Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe com entrada 4 pinos e coolers 3 pinos. Como controlar velocidade das f


Posts recomendados

Boa tarde, pessoal.

Tenho uma placa-mãe Gigabyte B450M DS3H V2, 10 Fans Aigo AR12 conectadas na controladora Aigo e 1 CPU Cooler Aigo Ice 400se conectado na placa-mãe. 

 

Acontece que os coolers ficam na rotação máxima e fazem um barulho considerável (são 11 coolers no total). Então gostaria de controlar a velocidade dessas fans. Qual seria a alternativa para fazer isso? 


spacer.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende, nos botões do controle remoto da controladora  tem controle sobre a RPM dos fans ou são apenas para o frufru dos LEDs? Se não tem:

 

1 - Quando comprou os fans verificou se eram do tipo PWM, se não são PWM "Inês é morta", foram feitos para ficar a 100% de RPM até morrem. Porém a uma possibilidade vide abaixo.* 

 

2 - Caso sejam, verificou se a controladora permite ligar um cabo conexão com um SYS_FAN da placa-mãe, para que o BIOS gerencie a RPM dos fans? Tem controladora que tem esse cabo, tem controladora que não tem.

 

Por exemplo, o kit (do Allii) Aigo AR12 (3pcs, 5pcs) vem com fans de RPM fixa. 

  • Velocidade do ventilador: 1200 (± 10%) RPM

A controladora que acompanha este kit só permite interface com o conector ARGB da placa-mãe para controle do frufru dos LEDs, o que não é o caso da B450M DS3H V2, não tem conector ARGB (3 pinos com falha, 5 volts).

 

* A B450M DS3H V2 tem uma alternativa, o controle da RPM pela variação de tensão - página 24 do manual.

 

Citação
  • Fan Speed Control 
  • Allows you to determine whether to enable the fan speed control function and adjust the fan speed.
  • Normal - Allows the fan to run at different speeds according to the temperature. You can adjust the fan speed with System Information Viewer based on your system requirements. (Default)
  • Silent - Allows the fan to run at slow speeds.
  • Manual - Allows you to control the fan speed in the curve graph.
  • Full Speed - Allows the fan to run at full speeds.
  •  Fan Control Use Temperature Input - Allows you to select the reference temperature for fan speed control.
  • Temperature Interval-  Allows you to select the temperature interval for fan speed change.
  • Fan Control Mode
  • Auto Lets the BIOS automatically detect the type of fan installed and sets the optimal control mode. (Default) Voltage - Voltage mode is recommended for a 3-pin fan.
  • PWM - PWM mode is recommended for a 4-pin fan.
  • Fan Stop
  • Enables or disables the fan stop function. You can set the temperature limit using the temperature curve. The fan stops operation when the temperature is lower than the limit. (Default: Disabled)

 

Neste caso vai precisar de um HUB PWM com 10 portas, ligue os cabos de alimentação dos fans nele, supondo que sejam com conector de 3 pinos padrão e não conector proprietário da Aigo, o quarto pino do HUB  - sinal do PWM; vai ficar sem uso.

 

Ligue o HUB num conector SYS_FAN da placa-mãe, selecione VOLTAGE no BIOS e ajuste a curva de fans como desejar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, 1lokos disse:

Depende, nos botões do controle remoto da controladora  tem controle sobre a RPM dos fans ou são apenas para o frufru dos LEDs? Se não tem:

 

1 - Quando comprou os fans verificou se eram do tipo PWM, se não são PWM "Inês é morta", foram feitos para ficar a 100% de RPM até morrem. Porém a uma possibilidade vide abaixo.* 

 

2 - Caso sejam, verificou se a controladora permite ligar um cabo conexão com um SYS_FAN da placa-mãe, para que o BIOS gerencie a RPM dos fans? Tem controladora que tem esse cabo, tem controladora que não tem.

 

Por exemplo, o kit (do Allii) Aigo AR12 (3pcs, 5pcs) vem com fans de RPM fixa. 

  • Velocidade do ventilador: 1200 (± 10%) RPM

A controladora que acompanha este kit só permite interface com o conector ARGB da placa-mãe para controle do frufru dos LEDs, o que não é o caso da B450M DS3H V2, não tem conector ARGB (3 pinos com falha, 5 volts).

 

* A B450M DS3H V2 tem uma alternativa, o controle da RPM pela variação de tensão - página 24 do manual.

 

 

Neste caso vai precisar de um HUB PWM com 10 portas, ligue os cabos de alimentação dos fans nele, supondo que sejam com conector de 3 pinos padrão e não conector proprietário da Aigo, o quarto pino do HUB  - sinal do PWM; vai ficar sem uso.

 

Ligue o HUB num conector SYS_FAN da placa-mãe, selecione VOLTAGE no BIOS e ajuste a curva de fans como desejar.


