Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 3600 a 1.4V com overclock pelo Ryzen Master


Posts recomendados

Boa tarde a todos! desde já agradeço as respostas, tenho um R5 3600 que comprei em meados de 2020, meu processador quando deixo no auto oc ele sempre dá bsod quando está ocioso meu amigo disse que é por causa da voltage alta, fiz OVERCLOCK pelo Ryzen master e só consigo cravar ele a 1,4 / 1,41 de voltage menos que isso sempre desliga ou crash, será que preciso mexer em algo além da voltage ? Planejo deixar em 4,2 o clock.

 

R5 3600

B450 ourus M 

RTX 3060

16Gb ram Xpg 

Fonte cv 650

Air cooler AG400 

SSD 250gb 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Ryann Tavares disse:

Boa tarde a todos! desde já agradeço as respostas, tenho um R5 3600 que comprei em meados de 2020, meu processador quando deixo no auto oc ele sempre dá bsod quando está ocioso meu amigo disse que é por causa da voltage alta, fiz OVERCLOCK pelo Ryzen master e só consigo cravar ele a 1,4 / 1,41 de voltage menos que isso sempre desliga ou crash, será que preciso mexer em algo além da voltage ? Planejo deixar em 4,2 o clock.

 

R5 3600

B450 ourus M 

RTX 3060

16Gb ram Xpg 

Fonte cv 650

Air cooler AG400 

SSD 250gb 

Mas... você fez isso colocando a tensão em um valor fixo ou usando métodos alternativos como offset?

 

Em todo caso, 1.4 é alto pra burro. Baixe aí 100mhz para poder também baixar essa tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Ryann Tavares disse:

@Imakuni coloquei em um valor fixo, geral nos jogos ela chega a 1,36/37 ela não fica o tempo todo em 1,4 acho que o teto máximo é 1,4 não sei como funciona no Ryzen Master acho que ele só põem um limite pra não ultrapassar.

Se fez pelo Ryzen master, fez errado. Desinstale esse programa e altere direto pela BIOS.

 

Fora isso, se colocou em 1.4 e a tensão cai, você tem que ajustar o LLC. O ideal é que a tensão fique levemente acima do que você colocou, então se você 1.3 (não deixe passar disso), você deve colocar algo como 1.2875 e ajustar o LLC para dar sobretensão e chegar em 1.3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Ryann Tavares disse:

@Imakuni o que seria LLC? Consegue me mandar algum vídeo ensinando fazer pela BIOS?

Load Line Calibration. Basicamente, é uma tensão extra que a placa-mãe joga em cima do valor normal quando a carga aumenta. Sobre vídeo, faz tanto tempo que eu não procuro por um tutorial que eu vou ficar te devendo... mas não é tão difícil assim.

 

12 minutos atrás, Ryann Tavares disse:

Eu estou achando que o meu veio com algum defeito de fabrica mas irei tentar pela BIOS.

Pelo que você descreveu, não tem nenhum indício disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/06/2023 às 21:07, Ryann Tavares disse:

@Imakuni segui o passo a passo desse Vídeo que vou deixar abaixo, e não deu outra o pc já deu tela azul ao ligar eu pesquisei sobre LLC e não entendi muito bem então não fiz. 

É porque não é assim que se faz overclock... por exemplo, a parte que ele manda desabilitar umas coisas, tá tudo errado aí, não tem que desabilitar nada. E o XMP, que deveria ativar, ele não faz. Péssimo exemplo esse que você escolheu.

 

Em todo caso, aparentemente sua placa-mãe não permite controle de LLC, o que é um problema. E também não vejo uma forma de colocar o controle de tensão no manual ao em vez de fazer por offsset. Eu não esperava opções tão limtadas já que é uma B450, mas paciência. Tente atualizar a BIOS para a versão mais recente, veja se depois disso aparece algo do gênero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!