Ir ao conteúdo

Conectores FAN e USB 3.0

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Antes de tudo quero pedir perdão para caso eu esteja postando minha dúvida no tópico errado.
Bom, vamos lá. Eu tenho uma placa-mãe ISYNC-19-ECH61 e atualmente eu decidi comprar um gabinete novo para meu setup (uso um mais antigo que eu), porém nesse gabinete ele já vem com 2 FANS  de 200mm inclusos, e eu queria saber se minha placa-mãe tem conectores para ambos os fans, já que eu olhei e aparentemente só vi um conector chamado "sys_fan". Eu teria que conectar em outro lugar ou comprar um adaptador?
Além disso, vi também que o gabinete vem com USB 3.0, e minha placa-mãe só tem portas USB 2.0, nesse caso eu teria que comprar um adaptador também?

(link do gabinete: https://www.terabyteshop.com.br/produto/24743/gabinete-gamer-superframe-vortex-argb-mid-tower-vidro-temperado-e-atx-black-sem-fonte-com-2-fans?gclid=CjwKCAjwhdWkBhBZEiwA1ibLmBmh5fxr3ZrGmcZkXf0igP140A8eFUNmycyIgAt2OeiGwBNCoyjKVhoCV1AQAvD_BwE)

Espero que possam me ajudar nessa, obrigado desde já!

Postado

@Firez Para conectar todos os fans, eu recomendo um Hub.

Eu recomendo esse aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1992689868-hub-multi-fans-ate-10-cooler-3-e-4-pinos-controle-pwm-molex-_JM#position=22&search_layout=stack&type=item&tracking_id=f579d789-54e4-4c8e-be4f-259be66f15a7

Dá para conectar até 10 fans nele, e vem um cabinho, esse cabo você coloca no SYS_FAN da placa-mãe, e no Hub ligue um cabo Molex da fonte, toda fonte tem molex, depois é só colocar os fans conectados no Hub e pronto.

Pule o conector vermelho, esse é para o fan do processador.

Já quando aos USBs, conecte só os cabos dos USBs 2.0 frontal, se existir, caso não tenha, deixe sem conectar os USBs frontais, já que sua placa-mãe não tem conector adequado.

Procurando achei adaptador de USB 3.0 para 2.0 interno https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3021782938-conversor-adaptador-usb-30-para-20-cabo-19-pin-para-9-pin-_JM#position=4&search_layout=stack&type=item&tracking_id=642aabee-ed82-44f4-8f1c-ea823f9fa852

Eu ainda acho melhor não usar adaptador.

Uma pergunta: Já comprou esse gabinete ?

Postado

Pela especificação dos fans deste Vortez, a RPM é fixa, então não são PWM, pode ser que sejam para ligar num Molex/SATA da fonte.

• Especificações dos fans:
  • Velocidade: 800RPM±10%

Já para cabos cabos dos LEDs dos fans e fita "efeito Velozes e Furiosos" que são ditos A-RGB; precisara de uma controladora A-RGB, caso o gabinete não inclua uma.

Postado

@Elder Nauvirth

Em 24/06/2023 às 00:49, Elder Nauvirth disse:

@Firez Para conectar todos os fans, eu recomendo um Hub.

Eu recomendo esse aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1992689868-hub-multi-fans-ate-10-cooler-3-e-4-pinos-controle-pwm-molex-_JM#position=22&search_layout=stack&type=item&tracking_id=f579d789-54e4-4c8e-be4f-259be66f15a7

Dá para conectar até 10 fans nele, e vem um cabinho, esse cabo você coloca no SYS_FAN da placa-mãe, e no Hub ligue um cabo Molex da fonte, toda fonte tem molex, depois é só colocar os fans conectados no Hub e pronto.

Pule o conector vermelho, esse é para o fan do processador.

Já quando aos USBs, conecte só os cabos dos USBs 2.0 frontal, se existir, caso não tenha, deixe sem conectar os USBs frontais, já que sua placa-mãe não tem conector adequado.

Procurando achei adaptador de USB 3.0 para 2.0 interno https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3021782938-conversor-adaptador-usb-30-para-20-cabo-19-pin-para-9-pin-_JM#position=4&search_layout=stack&type=item&tracking_id=642aabee-ed82-44f4-8f1c-ea823f9fa852

Eu ainda acho melhor não usar adaptador.

Uma pergunta: Já comprou esse gabinete ?

Pior que sim, já comprei o gabinete, mas ainda não chegou. Acabei pegando ele em uma promo, e como eu disse eu estava precisando muito. Vou ver se vou atrás dos adaptadores e etc. 

Esse hub serve também para controlar as ARGB's? Eu realmente não entendo como funciona essas coisas kkkk

• Solução
Postado
56 minutos atrás, Firez disse:

@Elder Nauvirth

Esse hub serve também para controlar as ARGB's? 

Não, ė so HUB, LED A-RGB precisa de controladora A-RGB.

Esse HUB é gasto desnecessário, os dois fãs do gabinete Vórtex não são PWM, devem ser ligados na fonte.

Postado
Em 23/06/2023 às 23:44, Firez disse:

porém nesse gabinete ele já vem com 2 FANS  de 200mm inclusos,

Boa tarde. Mas o que tem nesse PC?

Uma controladora só seria necessária se a configuração exija mais ventiladores (FAN) que não pudessem ser suportados pela própria placa-mãe.

Os FAN de gabinete podem ser ligados direto na fonte.Se tem uma CPU_FAN e uma sys_FAN na MB já é o suficiente para pelo menos 4 ou 5 FAN.

Pode ligar os dois FAN do gabinete no fonte(ar entrando)

Mais um FAN traseiro nessa Sys_FAN(saindo ar) e eventualmente, caso ache necessário e o gabinete comporte, coloque um FAN no topo saindo, pode ligar nessa mesma SYS_FAN, mas precisará compra um molex ou cabo em "Y".

Agora, caso faça questão de RGB, aí vai ter que procurar um HUB, mas que tenha essa função.

Em 23/06/2023 às 23:44, Firez disse:

e minha placa-mãe só tem portas USB 2.0, nesse caso eu teria que comprar um adaptador também?

Vai. Olhe para o cabo da USB 3.0 do gabinete para ver se é terminal macho ou femea(normalmente é femea, porque na MB só tem macho) aí tem que escolher o adaptador certo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!