos seguintes componentes: processador, placa-mãe, memória (RAM), placa de vídeo, unidades de armazenamento e fonte de alimentação. Clique aqui caso você não saiba essas informações.

Caso o seu computador seja um modelo portátil (notebook), informar também a marca e o modelo.

Informar também o sistema operacional e a sua versão.

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware.

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, MysteryND15 disse:

E se o problema foi na minha fonte ? e se ela já ficou velha e não aguentou manter a carga e fritou a minha placa de Vídeo ? e se eu plugar minha placa nova e ela matar minha placa ? 

Alguém sabe me dizer se isso é possível ? tem alguma forma de eu testar isso ? eu não tenho nenhuma outra fonte e nenhuma outra placa de vídeo disponível, vou ter no máximo um multímetro 😕

Assim... todo hardware vai dar defeito em algum momento da vida. Até pode ser que seja sua fonte, é possível sim, mas é muito mais provável que tenha sido só a placa de vídeo mesmo.

Sobre testar a fonte, não tem como sem equipamento especializado.

Postado
34 minutos atrás, MysteryND15 disse:

@Imakuni Entendi, nesse caso você acha que seria melhor eu comprar uma fonte nova também ? ou vale a pena testar ela com a fonte atual mesmo ? o que você faria hehe

Eu só trocaria a placa de vídeo, não tem motivo para acreditar que a fonte esteja com problema.

• Solução
Postado
46 minutos atrás, MysteryND15 disse:

Entendi, nesse caso você acha que seria melhor eu comprar uma fonte nova também ?

Melhor comprar uma fonte nova, essa Corsair CX600w é uma fonte antiga ainda com regulação em grupo, pegue uma fonte robusta e moderna como a XPG Core Reactor 850w, tendo em vista que esse modelo de 850w está mais barato que o modelo de 650w.

Postado

@Tiberio Optei por comprar essa fonte que você recomendou, ja tinha um tempo que estava pensando em trocar ela, por ja ser antiga, e no futuro pretendo trocar processador e adicionar mais fans no gabinete, então uma boa fonte seria necessária, como eu já iria trocar mesmo, achei melhor trocar agora, e ter certeza que minha placa não terá problemas. Muito obrigado pela recomendação.

@Imakuni Acabei trocando a fonte, por segurança e como falei no comentário anterior, no futuro eu iria precisar trocar de qualquer forma. Então pra evitar dor de cabeça já troquei agora, mas muito obrigado pelas respostas!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...