Ir ao conteúdo

Como compartilhar internet para outro prédio acima de 100 metros?

Ir à solução Resolvido por Ricardov,

Posts recomendados

Postado

Pessoal estou com um problema aqui na empresa, temos dois prédios a distância entre eles é de 300 metros, preciso compartilhar a internet de um prédio para outro. Para isso ouvi falar que existem 3 opções:

Primeira: usar 3 switch e 3 cabos cat5e de 100m entre eles.

Segundo: usar um kit CPE da intelbras ponto a ponto, que são duas antenas que transmitem sinal entre os prédios.

terceiro: por meio subterrâneo utilizando fibra optica e conversores de fibra óptica 

Confesso que das três opções me interessei mais pela fibra óptica pois entrega uma qualidade de sinal maior, e por já ter no local passagens subterrâneas… Porém a segunda opção é também muito interessante pela praticidade.

Minhas dúvidas são: Como eu transmitiria internet usando a fibra óptica o que eu preciso comprar, sabendo que a única coisa que eu tenho é o roteador da claro instalado (com 250mbps de internet)???

• Solução
Postado

A melhor solução é usar a fibra. O rádio é sujeito a raios e interferências. O par trançado com repetidores é uma solução tosca, com muitos pontos sujeitos à falha.

Nas pontas da fibra usará transceivers ethernet na velocidade que pretende transmitir: Gigabit ou Fast Ethernet e conectará na porta do roteador.

• Curtir 1
Postado

Uma maneira comum de fazer isso é usar switches com portas SFP onde pode conectar cabos de fibra otica. Tem de vários tamanhos (8, 16, 24 ou 48 portas) e velocidades, de 100 a 100.000 mbits. Com ou sem PoE

Para ter um exemplo 

image.png.6d8a98fe43e6f215dd0e36266d72c340.png

Esse é um DGS-1210-28 da marca D-Link e tem 24 portas gigabit mais 4 SFP que pode usar para fibra otica. Um de cada lado e integra as redes dos dois prédios. Tem mais rápidos, tem muito mais rápidos... Esse deve custar pouco mais de 1000 reais.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

É uma pergunta: não há solução de modem, com cabo coaxial?

Existem adaptadores chamados MOCA que fazem isso. Não precisam de modem, são conversores de mídia como PLC que usa cabos elétricos e pode trafegar até 2.5G eu acho. Mas fibra ótica é mais simples e tem mais alcance, até 2km ou até 20km em outro tipo. E mais velocidade. Como eu disse tem toda uma série de equipamentos que suportam links de 1 a muitos gbps, links agregados, o diabo, usando fibra ótica.

• Obrigado 1
Postado

@alexandre.mbm as principais vantagens da fibra são ser um meio com alta capacidade, confinado e dielétrico, imune a interferências elétricas. Em uma ligação entre prédios a fibra é imbatível, a menos que a implantação não seja possível.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
Em 28/06/2023 às 11:01, arfneto disse:

Existem adaptadores chamados MoCA que fazem isso.

A quem interessar, um tópico em outro fórum: MoCA v. 2.5 Review

Está dizendo que pode funcionar chegada de sinal da NET no mesmo cabo, sendo possível usar até 16 adaptadores. E que a aplicação é simples: mais eficiente do que PLC, realmente tende a entregar Gigabit.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...