Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal.

Começo dizendo que uso um filtro de linha (Não sei se é um qualquer ou de qualidade, é da marca "Garra" para referência.), e toda vez que deixo de usar o pc eu retiro o filtro da tomada.
Segunda-feira (19/06), durante a manhã enquanto eu usava o pc, comecei a notar que o mesmo estava bipando aleatoriamente. No mesmo momento notei que o ventilador do quarto estava fraco, imediatamente associei que estava tenho alguma variação de energia e programei o computador para desligar. Bipou mais 2 vezes até enfim desligar por completo.

Daí só vim utilizar o pc novamente durante a noite, e estava funcionando normal. No dia seguinte (20/06), não tive tempo de usar o computador pela manhã, então quando eu cheguei pela noite, conectei o filtro de linha na tomada e a energia parecia ter caído. Depois reparei que foi o disjuntor que tinha disparado, tentei conectar o filtro de linha do pc mais 2 vezes em tomadas diferentes antes de me tocar que era o pc e fiz o teste da fonte, que realmente já não funcionava mais. 

Enfim, minha dúvida é: Realmente pode ter sido realmente tempo de uso, e/ou as lapadas de queda de energia que ela já resistiu com os anos. Ou foi realmente a variação elétrica que estava tendo que prejudicou a fonte? Sendo que se foi este o caso, o filtro de linha não deveria ter impedido isso de acontecer?

Também tem a questão de se é seguro conectar o pc novamente no mesmo filtro de linha. Porque caso tenha sido alguma coisa envolvendo energia que deu fim a minha fonte, este mesmo filtro não poderia prejudicar minha nova fonte de algum modo?

Quase certeza que são perguntas bestas, mas não entendo muito sobre isso então me resta perguntar.

Tinha a fonte faz uns 3/4 anos, o mesmo para o filtro de linha.
Fonte: 500w, 80 plus bronze, pfc ativo.

Desde já, obrigado!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@ovrwrld Tarde

Qual o modelo dessa fonte?

Você tem multímetro, faça o teste e coloque na escala de continuidade e faça o teste nas ponta da tomada da fonte, se estiver em curto a fonte foi para o espaço.

Se você ligar algum outro equipamento nessa régua de tomadas funciona normal?

Postado

@Edvaldo J. Frederico Boa!

Não me lembro de cabeça o modelo dela, não estou em casa no momento então não dá pra verificar. Foi uma fonte que veio com o pc que comprei na pichau, com aquelas especificações ali.

A fonte foi confirmado que realmente já foi kkk. Só fiquei com as dúvidas em relação ao filtro de linha mesmo.

Sim. Ontem mesmo eu conectei o meu ar-condicionado na régua, ligando na tomada que normalmente ligo o pc e ligou normal.

Postado

@ovrwrld , boa tarde.

Sua régua parece estar funcionando normalmente, o que deve ter causado a problema na sua fonte foi a oscilação de energia.

Eu utilizo um Clamper Energia 5 Tomadas, que protege os aparelhos eletroeletrônicos contra Surtos Elétricos.

Veja alguns exemplos:

https://www.amazon.com.br/Filtro-linha-tomadas-iClamper-Energia/dp/B0763VCVYD?th=1

https://www.lojaclamper.com.br/dps-iclamper-energia-5/p

Troque a fonte do seu computador para poder utilizar.

Caso queira uma sugestão de fonte, recomendo a MSI MAG A550BN, ATX, 550W, 80 PLUS Bronze, PFC Ativo (R$ 351,49) https://www.kabum.com.br/produto/369657/fonte-msi-mag-a550bn-atx-550w-80-plus-bronze-pfc-ativo-entrada-bivolt-preto-306-7zp2a22-ce0

Espero ter ajudado!

Abraço,

Diego

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!