Ir ao conteúdo

BIOS - voltar uma versão da BIOS

Ir à solução Resolvido por MarcoosDaniel,

Posts recomendados

Postado

Posso voltar uma versão anterior de uma BIOS usando o botão Q flash? (no caso placas da gigabyte)

outra dúvida! 
Tenho uma placa-mãe b660m e ela suporta processadores da 12 gen e 13 gen. Se eu atualizar a BIOS para a última versão o processador 12gen vai funcionar na placa-mãe ?

Postado

@MarcoosDaniel Fala Brow! Tudo belezinha? Saca só: B660m é o chip da Intel, tá ligado? Ai tem vários fabricantes que montaram essa ferinha. Essa é Gigabyte também? Mas dá para atualizar sim se for necessário.

16 minutos atrás, MarcoosDaniel disse:

voltar uma versão anterior de uma BIOS usando o botão Q flash? (no caso placas da gigabyte)

Não tenho certeza se com QFlash dá, mas com um pendrive sim. Mas não é legal voltar, a não ser que seja uma versão beta que trouxe problemas. Diz aí para galera qual é bronca?

Postado
10 minutos atrás, Crazy Malucao disse:

@MarcoosDaniel Fala Brow! Tudo belezinha? Saca só: B660m é o chip da Intel, tá ligado? Ai tem vários fabricantes que montaram essa ferinha. Essa é Gigabyte também? Mas dá para atualizar sim se for necessário.

Não tenho certeza se com QFlash dá, mas com um pendrive sim. Mas não é legal voltar, a não ser que seja uma versão beta que trouxe problemas. Diz aí para galera qual é bronca?

Então, eu comprei uma placa-mãe b660m gaming x dd4 e um processador i5 12400f, mas eu estou com medo de não dar vídeo por causa da BIOS que vem na placa-mãe! Como eu nunca atualizei BIOS antes eu não queria mexer com isso! Sabe me dizer se dá vídeo nessa placa com o i5 12gen?

Postado

@MarcoosDaniel bom... o site da gigabyte deixa uma dúvida, já que todos os processadores na lista "CPU Support" só tem suporte a partir da BIOS F21, mas essa não é a primeira versão da BIOS, de qualquer forma, a placa-mãe na versão de BIOS F1 (supostamente a primeira), teria que ter suporte para a maioria dos processadores da 12 Geração, então acredito que o I5 esteja com suporte desde a F1, mesmo se isso não acontecer, a placa-mãe possuem o QFlash-plus da Gigabyte, que permite atualizar a BIOS sem precisar nem ligar o PC, então, desde que tenha um pendrive com a versão da BIOS é possível atualizar apenas apertando um botão na placa-mãe.

• Curtir 1
Postado
55 minutos atrás, Alexsandro Krzj disse:

@MarcoosDaniel bom... o site da gigabyte deixa uma dúvida, já que todos os processadores na lista "CPU Support" só tem suporte a partir da BIOS F21, mas essa não é a primeira versão da BIOS, de qualquer forma, a placa-mãe na versão de BIOS F1 (supostamente a primeira), teria que ter suporte para a maioria dos processadores da 12 Geração, então acredito que o I5 esteja com suporte desde a F1, mesmo se isso não acontecer, a placa-mãe possuem o QFlash-plus da Gigabyte, que permite atualizar a BIOS sem precisar nem ligar o PC, então, desde que tenha um pendrive com a versão da BIOS é possível atualizar apenas apertando um botão na placa-mãe.

no caso se eu atualizar para a BIOS F23a não preciso me preocupar pois reconhecera o i5 12400f ?

Postado

@MarcoosDaniel Sim, não vai precisar se preocupar, se atualizar, mas muito provavelmente já vai reconhecer por padrão o i5-12400f sem precisar atualizar, já que a B660 da Gigabyte foi lançada com sua primeira BIOS (a F1) para reconhecer os processadores da 12 geração, e as BIOS superiores tendem a sempre manter o suporte, somente não mantém em placas de mais baixo custo e normalmente é os processadores menos usados que são deixados de terem suporte (não um i5). A única coisa que me abriu uma dúvida foi as informações do site na aba "CPU Support", por isso alertei que poderia não funcionar, então de qualquer forma, tenta instalar e ligar caso não der atualiza a BIOS pelo Qflash-plus da Gigabyte, é relativamente fácil de fazer.

