Ir ao conteúdo

Como resolver gargalo de CPU - Xeon E5-2470V2 e Radeon RX 6600

Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

• Coordenador
  • Solução
Postado

@Ryuuji Shikada Seus tópicos foram unidos por se tratar do mesmo assunto. 😉

O desempenho single core desse processador é bastante baixo (para ter uma ideia, parece ser equivalente ao de um Core i5 2300). Além da arquitetura ser antiga, o clock é baixo.

Em jogos bem otimizados para usar muitos núcleos e pouco impactados pelo baixo desempenho de cada núcleo individualmente, esse processador pode fazer um bom trabalho. Contudo, em todos os jogos muito impactados pelo IPC (instructions per clock), o desempenho não será bom.

A solução seria realmente trocar o processador. Diante das opções disponíveis, eu diria trocar a plataforma como um todo (ou seja, placa-mãe e RAM também).

• Curtir 2
Postado
40 minutos atrás, KairanD disse:

@Ryuuji Shikada Seus tópicos foram unidos por se tratar do mesmo assunto. 😉

O desempenho single core desse processador é bastante baixo (para ter uma ideia, parece ser equivalente ao de um Core i5 2300). Além da arquitetura ser antiga, o clock é baixo.

Em jogos bem otimizados para usar muitos núcleos e pouco impactados pelo baixo desempenho de cada núcleo individualmente, esse processador pode fazer um bom trabalho. Contudo, em todos os jogos muito impactados pelo IPC (instructions per clock), o desempenho não será bom.

A solução seria realmente trocar o processador. Diante das opções disponíveis, eu diria trocar a plataforma como um todo (ou seja, placa-mãe e RAM também).

@KairanD  Obrigado meu mano, agora faz mais sentido.
Eu to pensando em ir pro Ryzen 5 3200G, vai dá certo?
E alias, tem alguma jeito de pelo menos diminuir o gargalo? ate eu montar esse novo pc?

Postado
2 minutos atrás, Math.Pi disse:

@Ryuuji Shikada Processadores G são recomendados pra quem não tem placa de vídeo. Pra sua configuração, ideal que seja um Ryzen 5 5600, 5600X ou Core i5 12400F, 13400F.

uuuh, muito obrigado! no minimo 16gb de RAM, certo? a minha fonte atual vai suportar isso? MSI 600W.
E pelo custo, qual seria o melhor desses que voce citou?

• Coordenador
Postado

@Ryuuji Shikada O Ryzen 3 3200G é um quad core sem SMT. Além dele não fazer sentido para o seu caso, teria gargalo em vários jogos devido à falta de núcleos e threads.

O que você deve procurar é um processador moderno e que entregue, ao mesmo tempo, bom nível de IPC e ao menos 6 núcleos e 12 threads (para ter longevidade). Para jogos, não adianta ter muitos núcleos se o IPC for muito baixo. Ao mesmo tempo, IPC alto com apenas 4 núcleos (o HT/SMT pode ajudar, mas aí entra o impacto na longevidade) também não é interessante.

O Ryzen 5 5600 tem sido uma das compras mais interessantes atualmente. Você vai precisar de RAM DDR4 (ideal 2x 8GB 3200 MHz) e uma placa-mãe legal (ideal B450 ou B550 com VRM decente).

Qual é o modelo exato da sua fonte?

Postado
11 minutos atrás, KairanD disse:

@Ryuuji Shikada O Ryzen 3 3200G é um quad core sem SMT. Além dele não fazer sentido para o seu caso, teria gargalo em vários jogos devido à falta de núcleos e threads.

O que você deve procurar é um processador moderno e que entregue, ao mesmo tempo, bom nível de IPC e ao menos 6 núcleos e 12 threads (para ter longevidade). Para jogos, não adianta ter muitos núcleos se o IPC for muito baixo. Ao mesmo tempo, IPC alto com apenas 4 núcleos (o HT/SMT pode ajudar, mas aí entra o impacto na longevidade) também não é interessante.

O Ryzen 5 5600 tem sido uma das compras mais interessantes atualmente. Você vai precisar de RAM DDR4 (ideal 2x 8GB 3200 MHz) e uma placa-mãe legal (ideal B450 ou B550 com VRM decente).

Qual é o modelo exato da sua fonte?

@KairanD   Essa é minha fonte: https://www.kabum.com.br/produto/369655/fonte-msi-mag-a600dn-atx-600w-80-plus-pfc-ativo-entrada-bivolt-preto-306-7zp6b22-809

• Coordenador
Postado

@Ryuuji Shikada Parece ser uma fonte mais básica, com regulação em grupo (ou seja, fica abaixo da linha A-BN). Contudo, não tenho informações para conseguir avaliá-la.

A diferença de consumo não será relevante caso você troque seu kit por um AM4 (o Ryzen irá consumir menos, provavelmente).

Sobre seu sistema atual, você pode buscar informações sobre a possibilidade de fazer algum overclock. Fora isso, não há muito o que fazer, creio eu. O desempenho de IPC desse Xeon é realmente um fator limitante.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!