Quase certeza que é RPM fixo, igual você falou.

Perfeito, HUB PWM com 10 portas… vou procurar por isso.

Muito obrigado! 

56 minutos atrás, 1lokos disse:

Depende, nos botões do controle remoto da controladora  tem controle sobre a RPM dos fans ou são apenas para o frufru dos LEDs? Se não tem:

 

1 - Quando comprou os fans verificou se eram do tipo PWM, se não são PWM "Inês é morta", foram feitos para ficar a 100% de RPM até morrem. Porém a uma possibilidade vide abaixo.* 

 

2 - Caso sejam, verificou se a controladora permite ligar um cabo conexão com um SYS_FAN da placa-mãe, para que o BIOS gerencie a RPM dos fans? Tem controladora que tem esse cabo, tem controladora que não tem.

 

Por exemplo, o kit (do Allii) Aigo AR12 (3pcs, 5pcs) vem com fans de RPM fixa. 

  • Velocidade do ventilador: 1200 (± 10%) RPM

A controladora que acompanha este kit só permite interface com o conector ARGB da placa-mãe para controle do frufru dos LEDs, o que não é o caso da B450M DS3H V2, não tem conector ARGB (3 pinos com falha, 5 volts).

 

* A B450M DS3H V2 tem uma alternativa, o controle da RPM pela variação de tensão - página 24 do manual.

 

 

Neste caso vai precisar de um HUB PWM com 10 portas, ligue os cabos de alimentação dos fans nele, supondo que sejam com conector de 3 pinos padrão e não conector proprietário da Aigo, o quarto pino do HUB  - sinal do PWM; vai ficar sem uso.

 

Ligue o HUB num conector SYS_FAN da placa-mãe, selecione VOLTAGE no BIOS e ajuste a curva de fans como desejar.


Alguma das 2 abaixo serviria para esse propósito? Se sim, qual você indicaria?

 

1) Chinesa (Shopee) - https://shopee.com.br/1-A-10-Ventiladores-De-Resfriamento-4Pin-PWM-HUB-SATA-Power-Controlador-De-Velocidade-De-Porta-4D-Grande-i.198994774.22226239481?sp_atk=617165b8-40f9-4530-a491-d91c9acee816&xptdk=617165b8-40f9-4530-a491-d91c9acee816

 

2) Pichau - https://www.pichau.com.br/controlador-pwm-pichau-feather-p1-10-portas-12v-preto-pg-hubp1-blk?gclid=CjwKCAjwhJukBhBPEiwAniIcNT-60L45d00UhdxVYuyn41S5Exrf45Z3ispSw3WoGCsq3vesP89u1BoCcNcQAvD_BwE

 

 

Te agradeço mais uma vez, muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A opção de controle por tensão parece simples mas tem um complicador, estes HUBs PWM de 10 portas não foram pensados para fans de 3 pinos.

 

O do Shoppe não vai funcionar, o cabo de interface com a placa-mãe só tem dois fios, então é só transmite o sinal PWM.

 

Já o da P'chau tem cabo de 4 vias no cabo entre a placa-mãe e o HUB, mas antes comprar consulte a Pichau sobre usar para controlar fans de 3 pinos, vai depender da lógica do CI que tem dentro do HUB, se (provavelmente) entender só  PWM  as fans vão continuar  a 100%.

 

A questão é, a placa-mãe tem um conector SYS_FAN com capacidade de controlar a RPM de um fan através de variação de tensão (v), o problema é como ligar 10 fans neste conector, teria que ser um HUB passivo - nem sei se existe para 10 fans, já ví para 5.

 

 

Para até 4 fans existe o cabo splitter 1 para 4 - que é passivo (não tem circuito lógico), mesma coisa que o HUB de 5.

 

Mas não dá para ligar 10 fans num único conector SYS_FAN da placa-mãe, quando o fabricante informa no manual, a  corrente deste fornecida por este conector é 1A (Ampere).

 

Cada fan  AR12 consome 0.16A. Dez fans vão consumir ~1.6 Ampere e ultrapassar a capacidade do conector.

 

"Food for though": De post de forum gringo (Tomshardware) problema similar - controlar a RPM de fans de 3 pinos (GT):

Citação

Aqui está a raiz do seu problema.

Os ventiladores (fans) de 3 pinos podem ser controlados APENAS usando o modo de controle de tensão (também conhecido como modo DC).

 

Qualquer sistema que use o modo PWM sempre deixará esses ventiladores de 3 pinos em velocidade máxima. Isso certamente se aplica a um conector placa-mãe que realmente usa o modo PWM.

 

Mas TAMBÉM se aplica a quase TODOS os hubs de fãs. Esses dispositivos normalmente recebem energia para todos os seus ventiladores diretamente do PSU (fonte), e operam APENAS no modo PWM.