• Obrigado 1
Postado
Citação

. Se eu atualizar a BIOS para a última versão o processador 12gen vai funcionar na placa-mãe ?

Atualização d BIOS não remove suporte para geração anterior - salvo raros casos de placa B450 para AMD, por falta de espaço na memória do chip de BIOS, e mesmo assim é para modelos bem antigos.

O BIOS mais atual da "B660M" - quando se referir a placa-mãe informe o "nome e sobrenome" : marca, e código do modelo completo; suporta o i5-13600 e o i5-12600 (além de qualquer outroCPU da 12ª e 13ª geração), não a razão para fazer downgrade do BIOS.

E se for placa-mãe da Gigabyte atualizar para o último BIOS é necessário, devido a falha de segurança (backdoor) descoberta no software de drivers em Maio 2023.

• Curtir 2
Postado
39 minutos atrás, Alexsandro Krzj disse:

@MarcoosDaniel Sim, não vai precisar se preocupar, se atualizar, mas muito provavelmente já vai reconhecer por padrão o i5-12400f sem precisar atualizar, já que a B660 da Gigabyte foi lançada com sua primeira BIOS (a F1) para reconhecer os processadores da 12 geração, e as BIOS superiores tendem a sempre manter o suporte, somente não mantém em placas de mais baixo custo e normalmente é os processadores menos usados que são deixados de terem suporte (não um i5). A única coisa que me abriu uma dúvida foi as informações do site na aba "CPU Support", por isso alertei que poderia não funcionar, então de qualquer forma, tenta instalar e ligar caso não der atualiza a BIOS pelo Qflash-plus da Gigabyte, é relativamente fácil de fazer.

Vai ser isso q vou fazer, já deixei até os pen drives aqui no jeito se precisar ! obrigado mano !

Postado
3 minutos atrás, 1lokos disse:

Atualização d BIOS não remove suporte para geração anterior - salvo raros casos de placa B450 para AMD, por falta de espaço na memória do chip de BIOS, e mesmo assim é para modelos bem antigos.

O BIOS mais atual da "B660M" - quando se referir a placa-mãe informe o "nome e sobrenome" : marca, e código do modelo completo; suporta o i5-13600 e o i5-12600 (além de qualquer outroCPU da 12ª e 13ª geração), não a razão para fazer downgrade do BIOS.

E se for placa-mãe da Gigabyte atualizar para o último BIOS é necessário, devido a falha de segurança (backdoor) descoberta no software de drivers em Maio 2023.

3 minutos atrás, 1lokos disse:

Então resumindo eu terei que atualizar a BIOS para a versão F23a?

Postado
5 minutos atrás, 1lokos disse:

Postado

Sim, F23a e pode usar tanto i5-12600 quanto i5-13600 (ou qualquer outro Intel 12ª e 13ª geração).

• F23a - May 31, 2023
  • Addresses Download Assistant Vulnerabilities Reported by Eclypsium Research
  • Supports and powers up Intel next generation processor

• Obrigado 1
  • Solução
Postado

Voltei para dar um feedback para vcs pessoal.!

Bom a placa-mãe B660M GAMING X DDR4 (gigabyte) veio com a BIOS F3 e reconheceu o processador i5 12440F numa boa mesmo no site dizendo que o compatível seria a BIOS F21 (que ate achei estranho isso). Instalei o sistema (Windows 11) com a BIOS F3 mesmo e tive um problema com as memórias ram que não queria reconhecer 3200mhz pois só dava Vídeo na frequência 2666mhz. Então resolvi atualizar a BIOS para a ultima versão que é a F23a que resolveu o problemas das memórias. 

Atualizei a BIOS atraves do botão Q FLAHS PLUS que tem nesse modelo da placa-mãe e foi super fácil de se fazer!

Resumindo deu tudo certo e os processadores intel de 12 geração (i3, i5,i7 acho que i9 também) reconhece o processador nas primeias BIOS sem a necessario atualizar para a BIOS 21 como diz no site da gigabyte!!

abraço a todo e obrigado! 😃

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!