 

Isso significa que eles fornecem um total fixo de +12 VCC para todos os ventiladores no pino 2 e, em seguida, enviam para todos os ventiladores no pino 4 o sinal PWM de um cabeçalho placa-mãe.

 

Mas um ventilador de 3 pinos não pode usar esse sinal e nem mesmo recebê-lo, então não pode ser controlado dessa forma. Assim, quase TODOS os HUBS de ventiladores não podem controlar ventiladores de 3 pinos.

 

Então, como colocar esses fãs sob o controle do conector (SYS_FAN) da placa-mãe?

 

Mas há uma maneira relativamente simples de fazer isso se você não tiver muitos. Você usa DIVISORES (splitter), não um Hub.

Um Splitter apenas conecta todos os seus ventiladores em paralelo aos sinais do cabeçalho do placa-mãe e NÃO obtém energia do PSU.

 

Na verdade, ao contrário de um Hub, um Splitter NÃO possui um cabo para conectar nas saídas da PSU. Há um LIMITE, no entanto.

 

Qualquer conector de ventilador 9fan) da placa-mãe pode fornecer até 1,0 amperes no total para todos os ventiladores conectados a esse cabeçalho.

 

Agora, os ventiladores (fans) de gabinete mais comuns consomem de 0,1 a 0,3 amperes, portanto, usar um divisor para conectar 2 ou 3 fans  a um único conector é aceitável. 

 

Bom, "back to square one": 😛 

 

Pela descrição esse controlador  com potenciômetro para até 8 fans - mais do que 4 controla em 2 grupos de 4; controla RPM fans de 3 pinos (e 4 pinos). Consulte o vendedor antes de se decidir. E com isso o "cable management" vai para as cucias...

 

Talvez fosse o caso de considerar a vendas destes fans e comprar novos do modelo certo, comprando baseado nas especificações e não por impulso (what a shine!).

 

Na "pre-história" do uso de fans em gabinetes o pessoal fazia seus próprios controladores de RPM, com os quais o do M.Livr3 parece similar.

 

Projeto.jpg

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, 1lokos disse:

A opção de controle por tensão parece simples mas tem um complicador, estes HUBs PWM de 10 portas não foram pensados para fans de 3 pinos.

 

O do Shoppe não vai funcionar, o cabo de interface com a placa-mãe só tem dois fios, então é só transmite o sinal PWM.

 

Já o da P'chau tem cabo de 4 vias no cabo entre a placa-mãe e o HUB, mas antes comprar consulte a Pichau sobre usar para controlar fans de 3 pinos, vai depender da lógica do CI que tem dentro do HUB, se (provavelmente) entender só  PWM  as fans vão continuar  a 100%.

 

A questão é, a placa-mãe tem um conector SYS_FAN com capacidade de controlar a RPM de um fan através de variação de tensão (v), o problema é como ligar 10 fans neste conector, teria que ser um HUB passivo - nem sei se existe para 10 fans, já ví para 5.

 

 

Para até 4 fans existe o cabo splitter 1 para 4 - que é passivo (não tem circuito lógico), mesma coisa que o HUB de 5.

 

Mas não dá para ligar 10 fans num único conector SYS_FAN da placa-mãe, quando o fabricante informa no manual, a  corrente deste fornecida por este conector é 1A (Ampere).

 

Cada fan  AR12 consome 0.16A. Dez fans vão consumir ~1.6 Ampere e ultrapassar a capacidade do conector.

 

"Food for though": De post de forum gringo (Tomshardware) problema similar - controlar a RPM de fans de 3 pinos (GT):

 

Bom, "back to square one": 😛 

 

Pela descrição esse controlador  com potenciômetro para até 8 fans - mais do que 4 controla em 2 grupos de 4; controla RPM fans de 3 pinos (e 4 pinos). Consulte o vendedor antes de se decidir. E com isso o "cable management" vai para as cucias...

 

Talvez fosse o caso de considerar a vendas destes fans e comprar novos do modelo certo, comprando baseado nas especificações e não por impulso (what a shine!).

 

Na "pre-história" do uso de fans em gabinetes o pessoal fazia seus próprios controladores de RPM, com os quais o do M.Livr3 parece similar.

 

Projeto.jpg

 

 

 

 

Puts, vamos com calma que estou tentando entender kkk

Então esse controlador com potenciômetro pode resolver o meu problema? mas ele controla somente até 8 fans, então eu precisaria de 2 dele.

E outra coisa, esse controlador é ligado na placa-mãe ou somente na fonte? e eu controlo a velocidade das fans através dos botões dele?

E quanto a vender os coolers e comprar certos, o Aigo AR12 PRO resolveria o meu problema?

@1lokos Segue fotos da controladora. Nessa parte M/B Sync (são 3 pinos)... se eu ligar um cabo de 3 pinos nessa entrada com a outra saída 4 pinos (para plugar na placa-mãe)... eu poderia controlar a velocidade do ventilador ou não? o cabinho que vem junto é aquele 5V 3 pinos e não encaixa na minha placa-mãe

 

IMG-0255.thumb.jpg.10489b849928409dabd574da854c478f.jpgIMG-0256.thumb.jpg.bf5685f810b73e3ce8fc85a13ca718fe.jpg

20 minutos atrás, bgustavohr disse:

 

Puts, vamos com calma que estou tentando entender kkk

Então esse controlador com potenciômetro pode resolver o meu problema? mas ele controla somente até 8 fans, então eu precisaria de 2 dele.

E outra coisa, esse controlador é ligado na placa-mãe ou somente na fonte? e eu controlo a velocidade das fans através dos botões dele?

E quanto a vender os coolers e comprar certos, o Aigo AR12 PRO resolveria o meu problema?

@1lokos Segue fotos da controladora. Nessa parte M/B Sync (são 3 pinos)... se eu ligar um cabo de 3 pinos nessa entrada com a outra saída 4 pinos (para plugar na placa-mãe)... eu poderia controlar a velocidade do ventilador ou não? o cabinho que vem junto é aquele 5V 3 pinos e não encaixa na minha placa-mãe

 

IMG-0255.thumb.jpg.10489b849928409dabd574da854c478f.jpgIMG-0256.thumb.jpg.bf5685f810b73e3ce8fc85a13ca718fe.jpg

 

Outra coisa, estava vendo aqui agora e as fans que tenho aqui tem conector de 6 pinos... como eu ligaria nessa controladora com potenciômetro?

IMG-0257.thumb.jpg.d724c461356818078d5f10ba19986c2d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, como esses fans Aigo são com conectores proprietários - a alimentação da ventoinha e dos LEDs estão no mesmo plug, então esqueça essa controladora de potenciômetro, iria precisar de mais adaptador.

 

O melhor é vender este kit de fans e comprar o AR12PRO - que é PMW, mais uma controladora com interface PWM com a placa-mãe, nem precisa ter 10 portas, os fans vem com cabos que permite ligar um no outro em série e usar só 1 ou 2 ou 4 portas da controladora.  Mesma coisa para a alimentação dos LEDS ARGB, que é por cabo separado.

 

Outra vantagem do AR12 PRO é que tem mais CFM - 74, e pressão - 2,2; assim mesmo diminuindo a RPM para reduzir o ruído eles ainda continuarão eficientes com os atuais, e quando precisar aceleram a 100%.

 

Veja nesse vídeo a explicação das conexões, o cara usou 9 fans.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, @1lokos aproveitando o tema e somente para confirmar, eu comprei o mesmo "controlador" da shoppe, ele funciona como um "T" basicamente mas não possibilita controlar a velocidade, isso? Pois no texto da descrição fala Este produto é um regulador PWM velocidade. Sua função é expandir a porta de quatro pinos de uma única placa-mãe em várias portas para ajuste de velocidade unificado. Se o seu ventilador é um ventilador de 3 pinos, você também pode conectá-lo, mas você não pode atingir a velocidade de controle PWM!

Ou se meus fans são de 4 furos funciona o controle? 

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo543

 

Se seus fans forem com conector PWM - 4 pinos, a controladora vai gerenciar a RPM conforme a curva de fans definida no BIOS, em função da temperatura do CPU, ou outro sensor que escolher - caso haja opção.

 

Nesse caso o cabo PWM que acompanha a controladora deve estar ligado num SYS_FAN ou CHA_FAN da placa-mãe e neste conector na cor vermelha - confirme no manual/folheto de instruções da controladora; ou seja a controladora vai distribuir o comando recebido da placa-mãe.

 

Se o conector dos fans forem 3 pinos, não vai ter controle de RPM, mesmo que no BIOS tenha opção de controle da RPM por variação de tensão (V).

 

Isso porque nos conectores PWM a tensão (V) é sempre 12 volts, o sistema digital de controle funciona (mais ou menos), desligando e ligando o fan rapidamente para diminuir a rotação.

 

Se no BIOS tem opção de controle de RPM por variação de tensão você pode ligar até 3-4 fans* com conector de 3 pinos num mesmo conector SYS_FAN ou CHA_FAN através de um cabo splitter (divisor), mais do que isso ultrapassa a corrente (A) do conector - em geral 1A (ampere) ** e pode causar danos à placa-mãe.

 

**Verifique o consumo (A) de cada fan e multiplique pelo número que quer usar, tem que ficar abaixo de 1A (ampere_).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!